receita de chá de rosa vermelha para o sistema imunológico

Os muitos benefícios para a saúde do chá de rosa vermelha incluem sua capacidade de aliviar dores menstruais, prevenir doenças crônicas, estimular o sistema imunológico, acelerar a cicatrização, melhorar a digestão, desintoxicar o corpo, aliviar infecções respiratórias, estimular o humor e regular seu ciclo de sono. 

O que é o chá de rosa vermelha?

O chá de rosa vermelha é feito de flores de rosas inteiras ou de pétalas de rosas depois de secas. Esta é uma variedade popular de chá do Oriente Médio, mas pode ser apreciada em qualquer lugar do mundo.

Os muitos benefícios do chá de rosa vermelha são o resultado das altas concentrações de vitamina C, polifenóis, vitamina A, vários minerais, nerol, geraniol, mirceno, quercetina e outros antioxidantes.

Benefícios para a saúde do chá de rosa vermelha

Adicionando chá de rosa vermelha ao seu regime de saúde pode ajudá-lo a tratar artrite, cólicas menstruais, câncer, gripe, resfriado, dificuldades digestivas, bronquite, depressão, insônia e muitas outras doenças crônicas.

Ao contrário do chá de rosa mosqueta, que é feito do fruto da planta rosa, este chá é derivado de todas as flores ou pétalas.

  • Doença crônica – Uma das principais causas da doença crônica, como câncer e doença cardiovascular, é o estresse oxidativo. Isso é causado por radicais livres, os subprodutos naturais do metabolismo celular que podem causar a mutação das células saudáveis.

Ao aumentar o número de antioxidantes em nosso corpo, incluindo mirceno, quercetina e mirceno do chá de rosa vermelha, é possível reduzir o risco de sofrer essas condições crônicas.

  • Distúrbios do sono – A propriedade sedativa natural do chá rosa vermelha faz com que seja uma maravilhosa bebida para terminar uma noite, permitindo-lhe reduzir inflamações, aliviar o stress e regular os hormônios relacionados a padrões de ritmo e circadiano.

Se você sofre de insônia, ou regularmente tem o sono perturbado ou interrompido, tentar o chá de rosa vermelha antes de ir para a cama pode ser uma ótima opção.

  • Aflição respiratória – Comumente prescrito ou recomendado para acalmar as vias respiratórias, pulmões e garganta, o chá de rosa vermelha é uma excelente opção se você está lutando com um resfriado, gripe, bronquite ou outra condição que afeta o sistema respiratório. Também ajuda a expelir o muco e a fleuma, que é onde as bactérias e outros patógenos podem viver e prosperar.

  • Sistema imunológico – Esse benefício do chá de rosa vermelha é talvez um dos mais evidentes e importantes. Tal como acontece com muitas plantas e flores diferentes usadas para fazer chás de ervas, o chá de rosa vermelha é rico em vitamina C, uma das vitaminas mais importantes para o nosso corpo.

É uma parte essencial do nosso sistema imunológico, pois estimula a produção de glóbulos brancos e funções como um antioxidante, efetivamente reduzindo o estresse oxidativo. Os antioxidantes do chá de rosa vermelha são benéficos no fortalecimento geral do sistema imunológico.

Protegendo-o contra danos causados ​​por compostos conhecidos como radicais livres e compostos similares no corpo, esse chá mantém o sistema imunológico funcionando normalmente. Os sistemas imunológicos saudáveis ​​são melhores no manejo de infecções por bactérias, parasitas e vírus.

Certos antioxidantes chamados polifenóis no chá de rosa vermelha têm propriedades anti-inflamatórias, resultando em uma mudança fundamental na resposta do sistema imunológico que pode ser benéfica no tratamento da artrite reumatóide e outras doenças auto-imunes.

Em uma função relacionada às suas propriedades anti-cancerígenas, o chá de rosa vermelha também protege o organismo contra os danos causados ​​pelos raios de luz ultravioleta. Beber esse chá preveniu respostas inflamatórias e imunossupressoras associadas com a exposição aos raios UVA/UVB, reduzindo o risco de danos.

Maneiras de fazer chá de rosa vermelha

Você pode fazer chá de rosa vermelha a partir das flores em seu jardim, juntamente com alguns outros ingredientes, como mel, pó verde ou chá preto. A receita básica, no entanto, é bem simples.

Você pode começar com as flores de rosas secas ou com as pétalas. Basta remover as pétalas ou flores e armazená-las em uma lata de chá ou em outro lugar fresco e seco por até duas semanas. Algumas pessoas preferem usar pétalas frescas para preparar o chá, mas o sabor é um pouco diferente.

Efeitos colaterais do chá de rosa vermelha

Em termos de efeitos colaterais, o chá de rosa vermelha não contém componentes tóxicos e não é conhecido como um alérgeno comum. No entanto, com vários polifenóis e antioxidantes poderosos, uma quantidade excessiva desse chá pode causar o seguinte:

  • Dor de cabeça;

  • Náusea;

  • Vômito;

  • Fadiga;

Beber 1 a 2 copos de chá rosa vermelha por dia não deve ter efeitos colaterais negativos para a maioria dos usuários. Devido à falta de pesquisa, mulheres grávidas e lactantes são desencorajadas a consumir o chá.

Receita de chá de rosa vermelha para o sistema imunológico

Ingredientes:

  • 1 xícara de pétalas de rosas vermelhas recém cortadas ou secas;
  • 3 xícaras de água (quente, mas sem ferver);
  • Mel à gosto
  • 1/4 xícara de folhas de chá verde (opcional, se você quiser chá verde com sabor de rosa);
  • 1/4 xícara de folhas de chá preto (opcional, se você quiser chá preto com sabor de rosa);

Modo de fazer:

  1. Se estiver usando pétalas de rosas frescas, enxágue-as com água antes de usar;
  2. Coloque as pétalas em uma panela de água quente, mas não deixe ferver. Se você estiver fazendo uma versão alternativa de chá preto ou verde, misture as folhas nesta etapa e deixe-as ficarem ao lado das pétalas de rosas;
  3. Cubra a panela e deixe as pétalas de rosa em infusão por aproximadamente 5 minutos;
  4. Coe a mistura, deixando apenas as pétalas de rosa;
  5. Adicione mel a gosto, se necessário.

Comentários Desativados