2 de julho de 2022

Receita caseira para clarear os dentes

Para clarear os dentes, não há necessidade de produtos químicos abrasivos que possam danificar o esmalte. 

Além do clássico bicarbonato de sódio, aqui estão outras dicas da “vovó” para clarear os dentes em casa e sem receio.

Como clarear os dentes de maneira natural

imagem meramente ilustrativa

O esmalte garante a devida mastigação dos alimentos e protege os dentes de agressões externas (quente, frio, acidez, pressão). 

Embora a principal causa da erosão dentária seja o envelhecimento, a dieta também é algo determinante. 

Ligeiramente poroso, o esmalte se enche com o que comemos. 

É por isso, que ao mastigar alimentos muito coloridos (frutas vermelhas, chocolate), os dentes rapidamente assumem um tom escuro. Uma simples escovação é suficiente para fazê-lo desaparecer. 

Mas alguns alimentos (molhos, doces) e algumas bebidas (café, chá) funcionam mais dando-lhes uma cor maçante amarelada com o tempo. 

Para restabelecer o brilho, a vitalidade e a brancura dos dentes, existem remédios naturais muito menos abrasivos que produtos químicos odontológicos.

Morangos esmagadosPor mais bizarro que pareça, escovar os dentes com morangos esmagados é uma maneira fantástica e rápida de branqueá-los. Isto é devido à acidez desta fruta que atua como um agente de clareamento suave. 

Simplesmente esmague um ou dois morangos maduros, mergulhe em sua escova de dentes e escove-os normalmente. 

Uma vez terminado, preocupe-se em limpar bem a boca com um pouco de bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez e proteger os dentes de qualquer dano.

Um enxaguante bucal com óleo de cocoO enxaguante bucal com óleo de coco é uma antiga técnica indiana de transformar o óleo em sua boca por alguns minutos, assim como faria com um enxaguante bucal. 

O óleo de coco é um agente natural de branqueamento dentário e também tem poderes antissépticos que ajudam a reduzir a formação de placa e a aparência de doença gengival.  

Massa com bicarbonato de sódio e suco de limãoO limão realmente clareia os dentes? Para fazer uma resposta curta: sim. 

O limão é rico em ácido cítrico, que atua sobre os dentes como uma espécie de “alvejante” natural. Isso pode parecer alarmante, mas não entre em pânico. 

Misture 5 ml (1 colher de chá) de suco de limão com bicarbonato de sódio suficiente para fazer uma pasta, e você terá uma maneira segura e eficaz de clarear os dentes em casa. 

O bicarbonato de sódio é abrasivo (tornando-o um produto ideal para remover manchas de superfícies) e altamente alcalino, o que auxilia a neutralizar a acidez natural do suco de limão.

Carvão ativado – Se você procura uma maneira de clarear os dentes rapidamente em casa, tente o carvão, uma técnica natural. 

O carvão ativado é obtido por tratamento de carvão com oxigênio e cloreto de cálcio. 

E é seu poder superabsorvente que o torna um agente reconhecido para clareamento dos dentes

O carvão ativado é de fato muito eficaz para absorver taninos, compostos químicos conhecidos para manchar os dentes e encontrados por exemplo em chá, café e vinho. 

Basta mergulhar sua escova em pó de carvão ativado (verifique se ele é de qualidade alimentar) e escovar os dentes normalmente para remover as manchas.

Casca de laranja – Esfregar os dentes com o interior da casca da laranja é uma técnica natural e segura para clarear os dentes

A parte branca (também chamada albedo) contém limoneno, um composto que possui um solvente natural encontrado em muitos branqueadores comerciais. 

Ao contrário da polpa da fruta, a casca de laranja não é ácida, por isso pode ser usada sem o risco de ver a acidez do fruto danificar o esmalte dos dentes.

Folhas de manjericão e óleo de mostardaO pó das folhas de manjericão misturado com óleo de mostarda, obtém um produto caseiro que clareará seus dentes rapidamente e bem. 

Você também pode usar folhas de manjericão fresco reduzidas para escovar os dentes com ela. 

O manjericão ajuda a proteger as gengivas, enquanto o óleo de mostarda tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. 

Em suma, tudo o que essa pasta faz é promover uma excelente saúde bucal.

Vinagre de maçã – Muitas virtudes são compreendidas ao vinagre de maçã, mas uma das melhores é ser um bom agente de branqueamento. 

Escove os dentes com 15 ml (1 colher de sopa) de vinagre de maçã para tentar remover as manchas, depois gargareje com um gole deste produto para refrescar o hálito e matar as bactérias das suas gengivas.

Sal marinho e bicarbonato de sódio – O bicarbonato de sódio é considerado um agente de branqueamento natural, por causa de suas propriedades alcalinas e sua textura ligeiramente abrasiva que pode remover suavemente manchas em seus dentes. 

Ao adicionar sal marinho ao bicarbonato, você cria um tipo de “esfoliação dental” que combate a acidez da boca e elimina as bactérias.

Cúrcuma – O açafrão é frequentemente utilizado como um agente de branqueamento para dentes porque tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes. 

Isso faz com que seja um produto eficaz no tratamento de problemas dentários comuns, como a doença da gengiva. 

Na forma de um pó fino, ele age como um abrasivo macio, removendo manchas superficiais e revelando a brancura de seus dentes em um instante. 

Basta esfregar o conteúdo de uma colher de chá (15 ml) nos dentes com o dedo e depois limpá-los com um pincel limpo antes de enxaguar.

Creme dental branqueamento caseiroAo combinar alguns dos agentes branqueadores de dentes mencionados neste artigo, você será capaz de criar seu próprio creme dental branqueador. 

Misture o óleo de coco com bicarbonato de sódio, um pouco de suco de limão e uma gota de óleo essencial de menta, e você obterá uma combinação resistente a manchas que será naturalmente anti-inflamatória e antibacteriana.

ATENÇÃO-  Nunca deixe de buscar um profissional da área para saber de seu caso em específico, muitos profissionais de odontologia não aconselha o uso de remédio naturais para clarear os dentes

Mais textos relacionados
Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente Read more

Receita caseira para flacidez

A flacidez ocorre de forma natural com o passar dos anos, ou seja, quanto mais você envelhece, mais flácida sua Read more

Receita caseira para impotência sexual

A disfunção erétil é uma condição de disfunção fisiológica masculina que envolve muitas patologias diferentes.  É uma condição na qual Read more

Receita caseira para manchas no rosto
mancha na pele

As pessoas, à medida em que envelhecem, são expostas ao sol, ficam grávidas, tomam contraceptivos orais, sofrem de acne etc., Read more

1 thought on “Receita caseira para clarear os dentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria