2 de julho de 2022

Ômega 3 e seus benefícios

A gente sempre ouve falar de ômega 3 na televisão, na internet, mas você sabe quais são os benefícios desse produto?

Neste texto você vai saber um pouco mais sobre eles e saberá sobre os benefícios que ele carrega. Acompanhe!

O que é o ômega 3?

O ômega 3 é uma família de ácidos graxos essenciais. Eles são chamados dessa forma porque não podem ser sintetizados pelo nosso corpo.

Não conseguimos produzi-los no nosso corpo, então a única maneira de consegui-los é através da alimentação.

O ômega 3 está associado a várias áreas da nossa saúde, incluindo:

  • a melhora da saúde neurológica;
  • a diminuição dos efeitos da depressão
  • e um menor risco de a pessoa sofrer de demência.

Onde encontrar o ômega 3

O ômega 3 é obtido pela ingestão de alguns alimentos e isso deve ser feito com frequência. Veja quais são os principais alimentos:

  • peixes;
  • oleaginosas;
  • óleos vegetais;
  • sementes;
  • camarão;
  • folhas verdes escuras;
  • leguminosas

Benefícios do ômega 3

Gordura no fígado

Se você sofre de gordura no fígado, ou esteatose hepática, sofre do acúmulo da gordura e dos triglicérides nas células do fígado.

A causa é um distúrbio que faz o fígado produzir insulina e triglicérides em excesso. O ômega 3 ajuda a diminuir a gordura no fígado, então pode ser usado como tratamento para essa doença.

“Entenda mais sobre a gordura no fígado”

Síndrome metabólica

Quando falamos em síndrome metabólica, estamos falando de um conjunto de sintomas que aumentam o risco de a pessoa sofrer de diabetes e doenças cardiovasculares.

Essas pessoas podem sofrer de hipertensão, hiperglicemia em jejum, hipertrigliceridemia, excesso de gordura abdominal e baixos níveis do colestelo LDL “bom”.

A ingestão de ômega 3 é essencial para reduzir os sintomas da síndrome metabólica.

“Veja alguns chás para baixar o colesterol”

Desenvolvimento do feto

Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais para o bom desenvolvimento cerebral dos fetos, portanto, se você estiver grávida saiba que a ingestão de ômega 3 pode fazer com que a desenvoltura do cérebro do feto ocorra como o esperado e o bebê não venha a nascer com nenhuma deficiência intelectual.

Quando uma grávida consome ômega 3 por toda a gestação, o bebê provavelmente nascerá com maior capacidade de aprendizado, concentração, comunicação e sociabilidade, maior inteligência, baixa morbidade, maior acuidade visual e menor risco de sofrer de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), autismo e paralisia. Além disso, o bebê nasce com menores riscos de atraso de desenvolvimento.

Depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são transtornos mentais que podem ou não ser muito graves, mas que precisam de atenção.

São transtornos que, por exemplo, potencializam as chances de uma vida reclusa e de suicídio.

Nenhuma mãe quer isso para o filho, então se você está grávida pode começar a consumir ômega 3. Se você sofre de depressão e ansiedade, pode se beneficiar com o consumo de ômega 3, pois ele reduz os sintomas dessas doenças. Também é possível melhorar quando se sofre de bipolaridade ou esquizofrenia.

Falando em transtornos, é importante dizer que o ômega 3 é importante para quem sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado por uma redução da capacidade de atenção, hiperatividade e dificuldade de controlar os impulsos, o que pode causar estados de violência.

O ômega 3 vai ajudar a reduzir as crises, aumentar a atenção e reduzir a agitação. Foi feito um estudo onde se observou que crianças com TDAH têm níveis de ômega 3 mais baixos do que crianças da mesma idade que não sofrem desse transtorno.

Dores menstruais

Algumas mulheres sofrem de dores durante a menstruação, mas essa condição pode ser aliviada quando se consome alimentos ricos em ômega 3. Segundo estudos, é mais eficaz do que tomar ibuprofeno.

“Veja sobre chá e cólicas menstruais”

Doenças cardiovasculares

O ômega 3 é eficaz para evitar e tratar doenças cardiovasculares, pois evita a formação de coágulos sanguíneos, reduz a pressão arterial de pessoas hipertensas, reduz os triglicérides, além de fazer outras coisas benéficas ao nosso corpo. Ainda assim, não é comprovado que o consumo de ômega 3 previne derrames.

“Chás para combater o triglicérides”

Câncer

O consumo de ômega 3 está relacionado à diminuição das chances de uma pessoa sofrer de câncer de cólon, próstata ou mama. Os estudos ainda não são conclusivos, mas há uma relação.

Demência

A demência é um problema de saúde que afeta o pensamento, a linguagem, a demência, o julgamento e o comportamento. O consumo de ômega 3 diminui as chances de você sofrer de demência e doença de Alzheimer.

Visão

O ômega 3 contém elementos que preservam a nossa visão, que fazem com que ela não se degrade.

Seus olhos estarão protegidos contra os problemas de visão.

Asma

A asma é um problema de saúde agoniante, que causa dificuldade de respirar e sibilância. Apesar de ser um problema sério, o ômega 3 nos ajuda a lidar com ele. Você pode consumir peixes gordurosos, ricos em ômega 3, ou tomar suplementos desse ácido graxo.

“Chás para asma”

Inflamação

A inflamação é importante para o nosso corpo, pois ajuda a lidar com os patógenos que são prejudiciais. Mas às vezes acontece de a inflamação se prolongar demais, tornando-se crônica, o que pode causar várias doenças.

O consumo de ômega 3 reduz a nossa inflamação.

Sono

A falta de ômega 3 pode causar problemas no sono em crianças é adultos, então, se você quer ter um sono saudável para que tenha uma vida saudável, consuma ômega 3 em cápsulas ou através de alimentos.

“Excelente chá para dormir”

Ossos e articulações

O último benefício do ômega 3 que vamos apresentar é o que vai direto nos ossos e articulações, o que faz com que não soframos de osteoporose e outros problemas ósseos, além de problemas nas articulações, como artrite.

Que alimentos contêm ômega 3?

A maior fonte de ômega 3 está no óleo de peixe, no marisco, salmão, atum, truta, sardinha, arenque, enguia, esturjão e camarão, além de óleo de fígado de bacalhau e algas. Mas não é apenas isso, você pode conseguir uma boa dose de ômega 3 por meio de carne, ovos, produtos lácteos, couve, espinafre, sementes e frutos secos e outros.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria