Sair no verão é tudo de bom, não é?
O problema é quando não preparamos nossa pele para a exposição ao sol e terminamos o dia com queimaduras dolorosas causadas pelos raios ultravioleta.
Neste texto você verá receitas caseiras para queimadura de sol, que são mais baratas do que os cremes receitados pelos médicos e também são bastante eficazes.
Acompanhe.
1- Aloe Vera
A aloe vera, bastante conhecida no Brasil pelo nome de “babosa”, tem propriedades incríveis que beneficiam a pele.
Se você está sofrendo de alguma queimadura solar ou outro tipo de queimadura não muito grave, pode passar um pouco do gel de babosa na queimadura.
Quando você faz a aplicação do gel diretamente na pele, vai aliviar a coceira e a queimadura vai cicatrizar mais rápido, pois a aloe vera contém uma alta quantidade de colágeno, que faz com que, depois de cicatrizada, a queimadura não apresente uma marca muito grande.
Você pode comprar o gel de babosa em lojas de produtos naturais, mas pode também cortar um ramo da planta, abri-la e passar a polpa dela sobre a queimadura.
VEJA TAMBÉM
2- Leite fresco
Como é mais fácil de obter leite do que aloe vera, você pode preferir esse tratamento, que também funciona.
O ácido láctico presente no leite contém propriedades que acalmam as queimaduras solares na pele.
Tudo o que você precisa fazer é mergulhar um pano ou gaze no leite integral fresco e com cuidado aplicar na área afetada.
Você deve deixar o pano embebido em leite entrar com contato com a queimadura por 20 minutos, para depois enxaguar a pele com água fria.
Deve ser usado o leite integral, pois ele contém um teor maior de gordura.
3- Leite de coco
Você conhece o óleo de coco?
Trata-se de um produto que contém ácidos graxos essenciais para a saúde.
Por esse motivo, ele é tão indicado para vários tipos de tratamento, dentre eles o tratamento das queimaduras solares.
O óleo de coco é rico em fibras, vitaminas e minerais, muito do que o seu corpo precisa para funcionar normalmente.
Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas são eficazes no tratamento da irritação, vermelhidão e no combate às infecções causadas.
Basta aplicar o óleo de coco na pele e deixá-lo agir por alguns minutos, para então remover com água.
4- Água fria
Esse é outro tratamento indicado para você que quer começar a fazer algo para curar as cicatrizes agora mesmo e não tem como fazer os tratamentos acima.
Esse tratamento consiste em aplicar compressas de água fria na região queimada, pois isso reduzirá o desconforto das queimaduras solares.
Com uma toalha, aplique a água fria na região queimada da pele, e, para a toalha não voltar logo à temperatura normal por causa do contato com a pele, molhe a toalha toda e vá aplicando pedaço por pedaço.
A princípio, pode não fazer sentido a dica de não aplicar gelo, sendo que é recomendado aplicar compressas de água fria, mas o gelo não é indicado porque pode restringir o fluxo sanguíneo e causar danos a alguns tecidos.
As compressas de água, por outro lado, tirarão o calor da queimadura.
O ideal é aplicar essa compressa imediatamente após a exposição ao sol.
5- Folha de bananeira
As folhas de bananeira, fáceis de serem conseguidas aqui no Brasil, são muito recomendadas para tratar as queimaduras, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anti-hemorrágicas, tudo isso ajudando a proteger a sua saúde e evitar que a queimadura se agrave.
Para fazer esse tratamento, basta aplicar as folhas frescas bem lavadas na queimadura, mas você também pode esmagar as folhas de bananeira e obter o suco, pelo aplicá-lo dessa forma.
6- Batata
A batata tem propriedades importantes para tratar as queimaduras, pois contém compostos à base de amido que favorecem a cura dessa condição.
Você pode cortar uma batata crua em fatias e passá-las em movimentos suaves na área que contém queimaduras.
Além disso, pode ralar uma batata fria e aplicá-la como um cataplasma.
Outra forma de utilizar a batata para aliviar o dano causado pelas queimaduras é colocá-la no liquidificador com um pouco de água, misturá-los e aplicar a mistura nas áreas queimadas pelo sol.
Você deve esperar a mistura secar antes de enxaguar.
7- Tomate
O último tratamento para queimaduras causadas pelo sol apresentado pelo artigo é o uso do tomate, pois ele é um dos alimentos que possuem maiores propriedades hidratantes.
Se a queimadura não for grave, o tomate certamente dará conta.
Se for grave, o melhor é você procurar um médico.
O tomate conta com propriedades curativas e hidratantes, e isso vai auxiliar bastante no processo de restauração da pele queimada.
Para fazer esse tratamento você pode preparar um shake e usar a polpa do tomate para aplicar na área afetada, deixando agir por 15 minutos.
A remoção deve ser feita com água fria.
Como dito mais acima, esses tratamentos são eficientes mas só devem ser feitos se as suas queimaduras não forem graves.