O óleo essencial de limão é um aliado precioso para ajudar na digestão, combater o fígado cansado, cabelos oleosos e distúrbios de humor.
Trata-se de um notável anti-séptico aéreo, e seu uso protege contra infecções virais, bacterianas ou fúngicas e ao mesmo tempo faz com que você desfrute de seu delicioso aroma frutado.
Se o segredo da longevidade estivesse em uma fórmula mágica, o óleo essencial de limão provavelmente seria uma delas!
Para Que Serve Óleo Essencial de Limão?
Este óleo essencial serve para o tratamento alternativo dos seguintes problemas de saúde e afins:
- Problemas digestivos;
- Náusea;
- Azia;
- Constipação;
- Digestão difícil (Dispepsia);
- Proteção hepática;
- Drenagem da vesícula biliar
- Problemas de pele
- Cura
- Pele oleosa
- Pele seca
- Celulite
- Distúrbios digestivos
O óleo essencial de limão é conhecido por suas propriedades digestivas.
É comumente usado para ajudar na digestão ou aliviar náuseas.
Pouco se sabe sobre suas propriedades gastro protetoras (proteção das membranas mucosas do estômago), que são muito úteis no caso de azia, por exemplo, ou refeições “com excesso de água”.
Propriedades anti-náusea
Um estudo randomizado, duplo-cego, de 100 mulheres grávidas (10 semanas de gestação em média) mostrou uma redução significativa em episódios de náusea e vômito em mais de 30%, após a olfação de gotas do óleo essencial de limão depositadas no algodão.
Propriedades digestivas e gastroprotetoras
Algumas pesquisas realizadas em um modelo de úlcera gástrica causada pela ingestão de drogas ou álcool permitiram destacar as propriedades gastroprotetoras do óleo essencial de limão e seu principal composto, o limoneno.
Benefícios
Na aromaterapia, ao fazer uso de óleos essenciais com fenol, por exemplo, recomenda-se consumir ao mesmo tempo um óleo essencial hepatoprotetor, como de limão, a fim de evitar potencial toxicidade para o fígado.
Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o limoneno permite limitar a degradação do fígado quando há absorção de compostos químicos altamente tóxicos.
Propriedades anti-inflamatórias, lipolíticas e antioxidantes
Quando a pele é exposta à radiação UV, diferentes substâncias presentes na pele ou no ar podem oxidar e, assim, contribuir para o envelhecimento da pele.
As propriedades antioxidantes deste óleo limitam a oxidação dessas substâncias e dos lipídios presentes na superfície da pele: assim, a incorporação da essência de limão em uma máscara de argila, por exemplo, restaurará o brilho da pele.
Além de suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo essencial de limão também possui uma ação lipolítica que pode ser usada para cuidar da pele oleosa ou com tendência a acne.
Contraindicações
Não há contraindicações. Contudo, como precaução para a pele, sempre dilua e não exponha o rosto, ou a pele específica, ao sol por 12 horas após o uso tópico.
Ao fazer uso oralmente e cutâneo do óleo essencial de limão, favorecer os cursos curtos e, se forem necessários cursos mais longos, seguir um tratamento de três semanas e uma de pausa.
Sempre consultar o médico, em caso de pré-existência de problemas de saúde.
Fonte: