2 de julho de 2022

Quinoa e seus benefícios

Você já ouviu falar na quinoa?

É até provável que não, uma vez que esse alimento ainda não é consumido em grande escala, pois está sendo descoberto.

Daqui a uns anos, é provável que a quinoa seja muito mais consumida, sendo incrementada nas receitas para proporcionar benefícios surpreendentes.

Este texto surgiu com o objetivo de fazer conhecer a quinoa e seus benefícios.

Vem conosco que você não vai se arrepender!

O que é a quinoa?

farelo quinoa

A quinoa é uma semente que pode ser consumida como um cereal.

Por conta disso, ela é conhecida como um pseudocereal — falso cereal.

Apresenta uma série de propriedades e benefícios para o nosso corpo, que você conhecerá logo abaixo.

Propriedades da quinoa

Cada 100 gramas de quinoa contém 16 gramas de proteína e 6 gramas de gordura.

A maior parte de suas calorias são derivadas dos hidratos de carbono complexos.

São essas e outras propriedades que garantem à quinoa o título de alimento saudável e que precisa ser mais consumido se quisermos dispor de mais saúde.

Quando comparamos a quinoa com a maior parte dos cereais, vemos que ela contém muito mais proteínas e gorduras.

As gorduras presentes são, em sua maior parte, insaturadas, como os ácidos de ômega-3 e ômega-6, muito importantes para a nossa alimenta.

A quinoa nos fornece a mesma quantidade ou uma quantidade um pouco maior do que os cereais, e isso se deve ao fato de conter uma menor quantidade de hidratos.

A quinoa ainda contém uma enorme quantidade de fibras — que pode chegar a 15 gramas a cada 100 gramas de alimento —, em sua maior parte fibras insolúveis, e tem uma grande quantidade de micronutrientes como o potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e zinco, além de muita vitamina B e vitamina E.

São todas essas propriedades que fazem a quinoa ser indicada para tratar várias deficiências de minerais e nutrientes.

Quer saber agora quais são os maravilhosos benefícios desse item?

Basta continuar lendo o artigo, pois as informações estão logo abaixo.

Benefícios da quinoa

Como dissemos logo acima, são as propriedades curativas da quinoa que proporcionam os seus maravilhosos benefícios para a saúde humana.

A quinoa é um alimento que pode ajudar a tratar a doença celíaca, que é uma reação imunológica à ingestão de glúten.

Pessoas que sofrem de intolerância ao glúten apresentam a doença celíaca.

A quinoa é eficiente para compor os alimentos porque não contém essa proteína que aparece muito no trigo e na cevada.

Diabetes

O consumo de quinoa não cura o diabetes e nem ajuda a tratá-lo, mas é um importante item para compor a alimentação de pessoas diabéticas, porque contém uma grande quantidade de fibras e baixo nível glicêmico, tornando-se ideal para o consumo dessas pessoas.

Esses benefícios ainda podem propiciar uma perda de peso saudável e lenta, o que é bom para qualquer pessoa.

Entretanto, você não deve achar que apenas consumir a quinoa vai fazer com que você perca peso.

Você deve combinar isso a uma alimentação balanceada, sem muitas calorias e com o consumo de frutas, legumes e vegetais, e exercícios físicos.

Uma caminhada de alguns minutos, na praça ou em outro lugar calmo, é o suficiente.

Colesterol

Um dos benefícios de consumir quinoa é que esse é um item que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Isso acontece porque a quinoa contém muita fibra e lipídios insaturados que são úteis para diminuir a taxa de colesterol alto do corpo, evitando muitas doenças graves.

Constipação

Quando falamos em constipação, estamos nos referindo a uma condição do corpo onde não conseguimos evacuar corretamente, às vezes ficando dias sem ir ao banheiro e conseguindo êxito nessa finalidade.

A quinoa ajuda a tratar a constipação por conter uma grande quantidade de fibra insolúvel.

Ferro

Se você sofre com deficiência de ferro, pode se beneficiar com o consumo de quinoa.

Se você é vegetariano, aí está mais um motivo para consumir esse item, pois, como a quinoa é rica em ferro vegetal e em proteínas, você conseguirá suprir essa falta.

Você é atleta?

Os atletas são outro grupo de pessoas que podem se beneficiar com o consumo da quinoa, pois esse é um alimento cheio de bons minerais, hidratos complexos e proteínas.

Tudo isso é útil para qualquer pessoa, mas é ainda mais importante para quem é atleta.

Dietas com quinoa

A quinoa é algo que não tem restrições nas dietas, podendo ser usada em dietas de qualquer tipo.

Associando a quinoa à dieta certa, você recebe apenas benefícios desse maravilhoso item. Abaixo, você encontra algumas receitas onde pode usar a quinoa.

Receitas com quinoa

A quinoa pode ser usada em várias receitas, a fim de proporcionar mais benefícios para a pessoa que a consome e um sabor mais agradável.

Mas, para isso, é preciso saber preparar a quinoa.

O primeiro passo para isso é fazer uma pré-lavagem.

Você vai fazer isso lavando as sementes e esfregando as sementes com gentileza debaixo da água.

É preciso esfregar, pois só dessa forma você consegue remover a saponina que cobre as sementes.

Essa saponina causa o sabor amargo na quinoa, que não é nada agradável. Quando você tiver lavado bem a quinoa, chega a vez do próximo passo, o qual consiste em ferver a quinoa como se fosse arroz, de 15 a 20 minutos.

O resultado é que a semente vai se abrir. Então, basca apenas consumir a quinoa desse jeito ou acrescentá-la às receitas.

Você pode acrescentar a quinoa em todos os tipos de pratos.

Alguns ficam melhores, combinam mais com a quinoa, mas os que o pessoal mais recomenda é o uso da quinoa para incrementar saladas, bolos, refogados, hambúrgueres ou para substituir a farinha de aveia no café da manhã, pois desse jeito fica muito boa também.

Com a quinoa você pode preparar uma salada de frango, quinoa e grãos, uma sopa de quinoa com amêijoas, uma salada de quinoa fresca, uma mistura de quinoa, legumes e ovos, uma sopa de quinoa com feijão e cenoura e muitas outras receitas.

Use a sua criatividade, porque o que importa é receber os benefícios que essas sementes podem lhe proporcionar.

Pesquise como faz essas receitas, pesquise novas receitas e crie algumas que você supõe e ficarão boas. O importante é usar a quinoa.

Contraindicações da quinoa

A quinoa é um alimento natural que traz uma série de benefícios para o nosso corpo, o que significa que é muito bom que nós passemos a consumir a quinoa.

Entretanto, os produtos naturais também são passíveis a terem contraindicações, e por isso é ideal que você conheça os tipos de pessoas que não podem consumir esse produto.

A quinoa é mais branda no que diz respeito às contraindicações, então você provavelmente não se sentirá mal ao consumi-la nas quantidades indicadas.

Você não pode comer mais de 2 colheres de sopa de quinoa por dia, pois aí sim é possível que você sofra efeitos colaterais.

Lembre-se de colocar a sua saúde em primeiro lugar, pois só dessa forma é possível apreciar apenas os benefícios.

A quinoa é um alimento como qualquer outro que precisa ser consumido com moderação.

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