6 de dezembro de 2021

Planta dedaleira é venenosa

A Dedaleira (Digitalis purpurea)é uma familiar planta venenosa da floresta, com seus altos picos de flores rosa e roxa, no início do verão. 

Cresce em todo o Reino Unido, ao longo das margens da floresta, margens da estrada, sebes e jardins.

Cuidados

As plantas de dedaleira contêm glicosídeos cardíacos tóxicos. 

A ingestão de qualquer parte da planta pode resultar em envenenamento grave. 

Os sintomas incluem náusea, dor de cabeça, irritação da pele e diarreia. 

Em casos graves, pode levar a distúrbios visuais e perceptivos, bem como a problemas cardíacos e renais.

Usos

As dedaleiras também foram amplamente utilizadas na medicina popular e, na medicina convencional, seus glicosídeos cardíacos foram usados para elaborar um medicamento estimulante do coração.

Função cardíaca

A dedaleira aumenta a atividade de todas as formas de tecido muscular, mas mais especialmente a do coração e das arteríolas, sendo a propriedade muito importante da droga a sua ação na circulação. 

A primeira consequência de sua absorção é uma contração do coração e das artérias, causando um aumento muito alto na pressão sanguínea.

Após a ingestão de uma dose moderada, o pulso é acentuadamente lento. 

A dedaleira também faz com que um pulso irregular se torne regular. 

Adicionado à maior força da contração cardíaca, está uma contração tônica permanente do órgão, de modo que sua capacidade interna é reduzida.

Isso é um efeito benéfico em casos de dilatação cardíaca e melhora a nutrição do coração, aumentando a quantidade de sangue.

A ação da substância nos rins é importante apenas em segundo a sua ação na circulação. 

Função diurética

Em dosagens pequenas ou moderadas, é um diurético poderoso e um remédio valioso para hidropisia, especialmente quando isso está relacionado a afecções do coração.

Veja também!  Urtiga é venenosa

Também tem sido empregado no tratamento de hemorragia interna, doenças inflamatórias, delirium tremens, epilepsia, mania aguda e várias outras doenças, com benefícios reais ou supostos.

A ação da Dedaleira em todas as formas em que é administrado deve ser cuidadosamente observada e, quando administrada por um período prolongado, deve ser empregada com cautela.

Isto porque é suscetível de se acumular no sistema e de manifestar sua presença de uma só vez por sua ação venenosa, indicada pelo pulso tornar-se irregular, pressão arterial baixa e irritação gastrointestinal. 

O uso constante da planta, também, aumenta a atividade do coração, levando à hipertrofia desse órgão.

Reações adversas

Em grandes doses, a ação da dedaleira na circulação causa vários sintomas cerebrais.

O indivíduo começa a enxergar todos os objetos em azul e vários outros distúrbios dos sentidos especiais acompanham o quadro alucinógeno. 

Nos casos de intoxicação pelas plantas, o pulso passa a ficar muito lento e irregular, sendo que a intervenção da administração de Atropina é geralmente necessária. 

Em situações mais graves, com o batimento cardíaco muito rápido, é necessário usar a bomba estomacal. 

Além disso, podem ser utilizados ​​medicamentos que deprimem e diminuem a irritabilidade do coração, como o cloral e o clorofórmio.

Mais textos relacionados
Comigo-ninguém-pode é venenosa
planta comigo ninguem pode

Ter cuidado com plantas venenosas é bastante importante principalmente para quem têm criança em casa e também animais de estimação, Read more

Copo-de-leite é venenosa

Uma planta muito conhecida e também muito bonita que é usada para enfeitar e faz parte das plantas venenosas muito Read more

Lista de plantas venenosas

Muitas pessoas gostam de plantas para ornar a casa e jardim, outras gostam de fazer um delicioso chá para tomar Read more

Veja também!  Planta avelós é venenosa
Urtiga é venenosa

A urtiga (Fleurya aestuans L) tem crescimento no mundo todo, mas principalmente nos países de clima temperado.  Sua origem é Read more