O Pimentão é um alimento bastante consumido no Brasil, in natura, mas em especial, como condimento para dar sabor a pratos e receitas.
Tem um gosto marcante e é um alimento rico em propriedades nutricionais.
Tipos de Pimentão
Os Tipos mais comuns e consumidos no Brasil de Pimentão variam conforme a cor: vermelho, verde e amarelo.
No entanto, há poucas variações de sabor e de propriedades nutricionais entre esses 3 tipos de Pimentão.
O Pimentão vermelho, por exemplo, concentra mais zinco e Vitamina A – enquanto o Pimentão amarelo se destaca pela alta quantidade de Vitamina C.
Já o Pimentão verde se assemelha bastante ao vermelho, com altas quantidades de Vitamina A e de zinco.
Todas essas variedades de Pimentão podem apresentar formato de cone, alongado e cilíndrico e quadrado (quando é achatado nas extremidades)
Quais os benefícios do Pimentão?
1 – Fortalece a imunidade: devido a Vitamina A e a Vitamina C, o organismo fica com a imunidade fortalecida com o consumo do Pimentão.
2. Ajuda a prevenir o câncer: o Pimentão é rico em antioxidantes – o que ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer, pois combate os radicais livres.
3 – Faz bem para o cérebro: evita doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demências em geral.
4 – Fortalece o coração: contém quercetina, que reduz a pressão sanguínea, fortalecendo o coração, evitando a hipertensão e outros problemas cardíacos.
5 – Faz bem para a visão e os olhos: o Pimentão contém carotenoides, que protegem os olhos e a visão dos raios nocivos do sol e evita a catarata e degeneração macular (doença que afeta a retina).
6 – Fortalece ossos e articulações: estimula a produção do colágeno – uma substância fundamental para fortalecer os ossos e as articulações.
7 – Ajuda a combater o envelhecimento: os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce de células e da pele.
8 – Tem efeito analgésico: contém capsaicina, que exerce efeito contra dores em geral.
9 – Ajuda a reduzir a ansiedade: o Pimentão é rico em magnésio e Vitamina B6 – que ajudam muito a controlar a sensação de ansiedade.
10 – Bom para quem quer perder peso: por conter baixas calorias, pode ser incluído na dieta daquelas pessoas que desejam emagrecer.
Cuidados e contraindicações do Pimentão
Apesar de muito nutritivo, em alguns casos, não se recomenda o consumo ou Pimentão ou é preciso avaliação de um especialista, como:
Portadores de doenças intestinais e gástricas, como: a síndrome do intestino irritável e a gastrite, pois pode irritar a mucosa do estômago, do intestino e de outros órgãos do aparelho digestório.
Pessoas com azia ou refluxo: o Pimentão pode piorar esses quadros (uma dica é remover a película da casca do Pimentão, antes de consumir o alimento).
Atualmente, é preciso higienizar muito bem o Pimentão, pois pode haver muitos agrotóxicos no alimente (deixe-o 20 minutos de molho em água e vinagre).
Propriedades Nutricionais do Pimentão
- Vitamina A
- Vitamina C
- Ferro
- Fibras
- Cobre
- Cálcio
- Ferro
- Manganês
- Fósforo
- Potássio
- Magnésio
- Proteínas
- Sódio
- Zinco
Valor calórico: 35 kcal a cada 100 g