O Quiabo é um alimento conhecido pelo seu sabor peculiar e a presença de secreção parecida com geleia.
É um alimento muito comum e consumido no Brasil, em geral, cozido e refogado.
É apreciado como guarnição e como ingrediente de receitas.
No Brasil, é componente de diversos pratos típicos, como o Caruru (receita que leva o alimento e camarões).
Além isso, o Quiabo é um alimento bastante nutritivo – com destaque para a alta concentração de Vitamina A e de ácido fólico.
Benefícios do Quiabo para a saúde!

Como mencionado anteriormente, o Quiabo é rico em propriedades nutricionais, que fazem bem à saúde.
Veja alguns dos benefícios desse alimento:
- Faz bem para os olhos e a visão: devido ser fonte de Vitamina A (além de carotenóides) protege a visão dos raios solares nocivos e previne a catarata e outras doenças oculares, como o glaucoma e a degeneração macular.
- É bom para gestantes: rico em ácido fólico, o consumo regular do Quiabo ajuda no bom desenvolvimento e formação do feto.
- Pode ser consumido por diabéticos: é um alimento permitido e que traz benefícios para as pessoas portadoras de diabetes, pois contém fibras, baixo índice de açúcar e de carboidratos.
- Previne a prisão de ventre: devido à alta concentração de fibra, o consumo do Quiabo ajuda no trânsito intestinal, evitando o terrível intestino preso.
- Ajuda a emagrecer e manter o peso: a “gosma” desse alimento é rica em mucilagens – que ajudam a retardar o esvaziamento do estômago e, assim, aumentar a sensação de saciedade, além de o Quiabo ter baixo calor calórico.
- Faz bem para o coração: as fibras, o baixo índice de glicose e gorduras e todos os antioxidantes presentes nesse alimento evita a formação de placas nos vasos sanguíneos e artérias – evitando e protegendo contra doenças cardiovasculares.
- Ajuda a prevenir o câncer: pesquisas indicam que o Quiabo contém proteínas que combatem a proliferação de tumores, evitando o câncer, como o de mama, de próstata e o de cólon.
- Faz bem para os ossos: contém agentes que participam da formação dos ossos e de seu fortalecimento, contribuindo para a boa saúde óssea, evitando a osteoporose e ajudando no tratamento dessa doença.
- Tem função anti-hemorrágica: o Quiabo contém quantidades significativas de Vitamina K – que ajuda a controlar processos hemorrágicos.
- Faz bem para a pele e os cabelos: rico em Vitamina A e em antioxidantes, o consumo desse alimento deixa a pele e os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes.
Há contraindicações para o consumo de Quiabo?
Apesar de tanto benefícios, o Quiabo deve ser evitado ou consumido apenas com autorização de um profissional por pessoas que tenham problemas na vesícula ou nos ris – pois o oxalato de cálcio pode agravar quadros.
Propriedades nutricionais do Quiabo
Cada 100 g de Quiabo contém, em média:
- Calorias: 22 kcal
- Proteínas: 1,87 g
- Carboidratos líquidos: 2,01 g
- Carboidratos: ,51 g
- Gorduras saturadas: 0,05 g
- Gorduras totais: 0,21 g
- Fibra alimentar: 2,50 g
- Sódio 6,00 mg
O Quiabo contém ainda:
- Vitamina A;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Vitamina K;
- Ácido Fólico;
- Carotenoides;
- Ferro;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Manganês;
- Zinco;
- Selênio; etc.
Fontes: