3 de julho de 2022

Óleo essencial de mandarina vermelha

As propriedades do óleo essencial de mandarina vermelha são explicadas pela presença de compostos ativos originalmente disponíveis nas raspas e folhas do fruto.

O óleo pode ser usado de maneiras muito diferentes para um amplo espectro de doenças e sintomas, colaborando efetivamente com a medicina alternativa. 

Para que Serve o Óleo Essencial de Mandarina Vermelha?

As propriedades antivirais do óleo de mandarina vermelha permitem que ele seja usado no tratamento de todas as infecções de origem viral ou bacteriana.

Na difusão atmosférica, possui uma grande eficiência.

Trato digestivo

Suas propriedades carminativas e colagogos tornam essencial o combate a inchaços, colite, problemas de digestão e espasmos difíceis.

Mas também pode ser bastante eficaz para tratar a falta de apetite, azia, regurgitação, dor de estômago, constipação crônica, dificuldade em digerir gordura, digestão ou indigestão difícil, inchaço, espasmos intestinais, náusea, arroto, soluços e gastroenterite.

Deficiências imunológicas

A contribuição do óleo essencial de clementina para o sistema antioxidante torna possível aumentar globalmente a resposta imune a agressões externas. 

Recomenda-se em caso de convalescença, cansaço no final do inverno, epidemias (efeito antisséptico aéreo), infecções (bactérias, vírus), difusão nos quartos do paciente e expulsar maus cheiros.

Problemas de pele

Suas propriedades antibacterianas incentivam o uso em cabelos (oleosos ou sem brilho, caspa), pele cansada, danificada, enrugada e oleosa (seborreia).

Distúrbios circulatórios e hipertensão

Em virtude de suas propriedades na circulação sanguínea e lipólise, o óleo de mandarina vermelha é indicado para o tratamento da celulite, retenção de água, pernas pesadas e varizes.

Benefícios

A rica composição do óleo essencial de mandarina vermelha nos monoterpenos fornece propriedades anti-infecciosas poderosas contra bactérias, vírus, fungos, mas também vermes e parasitas. 

Essa propriedade também pode ser explicada pela natureza lipofílica dos compostos de monoterpenos que ela contém, que funcionam quebrando as membranas citoplasmáticas das células doentes. 

Essas moléculas são particularmente eficazes na difusão atmosférica para desinfetar o ar ambiente.

Tônico digestivo, carminativo, colerético e antiespasmódico

O óleo essencial de mandarina vermelha contém limoneno, que atua diretamente na motilidade gástrica.

Também possui atividade colerética e colagoga, ou seja, promove a produção de bile pelo fígado e sua liberação no intestino, melhorando assim a digestão de substâncias gordurosas. 

Por fim, possui uma ação carminativa, ou seja, que promove a expulsão de gases intestinais, enquanto reduz sua produção.

Antináusea

O limoneno, atuando na motilidade gástrica, ajuda a combater náuseas ou enjôos.

Anticarcinogênico

Atualmente, o limoneno é conhecido como um agente anticâncer com potencial real como uma ferramenta anti-câncer na dieta de seres humanos.

Agente antiplaquetário

As cumarinas presentes no óleo essencial de mandarina vermelha participam da inibição da agregação de plaquetas sanguíneas. 

Limoneno e mirceno diminuem a permeabilidade dos capilares e aumentam sua resistência.

Contraindicações

O óleo essencial de mandarina vermelha é fotossensibilizante, e, portanto, é recomendável não expor-se ao sol após seu uso ou aplicação.

Também pode causar irritação na pele quando usado em seu estado puro. 

O teste na dobra do braço deve ser aplicado antes de qualquer aplicação de óleo essencial.

Com a pré-existência de problemas de saúde, o ideal é buscar o acompanhamento médico.

Fonte: https://www.passeportsante.net/fr/Solutions/HuilesEssentielles/Fiche.aspx?doc=huile-essentielle-clementine

Mais textos relacionados
Óleo essencial de lavanda
vidro com oleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda deriva da sua planta. É possível consumi-lo oralmente, aplicar na pele e inspirar a partir Read more

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca que se obtém das folhas da Melaleuca alternifolia traz inúmeros benefícios para a saúde.  Do Read more

Óleo essencial de canela
oleo essencial de canela

O aroma de canela é um tanto adocicado e picante. O seu óleo é muito apreciado justamente pela fragrância única.  Read more

Óleo essencial de Tomilho
flores de tomilho

O tomilho é um óleo essencial e também usado como tempero em diversos alimentos e ervas.  Seu nome científico é Read more

chá para infecção urinaria