25 de junho de 2022

Receita caseira para acabar com furúnculo

O furúnculo é uma parte infecciosa que começa em um folículo de cabelo ou glândula de óleo. No início, a pele fica vermelha na área da infecção, e um nódulo dolorido se desenvolve. Depois de quatro a sete dias, o nódulo começa a ficar branco quando o pus se acumula sob a pele.

Os locais mais comuns para aparecer são o rosto, pescoço, axilas, ombros e nádegas. Quando se forma na pálpebra, é chamado de chiqueiro.

Se vários furúnculos aparecem em um grupo, este é um tipo mais sério de infecção chamado carbúnculo.

Causas dos furúnculos

A maioria dos furúnculos é causada por um germe (bactéria estafilocócica). Este germe entra no corpo através de pequenos cortes na pele ou pode percorrer o cabelo até o folículo.

Esses problemas de saúde tornam as pessoas mais suscetíveis a infecções de pele:

  • Diabetes
  • Problemas com o sistema imunológico;
  • Nutrição deficiente;
  • Falta de higiene;
  • Exposição a produtos químicos agressivos que irritam a pele;

Sintomas dos furúnculos

A furúnculo começa como um caroço duro, vermelho e doloroso. Nos dias seguintes, o nódulo se torna mais macio, maior e mais doloroso. Logo uma bolsa de pus se forma no topo. 

Estes são os sinais de uma infecção grave:

  • A pele ao redor do furúnculo fica infectada, vermelha, dolorosa, quente e inchada;
  • Mais furúnculos podem aparecer em torno do original;
  • Uma febre pode se desenvolver;
  • Os gânglios linfáticos podem ficar inchados;

Quando procurar assistência médica

  • Você começa a ficar com febre;
  • Você tem inchaço dos gânglios linfáticos;
  • A pele ao redor se torna vermelha;
  • A dor se torna severa;
  • O furúnculo não escoa;
  • Um segundo furúnculo aparece.

Furúnculos geralmente não precisam de atenção imediata de emergência. No entanto, se você estiver com problemas de saúde e desenvolver febre alta e calafrios, juntamente com a infecção, é necessário ir até a sala de emergência do hospital.

Tratamentos caseiros para furúnculos

Aplique compressas mornas ou molhe o furúnculo em água morna. Isso diminuirá a dor e ajudará a puxar o pus para a superfície. 

Quando o furúnculo começar a drenar, lave com sabão antibacteriano até que todo o pus desapareça e limpe com álcool. Aplique uma pomada medicada (antibiótico tópico) e um curativo. Continue a lavar a área infectada duas a três vezes por dia e a usar compressas mornas até que a ferida cicatrize.

Não estourar o furúnculo com uma agulha. Isso pode piorar a infecção.

Abaixo seguem algumas receitas caseiras para acabar com esse mal:

Lilás indiano (Neem) – As propriedades antissépticas, antimicrobianas, antiúlcera, antifúngica e antibacteriana do lilás indiano, também conhecido como neem, ajudam a tratar furúnculos e muitos outros tipos de infecções da pele. É amplamente utilizado em sistemas de medicina ayurvédica, unani e homeopática.

Tanto a nimbidina quanto o nimbidol, os constituintes ativos do neem, exibem atividade antibacteriana e antifúngica. É um remédio poderoso para eliminar furúnculos e carbúnculos.

Como fazer? Moa um punhado de folhas de para obter uma pasta. Aplique-a na área afetada de 3 ou 4 vezes ao dia até cicatrizar.

Você também pode ferver um punhado de folhas de neem em 4 xícaras de água até que a quantidade de água diminua para um terço. Use essa água para enxaguar a área afetada algumas vezes por dia.

Outra opção é aplicar algumas gotas de óleo de neem (o extraído da semente é mais eficaz) diretamente na pele afetada de 3 ou 4 vezes ao dia. Lave bem as mãos após a aplicação. Se você tem pele sensível, misture algumas gotas de óleo de lilás indiano em 1 colher de sopa de óleo de coco e use-o.

Cebola – Cebolas são de imenso valor para o tratamento de uma série de problemas de saúde que vão desde vários problemas de pele e cabelo para reduzir o risco de doença cardíaca e certos tipos de câncer.

As cebolas são ricas em antioxidantes como a quercetina e outros grupos contendo enxofre. Também contém vitamina C, pequenas quantidades de potássio, cálcio, ferro, cromo e magnésio.

Esses compostos são responsáveis ​​pelas propriedades antissépticas, antimicrobianas, antiinflamatórias e antioxidantes que efetivamente tratam os furúnculos.

A aplicação tópica de suco de cebola ou pasta promove a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e aumentando o fluxo sanguíneo. Isso também ajuda na extração de pus do furúnculo. Basta pegar uma fatia grossa de cebola e colocar sobre o local.

Semente de cebola preta – Semente de cebola preta é uma das curas naturais mais populares para vários tipos de doenças crônicas e problemas de cabelo e pele, incluindo furúnculos. O óleo de semente de cebola preta é rico em nutrientes e amplamente utilizado nos países do Oriente Médio e do Sul da Ásia.

Essas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas que estimulam o sistema imunológico e ajudam a combater os abcessos.

O óleo também é rico em timoquinona, que possui poderosas propriedades antifúngicas. As propriedades medicinais da semente preta podem aliviar a dor causada pelos furúnculos.

Moer algumas sementes pretas para obter uma pasta (você também pode secar as sementes e depois moer). Aplique esta pasta na área afetada e deixe-a por 15 a 20 minutos ou mais. Faça isso duas ou três vezes por dia.

Você também pode aplicar um pouco de óleo de semente preta no furúnculo, deixar agir por 20 minutos e depois enxaguar. Faça isso algumas vezes por dia.

Adicione ½ colher de chá de óleo de semente preta a uma xícara de água morna ou à temperatura ambiente. Beba duas vezes por dia durante vários dias.

Dicas adicionais

  • Para minimizar a recorrência de furúnculos, fortaleça o sistema imunológico.
  • Evite comer alimentos ricos em açúcar, pois eles aumentam os níveis de glicose no sangue e aumentam o risco de desenvolver furúnculos.
  • Mantenha uma boa higiene pessoal para evitar a propagação da infecção.
  • Lave as mãos antes e depois de aplicar medicamentos e remédios para a infecção.
  • Evitar compartilhar itens pessoais, como toalhas, roupas e roupas de cama com alguém que tenha furúnculos.
Mais textos relacionados
Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente Read more

Receita caseira para flacidez

A flacidez ocorre de forma natural com o passar dos anos, ou seja, quanto mais você envelhece, mais flácida sua Read more

Receita caseira para impotência sexual

A disfunção erétil é uma condição de disfunção fisiológica masculina que envolve muitas patologias diferentes.  É uma condição na qual Read more

Receita caseira para manchas no rosto
mancha na pele

As pessoas, à medida em que envelhecem, são expostas ao sol, ficam grávidas, tomam contraceptivos orais, sofrem de acne etc., Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria