Os benefícios do chá de Moringa

Tudo o que você precisa saber sobre a planta conhecida pelo grande poder de combate a inflamação

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta conhecida por mais de 100 nomes em diferentes idiomas ao redor do mundo.

Esta espécie de planta tropical é fácil de crescer, nativas das montanhas do Himalaia e partes da Índia e da África, são embaladas com mais de 90 compostos protetores, como isotiocianatos, flavonoides e ácidos fenólicos.

A Moringa ganhou uma reputação de combater a inflamação e vários outros efeitos da desnutrição e do envelhecimento, ganhando o apelido de “planta milagrosa”.

Ela contém duas vezes a quantidade de proteína do que o iogurte, quatro vezes a quantidade de vitamina A de cenouras, três vezes a quantidade de potássio de banana, quatro vezes a quantidade de cálcio de leite de vaca e sete vezes a quantidade de vitamina C de laranjas.

As folhas nutritivas da Moringa são um excelente ingrediente para fazer chás cheios de potentes antioxidantes.

Elas podem ser mergulhadas em água quente por vários minutos em um processo tradicional de fabricação de chás.

As folhas liberam uma abundância de nutrientes e antioxidantes na água quente, criando um chá refrescante, cheio de compostos benéficos que promovem energia e bem-estar.

Para quais casos o chá de Moringa é indicado?

planta moringa

Se você sofre com algum dos casos listados abaixo, saiba que o chá de Moringa pode auxiliar e muito a combater todos esses problemas e seus sintomas:

  • Câncer
  • Diabetes
  • Anemia
  • Artrite e reumatismo
  • Alergias e asma
  • Constipação, dores de estômago e diarreia
  • Epilepsia
  • Úlceras e espasmos intestinais
  • Dores de cabeça crônicas
  • Problemas cardíacos, incluindo hipertensão arterial
  • Pedras nos rins
  • Retenção de fluidos
  • Distúrbios da tireoide
  • Baixa mobilidade sexual
  • Infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias

Quais são os principais benefícios do chá de moringa?

1) Doenças do envelhecimento

As folhas de Moringa possuem vários compostos anti-envelhecimento que diminuem os efeitos do estresse oxidativo e inflamação, incluindo polifenóis, vitamina C, beta-caroteno, quercetina e ácido clorogênico.

Esses estão associados a um risco reduzido para doenças crônicas, como câncer de estômago, pulmão ou cólon; diabetes; hipertensão; e distúrbios oculares relacionados à idade.

2) Ajuda a melhorar a saúde digestiva

Devido às suas propriedades, a moringa tem sido usado em sistemas antigos de medicina como o Ayurveda para prevenir ou tratar úlceras no estômago, doenças hepáticas, danos nos rins, infecções fúngicas, dores digestivas e infecções.

Um uso comum do óleo de moringa está ajudando a aumentar a função hepática e, portanto, desintoxicando o corpo de substâncias prejudiciais, como toxinas de metais pesados.

3) Equilibra os níveis de açúcar no sangue

A Moringa contém um tipo de ácido chamado ácido clorogênico, que demonstrou ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e permitir que as células absorvam ou liberem glicose (açúcar) conforme necessário.

Além do ácido cinemático, os compostos denominados isotiocianatos que estão presentes na moringa também foram vinculados à proteção natural contra a diabetes.

4) Protege e nutre a pele

A Moringa contém compostos naturais antibacterianos, antifúngicos e antivirais que protegem a pele de várias formas de infecção.

Algumas das maneiras comuns em que a moringa é usada na pele incluem: reduzir o pé de atleta, eliminar os odores, reduzir a inflamação associada a acne, tratar bolsas de infecção ou abscessos, livrar-se da caspa, combater a gengivite e ajudar a curar mordidas , queimaduras, verrugas e feridas virais.

5) Proporciona bem-estar

As pessoas que bebem o chá de Moringa relatam um aumento agradável na energia e clareza mental depois de consumir uma única xícara.

Mulheres que consomem o chá regularmente afirmam que a Moringa ajuda com cólicas e inchaço durante seus ciclos menstruais, e os homens relatam níveis aumentados de resistência durante seus dias úteis.

6) Mais saúde mental

Moringa auxilia a saúde cerebral e a função cognitiva por causa de suas atividades antioxidantes e neuro-intensificadoras.

Também foi testado o chá como um tratamento para a doença de Alzheimer e os resultados preliminares apresentados foram bastante favoráveis.

Seu alto teor de vitaminas E e C combate a oxidação que leva à degeneração neuronal, melhorando a função cerebral.

Também é capaz de normalizar os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro, que desempenham um papel fundamental na memória, humor, função orgânica, respostas ao estímulo, como estresse e prazer, e saúde mental, por exemplo, em depressão e psicose.

Mais textos relacionados
6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Benefícios do chá de gengibre com limão
gengibre, limao, mel

Muitas pessoas têm o costume de consumir o chá de gengibre com limão, além de ser uma bebida refrescante ela Read more

chás para náuseas

A náusea é um sintoma de alguma coisa não está bem em seu corpo e existem alguns chás que podem Read more

Bruno Costa

Redator e publisher desde 2014 Graduado em Psicologia