3 de julho de 2022

Receita caseira para dor muscular

Você sofre de dores musculares? Este texto vai lhe dar as dicas necessárias para contornar esse problema sempre que você o tiver. Dores musculares são muito incômodas e quando elas são frequentes é pior ainda. Abaixo, você encontra as melhores receitas caseiras para dor muscular.

Alecrim

As folhas de alecrim são recomendadas para quem está com a musculatura inflamada, o que causa as dores musculares.

O alecrim é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam o nosso tecido muscular a ficar mais aliviado, o que automaticamente reduz a nossa dor e o nosso desconforto.

“Veja tudo sobre o chá de alecrim”

Para fazer esse tratamento, você vai precisar preparar uma mistura de:

  • 30 gramas de alecrim em uma jarra de água fervente
  • cobrir e deixar o chá descansar por 30 minutos.
  • Depois disso você apenas precisa embeber um pano nesse chá e aplicar na região dolorida 2 ou 3 vezes por dia.

Vinagre de maçã

Um dos melhores itens que temos para tratar a dor muscular causada por tensão ou cansaço é o vinagre de maçã. Não hesite, pois ele é bom mesmo. Para fazer esse tratamento, você vai precisar preparar um banho com água morna e duas xícaras de vinagre de maçã. Se você está sofrendo com distensão dos músculos, o vinagre de maçã vai ajudar.

Gelo

Esse remédio é específico para quem sofre de dores musculares graves. Basta aplicar gelo na área afetada pela dor muscular para que os músculos sejam relaxados e a inflamação diminua. É recomendado que você não se exponha ao calor.

As compressas quentes podem nos ajudar a aliviar as dores musculares no início, mas o calor dilata os nossos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo circulatório naquela área, o que provoca mais inchaço e dor a longo prazo.

Pimenta e óleo de gergelim

Esses dois itens são muito bons para tratar a dor muscular. Para fazer esse tratamento basta preparar uma mistura de pimenta moída e óleo de gergelim. Com a mistura, você deve massagear a área muscular afetada.

Óleos essenciais

As massagens com alguns tipos de óleos essenciais é importante para a diminuição das dores musculares. Tratam-se de remédios caseiros muito eficazes para tratar esse problema de saúde tão comum.

Você deve estar se perguntando quais óleos podem ser os usados. Você deve usar uma mistura de óleo de amêndoa com óleo de cravo, óleo de gengibre ou óleo essencial de noz-moscada.

Esses óleos são muito eficazes para o alívio da tensão que a gente sente depois de um dia de trabalho cansativo ou depois de exercícios intenso.

Exercícios de alongamento

Você pode fazer uma série básica de exercícios de alongamento para melhorar as dores dos seus músculos. O alongamento é indicado em todos os casos, exceto se haver algum ferimento na região a ser alongada. O alongamento pode piorar a situação nesses casos.

Terapia de vapor

Você já ouviu falar nos banhos de vapor? Tratam-se de terapias muito boas para ajudar no relaxamento e na diminuição da tensão e da dor muscular.

Para esse tratamento você pode tomar um banho de vapor em casa ou ir a um spa ou sauna para isso. Com uma boa sessão de tratamento a vapor, seus músculos ficarão melhores.

É possível prevenir dores musculares?

Sim, é possível prevenir essas dores tão incômodas tomando algumas medidas. Se você sofre desse desconforto com frequência, essa informação será muito útil para você. Abaixo, você encontra uma lista das principais coisas que pode fazer se não quer sofrer de dores musculares. Acompanhe.

Relaxamento muscular

O relaxamento muscular é muito importante para ser feito quando você sofre de dor e cãibras musculares logo após se exercitar. Os exercícios de relaxamento nos preparam para as atividades físicas que vamos ter. Você deve fazer esse relaxamento especialmente nos braços, pés e panturrilhas.

Ioga

O ioga também faz muito bem para a nossa saúde em geral, especialmente para melhorar a flexibilidade dos nossos músculos, o que faz com que haja menos chances de sofrermos cãibras e dores musculares.

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o ioga pode ser feito também em casa, sem atrapalhar sua rotina com deslocamentos, e ele vai melhorar sua condição muscular.

Suplementos

Por último, temos os suplementos. Às vezes, a causa das dores musculares está na deficiência de itens como magnésio, vitamina E e cálcio.

Se não quer sofrer desse problema, é bom ter uma alimentação com riqueza nesses itens. Você pode, portanto, fazer uso regular de suplementos para complementar a sua saúde geral e a saúde dos seus músculos. Além disso, a incorporação desses suplementos faz com que você tenha uma dieta mais equilibrada.

Dica

As dores musculares são problemas que ainda podem ser causados pela deficiência de potássio. A história de que as bananas ajudam a evitar as cãibras e dores musculares é verdade, pois ela é uma fruta rica em potássio. Para se beneficiar, você pode comer 1 ou 2 bananas todos os dias.

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria