24 de junho de 2022

Óleo essencial de cravo-da-India

O óleo essencial de cravo-da-índia é conhecido principalmente por seu uso em odontologia como anti-séptico e analgésico.

Era usado, e ainda é, para tratar dores orais relacionadas a abscessos, gengivite, aftas e cáries. 

Ele deve seu cheiro e sabor peculiar ao eugenol, que lembra os produtos utilizados pelos dentistas e para enxaguantes bucais. 

Além de suas notáveis propriedades analgésicas e anti-infecciosas, também desperta interesse em muitos outros campos, como o da luta contra insetos, ou no esporte, para reduzir a sensação de fadiga.

Seu uso necessita da diluição, seja pela via oral ou cutânea. 

VEJA MAIS: Outros óleos essenciais

Para que Serve o Óleo Essencial de Cravo-da-Índia?

vidro com oleo e alguns cravos sobre uma mesa

A demonstração mais incrível do efeito anestésico do óleo essencial de cravo-da-índia é quando é aplicado, diluído, sobre uma afta: após alguns minutos, a área dolorosa adormece e um alívio é sentido por algumas horas.

Do ponto de vista científico, os efeitos anestésicos e analgésicos do cravo foram estudados. 

Seu óleo essencial aumenta efetivamente o tempo de desaparecimento da dor.

Ele também fornece uma ação anti-dor semelhante em intensidade à da aspirina. 

No mínimo, essa ação analgésica seria periférica e mediada por receptores opióides.

Em doses terapêuticas, o cravo é mais hepatoprotetor. 

Portanto, essa ambivalência pode confundir a pessoa que está iniciando a aromaterapia. 

Benefícios

O óleo essencial de cravo-da-índia é um excelente antifúngico, em razão de suas propriedades. 

Em particular, trata efetivamente a Candida, que é um germe frequentemente encontrado em infecções de pele ou leveduras vaginais.

Ele dispõe de um efeito antimicrobiano sinérgico com o timol: isso significa que, no caso de infecções graves ou recorrentes, como candidíase vaginal, será apropriado combinar o óleo essencial de cravo com outros óleos essenciais de timol, como tomilho timol, salgados das montanhas ou tomilho com folhas salgadas. 

Dito isto, esses óleos são muito irritantes e potencialmente tóxicos.

É, portanto, perigoso usá-los em automedicação sem o aconselhamento e acompanhamento de um farmacêutico ou médico especializado em aromaterapia.

Combate a diarreia infecciosa e gastroenterite

Devido à sua riqueza em eugenol, o óleo essencial de cravo-da-índia possui atividade antimicrobiana significativa contra muitos germes bacterianos ou fúngicos.

Consegue eliminar, ainda, aqueles que são resistentes a antibióticos: Staphylococcus aureus, Escherichia Coli, Listeria monocytogenes, Campylobacter Jejuni ou mesmo Candida albicans.

Na higiene bucal, o dente, ao combater os germes patogênicos orais, também ajuda a acabar com cáries e placas dentárias.

O cravo-da-índia também conta entre as vítimas, bactérias menos estudadas, como as do gênero Vibrio, responsáveis ​​por gastroenterites.

Além disso, o eugenol permite o relaxamento dos músculos digestivos lisos; em outras palavras, tem um efeito antiespasmódico.

Esse efeito, combinado às propriedades antimicrobianas e antipiréticas (combate à febre), faz do óleo essencial de cravo um aliado poderoso e essencial durante as epidemias de gastroenterite.

Contraindicações

O uso do óleo de cravo-da-índia é contraindicado para mulheres grávidas, amamentando e crianças com menos de 3 anos.

Para uso oral, não há recomendação para crianças menores de 6 anos (princípio da precaução).

Contraindicado, também, para pessoas com insuficiência hepática.

O óleo essencial não é indicado para pessoas com distúrbios hemorrágicos ou em tratamento anticoagulante, bem como casos cirúrgicos.

Mais textos relacionados
Óleo essencial de lavanda
vidro com oleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda deriva da sua planta. É possível consumi-lo oralmente, aplicar na pele e inspirar a partir Read more

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca que se obtém das folhas da Melaleuca alternifolia traz inúmeros benefícios para a saúde.  Do Read more

Óleo essencial de canela
oleo essencial de canela

O aroma de canela é um tanto adocicado e picante. O seu óleo é muito apreciado justamente pela fragrância única.  Read more

Óleo essencial de Tomilho
flores de tomilho

O tomilho é um óleo essencial e também usado como tempero em diversos alimentos e ervas.  Seu nome científico é Read more

chá para infecção urinaria