26 de novembro de 2020

O que é Ashwagandha e para que serve

A Ashwagandha (Withania somnifera) é um erva medicinal que possui incríveis benefícios para nossa saúde, ela pode ajudar não apenas o nosso corpo, mas também nossa mente.

Ela é uma planta originária da Índia, ela é conhecida também como gingens indiano.

Vários de seus benefícios já são comprovados por estudos, outros ainda precisam de maiores comprovações.

Dentre os seus benefícios podemos destacar de imediato a sua capacidade de ajudar a diminuir o açúcar no sangue, aumentar a função cerebral, ajuda a combater os sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo.

Ela é uma importante erva da Ayurveda

Você sabe o que é Ayurveda?

Ela é uma forma de medicina alternativa da Índia, baseiam-se no princípio de cura pelo natural.

É o sistema de saúde mais antigo que se tem notícia, no Brasil está se popularizando nas últimas décadas.

É um sistema de saúde diferente do que a gente conhece, eles propõe outra ideia.

Talvez seja difícil para nós compreendermos e aceitarmos pelo da fato de nós ocidentais e nascidos neste século termos um outro tipo de medicina.

A Ayuerveda ensina a harmonia entre as coisas, corpo, mente e espírito. Para ser saudável deve haver uma harmonia completa entre o ser humano e tudo que o cerca.

Essa erva medicinal de que estamos tratando nesse texto é usado há séculos pela Ayuerveda, eles a utilizam para aliviar o estresse, melhorar a concentração e os níveis de energia. (1)

Veja abaixo os principais benefícios da Ashwagandha para nossa saúde e que são comprovados.

1- Redução do nível de açúcar no sangue

Milhares de pessoas precisam com urgência baixar a taxa de glicose, pois isso pode trazer problemas futuros com a diabetes.

A diabetes é uma doença muito séria e que merece sempre a nossa atenção e por isso tudo que for para evita-la sempre é bem vindo.

Há vários estudos que demonstraram que a ashwagandha é realmente eficaz na redução da taxa de açúcar no sangue. (2)

Esses estudos demonstraram que ela não reduz os níveis de açúcar em pessoas saudáveis, mas também em pessoas que já têm problemas com a diabetes (3)

Dentre vários estudos que tiveram, houve um em que um grupo de 6 pessoas que tinham diabetes do tipo 2 fizeram uso de suplementação de ashwagandha durante o período de 30 dias.

Os resultados foram que os níveis de açúcar medidos em jejum foram tão bons aos resultados de medicamentos tomados via oral pra diabetes (4)

2- Possui propriedades anti-câncer

Infelizmente os estudos que existem relacionando a ashwagandha com o câncer foram feitos apenas em animais até hoje, faltam estudos em humanos.

Vários desses estudos em animais e tubos de ensaios demonstraram que ela foi capaz de induzir a apoptose que é a morte programada das células cancerígenas. (5)

Também perceberam que de alguma forma a ashwagandha impediu o crescimento de novas células cancerígenas. (6)

Os estudos sugerem que essa erva poderia tratar vários tipos de câncer como de mama, pulmão, cérebro, ovário e cólon. (7)

Mas vale ressaltar mais uma vez que isso foram apenas estudos controlados em laboratórios e no máximo utilizaram de animais para os experimentos.

Pode ser que em algum dia essa erva possa nos ajudar se tornando um medicamento, mas por enquanto não há nada comprovado nesse aspecto para humanos.

Não saia criando esperanças que se fizer o uso da ashwagandha irá se prevenir do câncer ou mesmo até curar, ainda não é possível afirmar isso.

3- Redução do nível de cortisol

O cortisol é um hormônio que exerce um papel muito importante em nosso corpo, responsável por várias coisas entre elas a do metabolismo das proteínas, lipídeos e hidratos de carbono.

Também o cortisol afeta os níveis de glicose no sangue, ajuda manter a pressão arterial controlada e regula o sistema imunológico (8)

O cortisol também é conhecido como o hormônio do estresse, pois em momento de alto estresse o corpo libera esse hormônio

Algumas pessoas podem ter esse nível de cortisol cronicamente aumentado e a ashwagandha pode ajudar a reduzir esse nível segundo estudos. (9)

Podemos afirmar que a ashwagandha é bom para diminuir os níveis de cortisol, houve inclusive um estudo em que foi reduzido o nível de cortisol em até 30% dos participantes que eram adultos estressados cronicamente. (10)

4- Diminui o estresse e a ansiedade

Também é comprovado o uso da ashwagandha para controlar e diminuir o estresse e também a ansiedade.

De certa forma quando falamos da diminuição do nível de cortisol indiretamente já apontávamos para essa conclusão.

Talvez a maior fama dessa erva seja justamente o fato de ela diminuir o estresse e ansiedade

Há diversos estudos que mostram que as pessoas que tomara a ashwagandha reduziram sua ansiedade e estresse e tiveram consequências positivas com isso como a melhora do sono. (11)

5- Pode aumentar a testosterona

Homens que têm problemas com infertilidade talvez possa se beneficiar com o uso da ashwagandha

Houve estudos que mostraram que homens que fizeram o consumo dessa erva por um determinado período e por uma determinada dosagem tiveram efeitos em seus níveis de testosterona e na saúde reprodutiva.( 12)

Foi constatado também que o consumo aumentou na contagem de espermatozoides (13)

6- Ganho de força e massa muscular

Um outro benefícios bem interesse dessa erva é ela foi capaz de melhorar a composição corporal e aumentar a força. (14)

Um estudo mostrou que o consumo 750 a 1.250mg da raiz da ashwagandha foi capaz de aumentar a força muscular de homens saudáveis que participaram do estudo em apenas um mês (15)

Além de aumentar a significativamente a forma e a massa muscular os participantes tiveram redução significativa no percentual de gordura.( 16)

7- Redução do colesterol e dos triglicerídeos

Estudos mostraram que o uso de ashwagandha reduziram significativamente a gordura no sangue dos participantes, fazendo assim que o colesterol e os triglicerídeos baixassem. (17)

Há diversos estudos que mostram que realmente o uso dessa planta medicinal a redução do colesterol no corpo será diminuído.

Outros benefícios da ashwagandha

São realmente muitos os benefícios da ashwagandha para a nossa saúde, por isso mesmo ela é tão famosa na medicina indiana e é usada há tantos anos.

Além dos benefícios citados existem outros e que também tiveram estudos comprovando sua eficácia como:

  • Reduz os sintomas da depressão;
  • Reduz inflamação;
  • Melhorara a memória;
  • Melhora a função cerebral;
  • É rica em antioxidantes;

Quem pode tomar a ashwagandha

A ashwagandha é um suplemento bastante seguro para ser consumido pela maioria das pessoas, mas é sempre importante buscar orientações médicas caso tenha dúvida.

Há sim algumas pessoas que devem evitar e procurar um médico para saber com mais detalhe o seu caso.

Entre o grupo de pessoas que devem evitar estão as mulheres grávidas e que estão amamentando

Pessoas que têm doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus, tireoidite de Hashimoto e diabetes tipo 1 devem evitar fazer o consumo dessa erva, a menos que sejam autorizadas por um médico.

Pessoas que já tomam medicação para diabetes e para hipertensão devem ficar atentas, talvez será necessário ajustar as dosagens desses remédios com o consumo de ashwagandha.

O quanto tomar de ashwagandha

A quantidade a ser tomada irá variar de que forma será feita o consumo do Ginseng indiano, isso porque ele pode ser consumido em cápsulas, em forma de chá, extrato fluido e até em decocção.

O mais indicado é ler as recomendações no rótulo do fabricante.

Geralmente as cápsulas são tomadas antes das refeições, 2 vezes ao dia e uma cápsula por vez.

O extrato fluido também deve ser seguida as orientações do fabricante ou de 2 a 4 ml ( 40 a 80 gotas) 3 vezes ao dia com um pouco de água.

Para fazer a decocção uma quantidade que pode ser usada é 1 colher de raiz seca 120 ml de água fervida.

Mas o correto é sempre procurar um especialista em ervas medicinais.

Onde comprar o ginseng indiano

Normalmente encontra-se com facilidade em lojas especializadas na internet ou mesmo em lojas físicas também especializadas em ervas medicinais.

Outros nomes recebidos

Como já dito o nome científico é Withania somnifera  mas é conhecido por outros nomes populares como:

  • Ashwagandha;
  • Ginseng indiano;
  • Groselha venenosa;
  • Cereja de inverno

FONTE

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19633611

(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25796090

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23125505

(4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11116534

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24046237

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24046237

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25368231

(8) (https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18480-dosagem-de-cortisol-sangue

(9) https://blog.priceplow.com/wp-content/uploads/2014/08/withania_review.pdf

(10) https://blog.priceplow.com/wp-content/uploads/2014/08/withania_review.pdf

(11) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21407960

(12) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19789214

(13) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19501822

(14) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23125505

(15) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23125505

(16) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26609282

(17) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16713218

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