O Pepino é um fruto leguminoso do pepineiro.
É muito consumido no Brasil, em especial, in natura e como salada, além de sucos funcionais – devido as suas propriedades.
Tem consistência firme, é suculento e sabor leve.
As Variedades de Pepino mais consumidas no Brasil
Confira as 4 variedades de Pepino mais cultivadas e consumidas no país
- Pepino Aodai ou comum: é a variedade mais vendida no Brasil e se destaca pela sua coloração verde escura e formato cilíndrico.
- Pepino Japonês: variedade com formato mais alongado e com espinhos na casas.
- Pepino caipira: é verde claro e sua casca tem listras.
- Mini pepino: é uma variedade de pepino de tamanho bem pequeno, casca fina e comestível e cor verde clara – muito usado em conservas.
Principais benefícios do Pepino
Além de saboroso e versátil, o Pepino é altamente nutritivo e, assim, traz muitos benefícios para a nossa saúde, veja:
- Faz bem para os rins: por ser diurético e ter grande quantidade de água, estimula o funcionamento dos rins, evitando cálculos e pedras e ajudando no tratamento desses problemas.
- Fortalece a imunidade: o Pepino é rico em nutrientes e, assim, o seu consumo habitual ajuda a manter a imunidade lá em cima e nos proteger de doenças diversas.
- Regula a pressão arterial: por conter potássio e ser diurético, mantém a pressão em níveis normais, ajudando a controlar a hipertensão.
- Retarda o envelhecimento e previne o câncer: o Pepino é rico em antioxidantes, com isso é um ótimo aliado para retardar o envelhecimento precoce e prevenir o câncer.
- Melhora o trânsito intestinal: contém fibras e água, assim, ajuda a formar o bolo fecal e estimula os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre.
- É hidrante: é muito suculento – o que mantém o organismo e as células bem hidratadas.
- Tem baixo teor calórico: são apenas 16 kcal a cada 100 g (em média) – isso é ótimo para evitar a obesidade e outros problemas decorrentes da ingestão exagerada de calorias.
- Bom para diabéticos: por ter pouco açúcar e, ao mesmo tempo, fibras e água, é o Pepino é um alimento natural sem contraindicações para pessoas com diabetes.
- Ajuda na saúde dos ossos: contém Vitamina K e cálcio – o que ajuda a fortalecer os ossos.
Cuidados com o Pepino
Mesmo tendo benefícios diversos, o Pepino deve ser consumido com moderação ou com autorização médica em alguns casos.
Devido a Vitamina K, por exemplo, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem conversar com o médico, pois esse nutriente interage agentes de anticoagulação.
Além disso, é preciso cuidado ao consumir o Pepino, atualmente. Higienize muito bem a casca, mesmo que for retirá-lo, pois há casos que ceras usadas no cultivam são tóxicas para o organismo.
Ainda, alguns estudos apontam que pessoas com alergia à lactose seriam alérgicas ao Pepino também – porém, – as pesquisas não são conclusivas e é fundamental consultar um médico ou nutricionista.
Também, devido à presença da cucurbitacina, algumas pessoas podem sofrer de indigestão com o consumo do Pepino – apresentando refluxo, inchaços abdominais e gases.
Propriedades Nutricionais do Pepino
- Vitamina A;
- Vitaminas do complexo B;
- Vitamina C;
- Vitamina K;
- Cobre;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Fósforo;
- Manganês;
- Sódio;
- Potássio;
- Zinco;
- Tiamina;
- Ácido fólico;
- Ácido glutâmico;
- Ácido aspártico;
- Ácido tartárico;
- Ácido pinoresinol.
- Ácido cafeico;
- Antioxidantes.
Fontes:
https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-of-cucumber