Pimentão

O Pimentão é um alimento bastante consumido no Brasil, in natura, mas em especial, como condimento para dar sabor a pratos e receitas.

Tem um gosto marcante e é um alimento rico em propriedades nutricionais.

Tipos de Pimentão

Os Tipos mais comuns e consumidos no Brasil de Pimentão variam conforme a cor: vermelho, verde e amarelo.

No entanto, há poucas variações de sabor e de propriedades nutricionais entre esses 3 tipos de Pimentão.

O Pimentão vermelho, por exemplo, concentra mais zinco e Vitamina A – enquanto o Pimentão amarelo se destaca pela alta quantidade de Vitamina C.

Já o Pimentão verde se assemelha bastante ao vermelho, com altas quantidades de Vitamina A e de zinco.

Todas essas variedades de Pimentão podem apresentar formato de cone, alongado e cilíndrico e quadrado (quando é achatado nas extremidades)

Quais os benefícios do Pimentão?

1 – Fortalece a imunidade: devido a Vitamina A e a Vitamina C, o organismo fica com a imunidade fortalecida com o consumo do Pimentão.

2. Ajuda a prevenir o câncer: o Pimentão é rico em antioxidantes – o que ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer, pois combate os radicais livres.

3 – Faz bem para o cérebro: evita doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demências em geral.

4 – Fortalece o coração: contém quercetina, que reduz a pressão sanguínea, fortalecendo o coração, evitando a hipertensão e outros problemas cardíacos.

5 – Faz bem para a visão e os olhos: o Pimentão contém carotenoides, que protegem os olhos e a visão dos raios nocivos do sol e evita a catarata e degeneração macular (doença que afeta a retina).

6 – Fortalece ossos e articulações: estimula a produção do colágeno – uma substância fundamental para fortalecer os ossos e as articulações.

7 – Ajuda a combater o envelhecimento: os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce de células e da pele.

8 – Tem efeito analgésico: contém capsaicina, que exerce efeito contra dores em geral.

9 – Ajuda a reduzir a ansiedade: o Pimentão é rico em magnésio e Vitamina B6 – que ajudam muito a controlar a sensação de ansiedade.

10 – Bom para quem quer perder peso: por conter baixas calorias, pode ser incluído na dieta daquelas pessoas que desejam emagrecer.  

Cuidados e contraindicações do Pimentão

Apesar de muito nutritivo, em alguns casos, não se recomenda o consumo ou Pimentão ou é preciso avaliação de um especialista, como:

Portadores de doenças intestinais e gástricas, como: a síndrome do intestino irritável e a gastrite, pois pode irritar a mucosa do estômago, do intestino e de outros órgãos do aparelho digestório.

Pessoas com azia ou refluxo: o Pimentão pode piorar esses quadros (uma dica é remover a película da casca do Pimentão, antes de consumir o alimento).

Atualmente, é preciso higienizar muito bem o Pimentão, pois pode haver muitos agrotóxicos no alimente (deixe-o 20 minutos de molho em água e vinagre).

Propriedades Nutricionais do Pimentão

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Ferro
  • Fibras
  • Cobre
  • Cálcio
  • Ferro
  • Manganês
  • Fósforo
  • Potássio
  • Magnésio
  • Proteínas
  • Sódio
  • Zinco

Valor calórico: 35 kcal a cada 100 g

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