Quiabo

O Quiabo é um alimento conhecido pelo seu sabor peculiar e a presença de secreção parecida com geleia.

É um alimento muito comum e consumido no Brasil, em geral, cozido e refogado.

É apreciado como guarnição e como ingrediente de receitas.

No Brasil, é componente de diversos pratos típicos, como o Caruru (receita que leva o alimento e camarões).

Além isso, o Quiabo é um alimento bastante nutritivo – com destaque para a alta concentração de Vitamina A e de ácido fólico.

Benefícios do Quiabo para a saúde!

Como mencionado anteriormente, o Quiabo é rico em propriedades nutricionais, que fazem bem à saúde.

Veja alguns dos benefícios desse alimento:

  • Faz bem para os olhos e a visão: devido ser fonte de Vitamina A (além de carotenóides) protege a visão dos raios solares nocivos e previne a catarata e outras doenças oculares, como o glaucoma e a degeneração macular.
  • É bom para gestantes: rico em ácido fólico, o consumo regular do Quiabo ajuda no bom desenvolvimento e formação do feto.  
  • Pode ser consumido por diabéticos: é um alimento permitido e que traz benefícios para as pessoas portadoras de diabetes, pois contém fibras, baixo índice de açúcar e de carboidratos.
  • Previne a prisão de ventre: devido à alta concentração de fibra, o consumo do Quiabo ajuda no trânsito intestinal, evitando o terrível intestino preso.
  • Ajuda a emagrecer e manter o peso: a “gosma” desse alimento é rica em mucilagens – que ajudam a retardar o esvaziamento do estômago e, assim, aumentar a sensação de saciedade, além de o Quiabo ter baixo calor calórico.
  • Faz bem para o coração: as fibras, o baixo índice de glicose e gorduras e todos os antioxidantes presentes nesse alimento evita a formação de placas nos vasos sanguíneos e artérias – evitando e protegendo contra doenças cardiovasculares.  
  • Ajuda a prevenir o câncer: pesquisas indicam que o Quiabo contém proteínas que combatem a proliferação de tumores, evitando o câncer, como o de mama, de próstata e o de cólon.  
  • Faz bem para os ossos: contém agentes que participam da formação dos ossos e de seu fortalecimento, contribuindo para a boa saúde óssea, evitando a osteoporose e ajudando no tratamento dessa doença.
  • Tem função anti-hemorrágica: o Quiabo contém quantidades significativas de Vitamina K – que ajuda a controlar processos hemorrágicos.
  • Faz bem para a pele e os cabelos: rico em Vitamina A e em antioxidantes, o consumo desse alimento deixa a pele e os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes.

Há contraindicações para o consumo de Quiabo?

Apesar de tanto benefícios, o Quiabo deve ser evitado ou consumido apenas com autorização de um profissional por pessoas que tenham problemas na vesícula ou nos ris – pois o oxalato de cálcio pode agravar quadros.

Propriedades nutricionais do Quiabo

Cada 100 g de Quiabo contém, em média:

  • Calorias: 22 kcal  
  • Proteínas: 1,87 g     
  • Carboidratos líquidos: 2,01 g      
  • Carboidratos: ,51 g          
  • Gorduras saturadas: 0,05 g
  • Gorduras totais: 0,21 g     
  • Fibra alimentar: 2,50 g    
  • Sódio  6,00 mg        

O Quiabo contém ainda:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Ácido Fólico;
  • Carotenoides;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Zinco;
  • Selênio; etc.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/okra-health-benefits

https://www.medicalnewstoday.com/articles/311977

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