24 de junho de 2022

Os benefícios das frutas cítricas

As frutas que temos à nossa disposição se dividem em grupos e um dos grupos mais apreciados é o de frutas cítricas.

Algumas pessoas não gostam desse tipo de fruta, mas outros são capazes de comer várias vezes por dia.

O melhor é que as frutas cítricas não são apenas gostosas, mas também muito essenciais na nossa alimentação. Neste texto, você vai conhecer os benefícios dessas frutas.

Quais são as frutas cítricas?

As frutas cítricas são aquelas que têm uma grande concentração de vitamina C e ácido fólico, que são muito benéficas para o corpo por diversos motivos.

As frutas cítricas são conhecidas por seu sabor um pouco — ou muito — ácidos, e nesse grupo nós temos, por exemplo, o limão, a laranja, a toranja e o abacaxi.

Benefícios das frutas cítricas

Pele

O primeiro benefício que merece ser tratado é o de melhora na aparência da pele.

As frutas cítricas são cheias de benefícios para a pele, então consumir alguma delas todos os dias vai fazer com que sua pele tenha uma aparência melhor.

A laranja, por exemplo, está repleta de antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, que são agentes que causam o envelhecimento celular, o envelhecimento da pele e podem ainda causar doenças como o câncer.

Há coisas interessantes sobre o limão também. Se você visita o nosso site com frequência, é possível que já tenha visto artigos que falam um pouco dos benefícios do limão para a pele. Isso, mesmo. O limão pode beneficiar a pele se aplicado durante a noite.

Veja também os chás que fazem bem para a pele

Fibra

As frutas cítricas, os chamados citrinos, possuem uma grande quantidade de fibra que é útil para diversas questões.

Sua presença está relacionada, por exemplo, à melhora da absorção dos nutrientes e a digestão.

O melhor ponto é que as frutas cítricas não têm gordura, sódio e ainda fazem com que você esteja mais protegido contra doenças cardíacas.

Seu consumo frequente é bom para proteger o corpo de diversos problemas de saúde.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de defesas do nosso corpo que nos protege dos agentes que nos causam doenças.

Uma pessoa com um bom sistema imunológico fica doente menos vezes do que quem tem as defesas frágeis.

As frutas cítricas ajudam a melhorar a imunidade do nosso corpo, já que contêm os nutrientes necessários para acabar com as infecções e os germes que nos atingem.

Por esse motivo, os citrinos são frutos aliados quando se fala de tratar tosse ou gripe, além de serem essenciais para quem quer se curar rapidamente de ferimentos.

Sempre é bom ter algumas dessas frutas em sua casa, disponíveis para a sua alimentação.

Veja os chás que fortalecem nosso sistema imunológico

Apetite

Não adianta muito ter muita coisa boa para comer, mas não ter apetite para isso, não é?

A falta de apetite atinge muitas pessoas ao longo da vida e é bastante frequente em idosos em que essa perda de apetite vai ocorrendo aos poucos. Mas as frutas cítricas podem salvar você disso.

Se você sofre de inapetência, a chamada falta de apetite, pode passar a consumir frutas cítricas regularmente e logo o seu apetite vai melhorar e você poderá fazer uso de várias das receitas que mostramos neste site para que você tenha uma melhor saúde e possa aproveitar a vida.

Veja os chás que aumentam o apetite

Gengivas

As frutas cítricas têm a capacidade de proteger a saúde das gengivas. Algumas pessoas podem sentir dor ou irritação nas gengivas e esses problemas normalmente são causados pela falta da vitamina C.

As frutas cítricas são conhecidas por terem uma grande quantidade de vitamina C, então não será necessário nem mesmo os suplementos para ajudar a resolver o problema, uma vez que você consome frutas como o abacaxi e a tangerina.

Ossos

Você tem propensão a ter ossos fracos? Algumas pessoas têm, isso significa que, com o passar dos anos, os ossos dessas pessoas tendem a se desgastar mais e trazer problemas.

As frutas cítricas surgem então como uma solução para esse problema de saúde que pode até mesmo se tornar incapacitante.

Como isso acontece?

Bem, os citrinos são frutos que possuem dois itens essenciais para o corpo: o cálcio e a vitamina D.

Esses itens ajudam a deixar os ossos mais fortes. E não é necessário muito desses citrinos. Por dia, basta um copo de suco de laranja.

Felicidade

Pode não parecer verdade, mas há estudos comprovando isso.

A serotonina, um hormônio que nos causa bem estar, pode ser induzida pelo corpo quando sentimos o cheiro de uma fruta cítrica como a laranja ou o limão.

Dessa forma, a serotonina é liberada e a pessoa se sente mais cheia de energia e com um humor melhor.

Comer laranja todos os dias não vai te impedir de se sentir triste de vez em quando, mas seu humor pode melhorar sem você perceber se você ingerir essa fruta e sentir o seu cheiro.

O consumo frequente gera resultado, então passe a consumir essas frutas e perceba as mudanças.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria