Os piores alimentos que existem para nosso organismo

No nosso site falamos muito sofre chás e alimentos que fazem bem para a saúde, mas é preciso falar também sobre alimentos que nos fazem mal, que podem provocar diversas doenças e problemas de saúde.

Alguns alimentos daqui você provavelmente imagina que estão na lista, por já serem rotulados como danosos, mas outros podem ser surpreendentes. Acompanhe.

Alimentos prejudiciais ao nosso organismo

Carnes processadas

Talvez essas carnes sejam as maiores vilãs da nossa alimentação.

As carnes processadas são aquelas que não são puramente carnes, ou seja, elas são modificadas de uma forma que pode nos fazer muito mal.

Alguns exemplos de carnes processadas são:

  • o bacon;
  • o presunto;
  • a salsicha

Esse tipo de carne pode ter até 400% mais sódio e 50% mais conservantes do que as carnes vermelhas não processadas.

O sódio em níveis elevados é muito prejudicial, mas os conservantes não ficam atrás — eles aumentam a validade do alimento, mas prejudicam sua qualidade.

Carnes processadas ainda contam com aditivos químicos, como os nitritos e os nitratos, que podem induzir ao câncer.

Isso, mesmo. Esses alimentos são perigosos a esse ponto, então sempre é preferível comprar as carnes não processadas.

Refrigerantes

Os refrigerantes são, em sua totalidade, muito prejudiciais para a saúde. Os refrigerantes são bebidas que contém um mundo de açúcar — cerca de 10 colheres de sopa em uma única lata —, e por esse motivo faz o corpo responder como se tivesse excesso de insulina.

Com o consumo prolongado de refrigerantes a pessoa pode passar a desenvolver câncer.

Mas não estamos falando apenas dos refrigerantes convencionais. Até mesmo a linha diet que promete ser uma alternativa para esses refrigerantes, faz mal ao corpo.

Os refrigerantes diet possuem endulcorantes artificiais que substituem o açúcar simples.

Vem com uma proposta de não agredir tanto o corpo com altos níveis de açúcar, mas, por ter um sabor mais intenso, com o tempo pode alterar a percepção dos sabores quando se consome açúcar natural.

Por esse motivo, pode acontecer de você comer uma fruta e perceber o sabor doce demais, chegando até a sentir nojo.

Os refrigerantes dietéticos podem causar cárie dentária, depressão, câncer de pâncreas e AVCs.

Pipoca de micro-ondas

Pipoca de micro-ondas é bom, não é? Trata-se de um alimento fácil e rápido de ser preparado, e que pode até saciar. Mas a pipoca de micro-ondas pode ser um perigo, pois sua composição leva produtos químicos que aumentam o risco de câncer e prejudicam a fertilidade.

Doces sem açúcar

Esses doces são adocicados, mas eles não são feitos com o açúcar comum.

Em vez deles, se encontra um grande número de corantes artificiais que danificam o sistema digestivo pelo fato de o nosso corpo não conseguir processar as substâncias que substituem o açúcar comum e os álcoois de açúcar.

Não é algo que o nosso corpo sabe fazer, então o sistema digestivo acaba ficando danificado.

Alimentos enlatados

Se as carnes processadas fazem mal, os alimentos enlatados fazem tão mal quanto, pois possuem ingredientes usados como conservantes.

Esses conservantes são tão prejudiciais que podem, em doses elevadas, afetar o tamanho dos ovários e prejudicar a capacidade de produzir alguns hormônios.

Nos alimentos enlatados, não há exceção.

Fazem mal mesmo.

De acordo com alguns estudos, esses alimentos ainda afetam as habilidades motoras e produzem tumores no fígado e nos pulmões.

Frango e ovos

Já falamos um pouquinho disso em outro artigo, sobre a diferença de alimento orgânico para alimento inorgânico.

Os frangos e ovos que costumamos ver por aí estão cheios de produtos que, em grandes quantidades, fazem mal ao corpo. Nos frangos, é injetado cafeína, Tylenol, hormônios, antibióticos proibidos e até arsênico, um item muito perigoso, para que os frangos cresçam mais e mais rápido, e, dessa forma, tenham uma aparência mais saudável e apetitosa.

Por isso que o ideal é consumir carnes e ovos orgânicos, os quais, no processo de criação só foram utilizados produtos naturais.

Infelizmente esses produtos podem ser mais caros e mais difíceis de serem encontrados.

Brometo de potássio

O brometo de potássio é um elemento que está em muitos pães e biscoitos e que é usado para acelerar o processo de cozimento da massa.

Falando assim até parece ser benéfico, mas ele faz muito mal. Seu consumo está relacionado com certos tipos de câncer e é por isso que ele foi banido em alguns países.

Isso não significa que você não vai comer mais pães e biscoitos, mas sim que deve procurar por produtos recém-assados comprados em padarias ou então em pacotes que dizem que não há essa substância.

Chocolate branco

Esse chocolate, apesar de ser gostoso, faz muito mal à saúde, porque não é feito apenas com chocolate, ou seja, tem muitos aditivos. O chocolate branco conta com leite, açúcar, manteiga de cacau, gordura e carboidrato.

Alimentos congelados

O último grupo de alimentos que você precisa saber que faz mal são os alimentos congelados. Esses alimentos possuem grandes quantidades de sal, que são prejudiciais ao corpo.

Por conta do sal, os alimentos possuem altas taxas de sódio, que pode causar problemas na pressão arterial e ataques cardíacos.

Mas não é só isso. Os alimentos congelados que possuem muito sal, participam de um processo intenso durante sua preparação o que faz com que além de prejudiciais não tenham nenhum benefício, pois é perdido todo o conteúdo nutricional.

Outros

Outros alimentos prejudiciais à nossa saúde são:

  • a margarina;
  • alimentos com propilparabeno;
  • barras energéticas e
  • conservas de tomates.
Mais textos relacionados
Soja e seus benefícios

A soja é uma leguminosa bastante associada com o consumo dos vegetarianos, pois é algo que substitui a carne. Mas Read more

Benefícios Astaxantina

Você já ouviu falar na astaxantina e nos benefícios dela? Pois é, neste texto você conhecerá isso e muito mais Read more

As melhores ervas para substituir sal

O sal é um ingrediente que deixa as comidas com um sabor mais agradável, não é verdade? Entretanto é um Read more

Como podemos aumentar a vitamina D em nosso corpo

A vitamina D tem uma grande importância no nosso corpo, ajudando a nos proteger de doenças causadas pela falta dessa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 10 =