2 de julho de 2022

Receitas caseira para unhas encravadas

Só quem sofre ou já sofreu com unhas encravadas sabe o quanto é incômodo.

Esse problema é comum e pode acontecer a qualquer idade, sendo mais frequente em pessoas entre 14 e 25 anos de idade. Não é apenas incômodo, mas também doloroso, conviver com esse tipo de problema, principalmente quando andamos com sapatos desconfortáveis que aumentam o desconforto. Neste artigo, você conhecerá receitas caseiras para unhas encravadas.

Qual é o maior perigo e o que causa a unha encravada?

O maior perigo de ter a unha encravada é o risco de infecção. A unha encravada entre dentro da carne e pode machucar, podendo gerar, caso não seja tratado, infecção no dedo.

Esse problema de saúde pode ser causado por vários motivos, como machucado severo — trauma —, fatores anatômicos, como quando a unha fica mais espessa ou se curva naturalmente, e cortar as unhas de forma incorreta.

É possível resolver unha encravada sem ir ao médico?

Muitas pessoas têm medo de que o médico dermatologista queira mexer na unha — o que é uma possibilidade — para saber quão grave é o problema.

Outras pessoas ainda temem coisas como pequenas cirurgias, as quais são solicitadas quando o problema já é muito grave.

Entretanto é possível resolver a unha encravada sem ir ao médico, mas ainda é aconselhável você ir caso ela esteja bastante encravada.

Receitas caseiras para unhas encravadas

Abaixo você vai encontrar algumas dicas e um remédio muito bom para acabar com as unhas encravadas para que você possa andar com qualquer sapato sem sentir qualquer desconforto. Acompanhe.

Lavar o pé

Apenas fazer isso não vai desencravar a unha, mas vai ajudar no processo. Você deve lavar o pé com frequência, várias vezes por dia, para se livrar das bactérias. O ideal é lavar o pé utilizando sabões antibacterianos, que você pode encontrar em mercados. Você perceberá, com o uso desses sabões, pelo menos um alívio na dor.

Lavar com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um item que não pode faltar na sua casa, pois ele é cheio de benefícios para o nosso corpo. Para ajudar no tratamento das unhas encravadas, você pode misturar ¼ de xícara de vinagre de maçã em água aquecida. A quantidade água deve ser o suficiente para cobrir os seus pés.

Mas, se não quiser mergulhar os pés na água com vinagre de maçã, você pode aplicar o vinagre do dedo, na região onde dói.

O vinagre de maçã tem benefício de evitar infecções bacterianas, embora não possa combater uma que já existe.

Receita caseira para unhas encravadas

Agora, você vai conhecer uma receita que pode aplicar para aliviar a inflamação e a dor típicas causadas por uma situação de unha encravada.

Esse remédio deve ser aplicado diretamente na unha. Você pode deixar o pé de molho na solução, além disso. São vários ingredientes que você precisa, mas você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais sem muitas dificuldades.

Ingredientes:

  • 50 g de óleo de coco;
  • 50 g de gel de aloe vera (babosa);
  • 5 gotas de óleo de lavanda;
  • 1 gota de óleo de orégano;
  • 5 gotas de óleo de tea tree;
  • 2 gotas de óleo de hortelã;
  • 5 gotas de óleo de eucalipto.

Tudo pronto? Com todos esses ingredientes em mãos, você simplesmente precisa misturá-los em algum recipiente, com o auxílio de umas colher.

Depois disso, você deve aplicar a mistura sobre o dedo e a unha limpos e secos, de você deve deixar esse remédio secar ao ar . Por isso quando aplicar você deve ir para um lugar onde circule ar, na varanda de casa ou no jardim. Além disso, você pode enrolar o dedo em gaze depois da aplicação e colocar sapatos mais largos, para não machucar.

Essa receita deve ser feita e usada de 2 a 3 vezes ao dia. Depois disso, você precisa lavar as mãos e evitar o contato delas com os olhos. Acontece o óleo de orégano, um dos itens dessa receita, mesmo sendo um bom antibiótico natural pode causar uma sensação de queimação. Não seria nada agradável se ele provocasse irritação nos seus olhos, não é?

Arrancar a unha

Infelizmente há muitos casos em que é preciso arrancar a unha que está dentro da carne e quando é assim mais grave é preciso buscar um profissional para fazer esse serviço.

Em casos mais sérios você pode utilizar das dicas acima, ajudará a desinfeccionar e a limpar o local.

Normalmente são dermatologistas e podólogos que fazem esse tipo de serviço.

Veja abaixo um vídeo em que se mostra a retirada de uma unha encravada.

MAS ATENÇÃO, PODE CONTER CENAS FORTES PARA ALGUMAS PESSOAS

Dica

Alguns sapatos não devem ser usados com frequência quando você sofre de unha encravada, pois esses sapatos podem piorar o problema. É estritamente recomendado que você não use sapatos de salto alto ou tênis que apertam muito os dedos. Além de eles poderem machucar o que já está machucado, ainda impedem que a região afetada cicatrize de forma adequada.

Quais sapatos são adequados para usar, então? Se você não pode usar esses sapatos, é recomendado que use outros, como sandálias ou tênis mais moles e folgados, que não machucam. Para as mulheres, as sandálias são ainda mais recomendadas, porque permitem que o pé respire. Dessa forma, a cicatrização é bem melhor.

Lembre-se que, se a unha estiver muito encravada, é recomendado que você vá ao médico.

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria