9 de dezembro de 2021

Os 6 melhores chás para ajudar a dormir

Há pesquisas (1) que dizem que 73 milhões de brasileiros têm dificuldades para dormir diariamente, isso é muita gente.

Muitos recorrem há muitas coisas e muitas delas são realmente válidas, mas você já pensou em tomar chá para lhe ajudar a pegar no sono?

É uma alternativa natural e barata que provavelmente vai dá certo.

Os chás, diferentemente dos remédios convencionais comprados em farmácias, devem ser tomados com uma certa regularidade.

Claro que é importante saber qual a dosagem máxima e o tempo máximo a ser ingerido de cada chá, mas fora essas coisas o chá pode demorar um pouco mais para fazer efeito.

Veja a lista dos 6 melhores chás para você pegar no sono de uma vez por todas, mas há algumas recomendações que você deve seguir para lhe ajudar, vejam elas no final do texto.

Camomila

Esse com certeza você já ouviu falar que é muito bom para quem deseja ter uma noite tranquila e realmente é verdade, se apostar no chazinho de camomila você terá uma noite tranquila.

O chá camomila realmente possui efeitos calmante o que ajuda muito para quem está com dificuldade de pegar no sono, isso acontece por causa de um de seus compostos chamado de  apigenina (2que é capaz de induzir o efeito ansiolítico que em tese ajuda no sono.

Se você pesquisar na própria internet encontrará estudos (3) em que mostram o poder do chá de camomila como indutor de sono

Saiba mais: Benefícios da camomila

Valeriana

Já ouviu falar do famoso chá de valeriana né?

Esse aí existem até capsulas para serem compradas em farmácias.

A valeriana é usada como indutor de sono, contra o nervosismo e também para dores de cabeça.

Veja também!  Segredos sobre o chá de quebra-pedra que vão surpreender você

Na Europa e nos EUA a valeriana é um dos indutores de sono mais famoso (4). 

Geralmente o chá de valeriana se faz da raiz, mas em lojas especializadas você a encontrará de diversas formas.

Saiba mais: Como preparar a valeriana

Lavanda

Estamos muito acostumados em falar de lavanda quando o assunto é perfume, mas não, a lavanda pode-se fazer chá e ele faz parte dos poderosos indutores do sono.

Além de muito aroma o chá de lavanda também é um excelente calmante e por isso vai lhe ajudar a pegar no sono.

Se você quiser pesquisar mais sobre esse chá verá que existem pesquisas (5) que corroboram com essa ideia da lavanda como indutor do sono.

A lavanda diminui a ansiedade e que pode ser a causa da falta de sono de muita gente

Erva-cidreira

Outra plantinha muito conhecida por nós brasileiros e um dos motivos é o seu sabor, como faz parte da família das mentas o seu sabor geralmente é agradável para todos.

Assim como a lavanda a erva-cidreira tem um sabor muito agradável e também ajuda a acalmar para pegar no sono.

Também há estudos (6) que comprovam a ideia da erva-cidreira como um indutor do sono

Maracujá

Do maracujá nem precisamos falar muito, pois sentimos seus efeitos na prática, geralmente depois de um bom copo do suco já sentimos o seu efeito.

Maracujá também recebe o nome de Passiflora, lembra desse nome?

Provavelmente você já viu ele em prateleiras de farmácias, pois existem muitos mediamentos como calmantes que recebem esse nome

Você pode fazer o chá ou consumir o maracujá em forma de cápsulas ou mesmo o suco.

O que importa é que o maracujá está na lista dos chás que vão lhe ajudar com certeza a ter uma boa noite de sono.

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Casca de magnólia

O chá de casca de magnólia talvez seja o mais desconhecido dessa lista, mas é tão bom quanto.

O chá de casca de magnólia proporciona efeitos sedativos e ansiolíticos e assim lhe ajudará a ter uma boa noite de sono.

Claro que há outros chás que podem lhe ajudar, mas nesses 6 citados você pode apostar.

Advertência

Há casos que realmente é preciso o auxílio de um médico, pois apenas com tratamento sério acompanhado de um profissional qualificado poderá ter efeito, mas se o seu caso não for grave os chás podem ajudar.

De nada adianta tomar chá e não alterar certas coisas em sua vida, então veja abaixo umas dicas

Cada pessoa tem seus rituais para pegar no sono, mas de forma geral algumas coisas podem ajudar.

  1. Não leve problema para a cama: Tente deixar o problema para outra hora, muitas pessoas não dormem por ficar pensando em problemas. De nada adiantar pensar neles na hora em que estiver deitado
  2. Vá para a cama na hora que estiver com sono: Para muitas pessoas o recomendado é ir para a cama apenas quando o sono vier, assim você evita ficar rolando pela cama e atrapalhando ainda mais o sono vir
  3. Tenha rotina: Deite sempre nos mesmos horários e levante sempre nos mesmos horários, assim seu cérebro saberá a hora de dormir
  4. Faça alguma atividade física: A atividade física deixa o corpo cansado e a mente leve, e essa junção é ideal para o sono aparecer. Só evite fazer antes de deitar
  5. Use a cama apenas para dormir (e atividade sexual): Cama é lugar para dormir e não para comer ou discutir a relação. Acostume seu cérebro com isso, ele entenderá tanto isso que quando você enxergar a cama o sono já será induzido
  6. Não leve celular para a cama: A luz do celular pode deixar você desperto, se esse for seu caso deixe ele em outro cômodo
  7. Tire a televisão do quarto: A luz da tv para algumas pessoas é um sonífero, mas para outras muito pelo contrário. Analise qual o seu caso
  8. Não durma durante o dia: Se você tem dificuldades para dormir poupe seu sono apenas para o período da moite, dormir durante o dia com certeza irá lhe atrapalhar
  9. Ouça músicas relaxantes: A música tem o poder de induzir o sono, mas apenas musicas calmas e em especial aquelas apenas instrumental
  10. Deixe seu quarto arrumado: Quarto arrumado dá mais prazer para nós e isso afeta sono, isso faz muita diferença, pode apostar.
  11. Coma mais cedo: Se alimente o mais cedo possível, barriga cheia atrapalha uma boa noite de sono
  12. Acorde cedo: Se você acordar cedo sentirá sono com mais facilidade e procure levantar sempre no mesmo horário, tenha uma rotina
Veja também!  Chá de nogueira
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