2 de julho de 2022

receita de chá de tomilho para dor de garganta

O tomilho não é apenas uma das ervas culinárias mais populares hoje em dia – ele também tem uma longa história de uso como curador e protetor medicinal.

Na era romana, foi consumido para evitar o envenenamento.

É bastante usado também na conservação de carnes e contra doenças transmitidas por alimentos.

Antes dos antibióticos modernos entrarem em cena, o óleo extraído do tomilho era usado no intuito de medicar ataduras.

Tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva pertencente à família das mentas (Lamiaceae). 

A planta é parente do gênero orégano Origanum

Atualmente é cultivada no mundo todo, e as folhas são comumente secas e utilizadas como tempero culinário.

Você pode até não perceber que já usou essa erva medicinalmente em sua vida antes.

O timol, ingrediente mais ativo do tomilho, é usado em bochechos de Listerine e Vicks VapoRub por causa de suas propriedades antibacterianas e antifúngicas.

O fato de estes produtos clássicos, embora não muito naturais, optarem por utilizar o timol como ingrediente-chave, traduz os inegáveis ​​benefícios medicinais desta erva versátil.

Ao contrário de outras ervas secas, que depois de apenas 3 dias, tem seu conteúdo de vitaminas e nutrientes reduzidos, os compostos benéficos na planta Thymus vulgaris permanecem praticamente intactos, mesmo após o processamento. 

Seu ácido rosmarínico – um importante antioxidante – mantém-se bem no tempero seco.

Existe uma maneira fácil e simples de fazer desta erva algo de consumo como diário em sua vida.

Basta ter sempre em mãos um pouco de tomilho seco, para que possa acrescentar às suas refeições de forma eficiente e eficaz. 

Você também deve optar por tomilho fresco quando você precisar dele para obter um efeito ainda mais poderoso de sabor e aroma.

Benefícios para a saúde do tomilho

Hoje, muitos afirmam que esta bebida quente ajuda com a tosse e a congestão nasal. 

Diz-se que beber o chá é um bom expectorante, contribuindo para soltar muco dos pulmões devido a bronquite e infecções do trato respiratório superior.

É verdade que o principal constituinte da planta – o timol – demonstrou atividade antiviral, antibacteriana e antifúngica em experimentos laboratoriais.

O que pode ser dito com certeza é que o chá feito com tomilho oferece um sabor salgado satisfatório, incomparável com as variedades comuns de chás de ervas.

Alguns dizem que é bom para perda de peso, mas sendo que é uma bebida de zero caloria, realmente não há problema consumi-lo enquanto faz dieta.

O chá de tomilho no combate dores de garganta

O óleo extraído do tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais fortes, tornando-se uma arma séria contra as dores de garganta. 

Seu conteúdo de carvacrol é uma das principais razões do porquê é um dos principais óleos essenciais para alívio da dor de garganta.

Receita de chá de tomilho para dor de garganta

Chá simples de tomilho

Ingredientes:
  • 1 colher de chá de pó de tomilho;
  • 1 xícara de água filtrada.
Modo de fazer:
  1. Ferva a água;
  2. Coloque o pó em uma xícara;
  3. Despeje a água fervendo no copo;
  4. Mexa e sirva em seguida.

Uma dica: Para maximizar os benefícios do chá de tomilho para a saúde e o conteúdo de nutrientes, você deve fazê-lo usando o pó moído e bebendo-o sem coar.

Precauções com o tomilho

Se consumido em quantidades normais de alimentos, o tomilho é considerado extremamente seguro. 

Quando tomado em quantidades maiores para fins medicinais, se deve tomar apenas em curtos períodos de tempo, já que pode causar problemas certos digestivos quando ingerido em grandes quantidades.

Para mulheres grávidas ou amamentando, é melhor consumir esta erva em quantidades normais de alimentos, não em quantidades medicinais. 

Não é um alérgeno alimentar comum, mas se você é alérgico a orégano ou outras espécies de Lamiaceae, então você também pode ser alérgico a tomilho.

Para mulheres que têm condições sensíveis a hormônios, como câncer de mama, câncer de ovário, câncer de útero, miomas uterinos ou endometriose, pode agir como estrogênio no corpo. 

Evite se você tem alguma condição que pode ser agravada pela exposição ao estrogênio.

Quando usado em grandes quantidades, este tempero pode diminuir a coagulação do sangue, por isso tenha especial cuidado se tiver algum distúrbio da coagulação ou se estiver tomando anticoagulantes. 

Pela mesma razão, é melhor não tomar duas semanas antes da cirurgia.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria