Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente mulheres entre 15 e 55 anos.

A causa específica ainda não foi encontrada, mas pode ser percebido que coisas como alterações hormonais, hereditariedade, má alimentação, estresse, gravidez, uso de contraceptivos orais, alcoolismo, ansiedade, distúrbios do sono, tabagismo e ruídos altos podem desencadear uma enxaqueca.

A enxaqueca muitas vezes é confundida com uma dor de cabeça comum, mas são coisas diferentes.

A enxaqueca costuma durar de 2 a 72 horas e é recorrente, além de que a dor desse problema de saúde é mais intensa do que a dor de cabeça comum.

Outro ponto é que a enxaqueca costuma provocar dor mais em um lado da cabeça e pode ser acompanhada por sintomas como náusea, vômito, sensibilidade à luz, cansaço, visão alterada e ansiedade.

Quando procurar o médico?

O médico deve ser procurado principalmente quando o seu quadro de enxaqueca é persistente, ou seja, quando você o sente com frequência.

Talvez seja necessário um tratamento clínico, pois essas receitas caseiras descritas abaixo são mais como tranquilizantes.

Receitas caseiras para enxaqueca

1) Chá de gengibre

 A raiz do gengibre, muito utilizada na culinária e como remédio caseiro, tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que é muito útil para tratar casos de enxaqueca e seus sintomas.

Para fazer o chá, você apenas precisa acrescentar um pedaço da raiz de gengibre em uma xícara de água fervente, para então deixar descansar por alguns minutos, coar e beber.

Se você está com uma dor de cabeça comum, o chá de gengibre também vai ajudar.

O chá de gengibre é contraindicado para pessoas que se tratam com anticoagulantes, fazem tratamento para hipertensão ou tomam injeções de insulina, estão abaixo do peso e têm hemofilia.

As opiniões sobre o gengibre na gravidez são controversas, então o ideal é ou não tomar ou pedir a opinião de um especialista antes de tomar.

Se você tem problemas de coração, não pode tomar o chá de gengibre por mais de 4 dias seguidos.

2) Chá de camomila

O chá de camomila é utilizado há muito tempo para tratar as febres, mas seus benefícios não se resumem a isso.

Esse chá também combate a enxaqueca e as dores de cabeça comum.

O consumo regular desse chá é uma importante ferramenta de prevenção das enxaquecas.

Para fazer o chá, você precisa fazer uma infusão com três colheres de sopa de camomila seca com ½ litro de água.

Você deve deixar o chá ferver e, assim que isso acontecer, deixá-lo descansar por 10 minutos, para então adicionar algumas gotas de limão e bebê-lo.

O chá de camomila não é indicado para mulheres grávidas, para crianças menores de 5 anos de idade e para pessoas alégicas à camomila ou alérgicas ao pólen.

Se você não estiver dentro dessas contraindicações, pode tomar.

3) Chá de hortelã-pimenta

Você já conhece as propriedades da hortelã-pimenta?

Ela é uma planta analgésica e calmante, o que é interessante para o caso de você estar com uma enxaqueca ou dor de cabeça comum e ter hortelã na sua casa.

O recomendado é usar 4 folhas de hortelã-pimenta para cada xícara de água quente no chá, mas você também pode esmagar as folhas e misturá-las com 10% de óleo essencial de hortelã-pimenta e aplicá-lo nas têmporas e nas áreas em que sente dor.

O chá de hortelã-pimenta não é recomendado para quem sofre de hérnia hiatal ou acidez, pois pode prejudicar as pessoas com essas condições.

Também não é indicado para quem sofre de cálculos biliares, úlceras digestivas, doenças hepáticas e intestinais e para quem sofre do mal de Parkinson.

4) Chá de capim-limão

E no chá de capim-limão, você já ouviu falar?

Esse chá ajuda a controlar a tensão e a relaxar, e por conta disso é ótimo para quem tem dor de cabeça, principalmente aquela que vem a partir do estresse.

Você apenas precisa colocar uma colher de chá de capim-limão para cada xícara de água fervente.

Se você toma medicamentos para hipertensão ou injeções de insulina, deve ter cuidado com o consumo desse chá.

De toda forma, não há estudos suficientes que comprovem sua segurança, e, visto isso, o indicado é que você não o consuma se tiver grávida ou amamentando.

5) Azeite de oliva

O azeite de oliva também é bastante indicado para tratar a enxaqueca, já que em sua composição existe um poderoso antioxidante que combate as dores de cabeça.

Esse tratamento, muito mais simples do que os anteriores, consiste apenas em tomar duas colheres de chá de azeite de oliva quando sentir dor.

6) Chá de matricária

A matricária é uma planta muito boa para ajudar no combate às enxaquecas, então, para você que já quer fazer o chá dela.

Saiba que você precisa adicionar apenas uma colher de chá da erva para um copo de água.

Você pode beber até 4 xícaras de chá por dia.

O chá de matricária é contraindicado para quem se trata com anticoagulantes, quem sofre de nervosismo, ansiedade, está vomitando, tomou anestesia local ou geral recentemente, tem menos de dois anos ou está grávida. Fora isso, pode consumir.

Mais textos relacionados
Água com alho

O alho está bastante presente nos pratos de nós brasileiros e isso muito bom. Ele tem muitos benefícios para nossa Read more

18 laxantes naturais para ajudar o seu intestino

Há pessoas que sofrem bastante com prisão de ventre, essas pessoas sentem enorme dificuldade de ir ao banheiro, algo que Read more

Receita caseira para tirar manchas de gravidez

O que você sabe sobre o melasma? Você precisa saber, por exemplo, que o melasma também é conhecido pelo nome Read more

Receita caseira para rachaduras no calcanhar

Você sofre com rachaduras no calcanhar? Esse problema comum pode acontecer por algumas causas específicas, e neste texto você vai, Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =