Orlistat é o remédio do momento, conhecido por prometer ajudar — e muito — na perda de peso.
Ele é um medicamento que possui uma ação específica, que induz a pessoa a perder muito peso rapidamente.
É claro que a quantidade de peso que a pessoa vai perder dependerá do organismo, já que tem pessoas que, ao tomar essa medicação, tendem a perder peso mais rápido, enquanto outras pessoas demoram mais para perder a mesma quantidade.
Esse remédio atua no estômago e no intestino delgado, e tem a função de reduzir a absorção da gordura que está nos alimentos.
E aí, o que acontece é que o corpo tem que usar suas próprias reservas de energia — que estão sob forma de gordura —, fazendo com que os tecidos de gordura corporais sejam destruídos com rapidez.
Você deve associar o medicamento a uma dieta de baixa gordura, bastante equilibrada, e a exercícios que auxiliam na perda de peso.
O Orlistat também pode ser receitado para pessoas que, além de serem obesas, possuem pressão alta, diabetes, doença cardíaca ou colesterol elevado.
O médico pode receitar esse medicamento a pessoas que não devem aumentar o peso, mas que têm dificuldades de mantê-lo sob controle.
Efeitos colaterais do orlistat
Assim como em quase todos os medicamentos, pode ser observado alguns efeitos colaterais vindos do Orlistat.
- É possível que você tenha diarreia, e várias vezes por dia;
- Flatulência também é muito comum;
- A mesma coisa que causa a flatulência vai causar gases que mancham a roupa íntima;
- As fezes podem ter uma aparência oleosa e gordurosa, porque a gordura que não foi absorvida pelo corpo por conta de um efeito já explicado nesse artigo é liberada com as fezes;
- É muito comum relatos de pessoas que tiveram vários movimentos intestinais ao longo do dia, que podiam levar à diarreia;
- É um sintoma comum a dificuldade em controlar os movimentos intestinais, o que pode gerar perda de fezes involuntárias;
- A pessoa que toma o Orlistat pode sentir desconforto na região do reto;
- A dor abdominal também é muito comum, e ela é causada pela diarreia. Deve-se fazer uma verificação para saber se não há um problema no fígado. Acontece que foi relatado, durante alguns anos, casos de pessoas com problemas no fígado por causa do uso desse remédio. Foi feita uma investigação, mas não foi achada uma ligação concreta entre o Orlistat e os problemas hepáticos. Mesmo assim, caso haja sintomas como amarelamento da pele e das mucosas, dor no lado superior direito do abdome e febre, dentre outras coisas relatáveis, deve-se suspender o uso do remédio e contatar seu médico;
- Para as mulheres, pode haver uma irregularidade nos períodos menstruais;
- Urticária é bastante comum;
- Ansiedade;
- Dor de cabeça;
- Erupções cutâneas (na pele).
O Orlistat, por si só, não vai reduzir muito o peso.
Deve ser acompanhado por uma dieta de baixa gordura e exercícios físicos, como dito anteriormente.
Foi feito um estudo e descoberto que se você toma apenas o Orlistat por dois anos, só perde cerca de 3,5 kg.
Há uma grande lista de medicamentos que não devem interagir com o Orlistat, então se você toma algum remédio daqueles para a vida toda e aqueles esporádicos, deve conversar antes com seu médico para discutir sobre o uso do Orlistat.
Um outro problema é a questão das vitaminas.
O Orlistat impede que as vitaminas lipossolúveis — aquelas solúveis na gordura — sejam absorvidas pelo corpo, então, se você vai tomar a medicação, precisa tomar um suplemento vitamínico. Consulte o médico sobre isso.
O Orlistat é um medicamento que pode ser comprado sem receita, mas não é por isso que ele não tem riscos.
O ideal é, antes de comprar o medicamento, conversar com um médico, de preferência especializado nesse tipo de medicação, sobre o uso do Orlistat, afinal, ele pode sim trazer benefícios se usado de maneira correta, mas não é indicado para todas as pessoas.
Ele inicialmente foi administrado para a redução do peso em pessoas que são obesas, para pessoas que realmente precisam diminuir bastante o peso e já tentaram de várias formas, até mesmo com ajuda médica, e que não conseguiram resultados satisfatórios.