O furúnculo é uma parte infecciosa que começa em um folículo de cabelo ou glândula de óleo. No início, a pele fica vermelha na área da infecção, e um nódulo dolorido se desenvolve. Depois de quatro a sete dias, o nódulo começa a ficar branco quando o pus se acumula sob a pele.
Os locais mais comuns para aparecer são o rosto, pescoço, axilas, ombros e nádegas. Quando se forma na pálpebra, é chamado de chiqueiro.
Se vários furúnculos aparecem em um grupo, este é um tipo mais sério de infecção chamado carbúnculo.
Causas dos furúnculos
A maioria dos furúnculos é causada por um germe (bactéria estafilocócica). Este germe entra no corpo através de pequenos cortes na pele ou pode percorrer o cabelo até o folículo.
Esses problemas de saúde tornam as pessoas mais suscetíveis a infecções de pele:
- Diabetes
- Problemas com o sistema imunológico;
- Nutrição deficiente;
- Falta de higiene;
- Exposição a produtos químicos agressivos que irritam a pele;
Sintomas dos furúnculos
A furúnculo começa como um caroço duro, vermelho e doloroso. Nos dias seguintes, o nódulo se torna mais macio, maior e mais doloroso. Logo uma bolsa de pus se forma no topo.
Estes são os sinais de uma infecção grave:
- A pele ao redor do furúnculo fica infectada, vermelha, dolorosa, quente e inchada;
- Mais furúnculos podem aparecer em torno do original;
- Uma febre pode se desenvolver;
- Os gânglios linfáticos podem ficar inchados;
Quando procurar assistência médica
- Você começa a ficar com febre;
- Você tem inchaço dos gânglios linfáticos;
- A pele ao redor se torna vermelha;
- A dor se torna severa;
- O furúnculo não escoa;
- Um segundo furúnculo aparece.
Furúnculos geralmente não precisam de atenção imediata de emergência. No entanto, se você estiver com problemas de saúde e desenvolver febre alta e calafrios, juntamente com a infecção, é necessário ir até a sala de emergência do hospital.
Tratamentos caseiros para furúnculos
Aplique compressas mornas ou molhe o furúnculo em água morna. Isso diminuirá a dor e ajudará a puxar o pus para a superfície.
Quando o furúnculo começar a drenar, lave com sabão antibacteriano até que todo o pus desapareça e limpe com álcool. Aplique uma pomada medicada (antibiótico tópico) e um curativo. Continue a lavar a área infectada duas a três vezes por dia e a usar compressas mornas até que a ferida cicatrize.
Não estourar o furúnculo com uma agulha. Isso pode piorar a infecção.
Abaixo seguem algumas receitas caseiras para acabar com esse mal:
Lilás indiano (Neem) – As propriedades antissépticas, antimicrobianas, antiúlcera, antifúngica e antibacteriana do lilás indiano, também conhecido como neem, ajudam a tratar furúnculos e muitos outros tipos de infecções da pele. É amplamente utilizado em sistemas de medicina ayurvédica, unani e homeopática.
Tanto a nimbidina quanto o nimbidol, os constituintes ativos do neem, exibem atividade antibacteriana e antifúngica. É um remédio poderoso para eliminar furúnculos e carbúnculos.
Como fazer? Moa um punhado de folhas de para obter uma pasta. Aplique-a na área afetada de 3 ou 4 vezes ao dia até cicatrizar.
Você também pode ferver um punhado de folhas de neem em 4 xícaras de água até que a quantidade de água diminua para um terço. Use essa água para enxaguar a área afetada algumas vezes por dia.
Outra opção é aplicar algumas gotas de óleo de neem (o extraído da semente é mais eficaz) diretamente na pele afetada de 3 ou 4 vezes ao dia. Lave bem as mãos após a aplicação. Se você tem pele sensível, misture algumas gotas de óleo de lilás indiano em 1 colher de sopa de óleo de coco e use-o.
Cebola – Cebolas são de imenso valor para o tratamento de uma série de problemas de saúde que vão desde vários problemas de pele e cabelo para reduzir o risco de doença cardíaca e certos tipos de câncer.
As cebolas são ricas em antioxidantes como a quercetina e outros grupos contendo enxofre. Também contém vitamina C, pequenas quantidades de potássio, cálcio, ferro, cromo e magnésio.
Esses compostos são responsáveis pelas propriedades antissépticas, antimicrobianas, antiinflamatórias e antioxidantes que efetivamente tratam os furúnculos.
A aplicação tópica de suco de cebola ou pasta promove a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e aumentando o fluxo sanguíneo. Isso também ajuda na extração de pus do furúnculo. Basta pegar uma fatia grossa de cebola e colocar sobre o local.
Semente de cebola preta – Semente de cebola preta é uma das curas naturais mais populares para vários tipos de doenças crônicas e problemas de cabelo e pele, incluindo furúnculos. O óleo de semente de cebola preta é rico em nutrientes e amplamente utilizado nos países do Oriente Médio e do Sul da Ásia.
Essas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas que estimulam o sistema imunológico e ajudam a combater os abcessos.
O óleo também é rico em timoquinona, que possui poderosas propriedades antifúngicas. As propriedades medicinais da semente preta podem aliviar a dor causada pelos furúnculos.
Moer algumas sementes pretas para obter uma pasta (você também pode secar as sementes e depois moer). Aplique esta pasta na área afetada e deixe-a por 15 a 20 minutos ou mais. Faça isso duas ou três vezes por dia.
Você também pode aplicar um pouco de óleo de semente preta no furúnculo, deixar agir por 20 minutos e depois enxaguar. Faça isso algumas vezes por dia.
Adicione ½ colher de chá de óleo de semente preta a uma xícara de água morna ou à temperatura ambiente. Beba duas vezes por dia durante vários dias.
Dicas adicionais
- Para minimizar a recorrência de furúnculos, fortaleça o sistema imunológico.
- Evite comer alimentos ricos em açúcar, pois eles aumentam os níveis de glicose no sangue e aumentam o risco de desenvolver furúnculos.
- Mantenha uma boa higiene pessoal para evitar a propagação da infecção.
- Lave as mãos antes e depois de aplicar medicamentos e remédios para a infecção.
- Evitar compartilhar itens pessoais, como toalhas, roupas e roupas de cama com alguém que tenha furúnculos.