Geralmente as úlceras fazem com que a pessoa se sinta oprimida pela dor, pela azia e pela incapacidade para comer determinados alimentos. Ela acaba tendo que se limitar a uma dieta restrita devido ao desconforto e, em alguns casos, aos vômitos e maus maiores.
Mas a boa notícia é que até para algo sério como uma úlcera, existem receitas caseiras que podem combater seus sintomas e até eliminar de vez a doença a longo prazo.
Antes de sabermos mais sobre os paliativos e curas, vamos entender um pouco sobre como é o processo que faz surgir a úlcera.
O que é uma úlcera no estômago?
A úlcera tem a aparência de uma ferida no revestimento que cobre o estômago e o duodeno, sendo esta última, a parte em que o intestino delgado começa.
Antes de aparecer as dores, a azia se faz presente, e como muitos lutam com esse mal rotineiramente, nem sequer imaginam que estão lidando com um problema muito maior e mais sério.
Seu estômago precisa de secretar muitos sucos gástricos, especialmente se você comer carne. Ele estimula as enzimas a espalharem as proteínas e aminoácidos para o seu corpo. Isto é conhecido como “metabolizar a proteína“. O abrigo que reveste o estômago e o protege durante esse processo é uma espécie de mucosa bem frágil.
A negligência com a saúde, infecções ou maus hábitos de vida podem ter um reverso sobre a eficácia desse processo, fazendo com que o ácido inicie um ataque para desfazer o seu próprio tecido. Nesse ponto, ocorrem as seguintes situações:
- Primeiro você sente azia;
- A deterioração das paredes é então iniciada;
- As feridas que são resistentes à formação de cicatrizes aparecem como as parecem chamadas úlceras gástricas.
- Finalmente, elas podem acabar sangrando.
Causas das úlceras estomacais
Algumas das causas que geralmente perpetuam o aparecimento de úlceras são:
- Infecção pela bactéria Helicobacter Pylori. Isso é tratado com antibióticos, podendo piorar a condição das úlceras em alguns casos;
- Quando você consome continuamente anti-inflamatórios, como aspirina, esteroides ou ibuprofeno, corticosteroides, teofilina, laxantes e antibióticos;
- Se você vive situações estressantes, pode piorá-las continuamente, assim como alimentos condimentados. Estresse, por afetar o sistema nervoso, é um dos estimuladores para secretar mais fluidos do estômago;
- O fator de alimentação é muito importante. Os alimentos industrializados e processados, cheios de carboidratos, glúten, açúcar, gorduras trans e sódio podem ser a causa de você ter uma úlcera gástrica;
- Talvez quando você come você faz isso tão rápido que não executa corretamente o processo de mastigação;
- Tabaco e o álcool são verdadeiras bombas dentro do organismo, já que ambos induzem o estômago a secretar mais líquidos.
Sintomas de úlcera no estômago
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, mas há casos em que é possível identificar alguns sinais da presença de úlceras no estômago. Entre esses sintomas estão:
- Dor que aparece como uma espécie de cãibra repentina logo após você ter se alimentado ou à noite;
- Azia que parece ter sido aliviada quando você come uma refeição ou se você toma um antiácido;
- Distúrbios digestivos como constipação, diarreia, peso para digerir alimentos e inflamação no abdômen;
- Dor de cabeça;
- Sangramento de cor escura nas fezes ou vômito.
Remédios naturais para combater a úlcera no estômago
Se você quiser evitar medicamentos agressivos, como antibióticos que não ajudam, e antiácidos, que em muitos casos são paliativos ou contraproducentes, convidamos você a usar as seguintes receitas naturais:
Vinagre de maçã – O vinagre de maçã é muito eficaz no equilíbrio da quantidade de ácido no estômago.
Uso: Despeje em um copo de água, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e tome até 2 vezes ao dia.
Bicarbonato de sódio – O bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar a dor que surge de repente. Alivia a irritação causada pelo ácido do estômago no seu revestimento.
Uso: Em um copo de água, adicione ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem e tome quando tiver dor.
Não se acostume a fazê-lo regularmente, somente quando a dor for muito forte. Pode acabar agravando o caso ao invés de ajudar.
Suco de aloe vera – O aloe Vera é um calmante para queimaduras, bem como anti-inflamatório, por isso ajudará a restaurar e proteger a mucosa gástrica.
Uso: Tome ½ xícara de suco batido no liquidificador (água e aloe vera, apenas) antes das refeições.
Se causar um efeito laxante, diminua-o adicionando mais água.
Gengibre – O gengibre é uma raiz que contribui para a proteção do estômago, sendo capaz de bloquear e neutralizar o ácido gástrico e as bactérias Helicobacter pylori, melhor do que qualquer antibiótico.
Além disso, impede o aparecimento de úlceras. Essa “raiz” tem sido usada ancestralmente para combater problemas gástricos.
Uso: Ferva ½ litro de água, abaixe o fogo e adicione 3 fatias de gengibre esmagado nesta água. Deixe descansar até esfriar. Filtre e tome um terço do líquido cerca de 30 minutos antes de comer.
Camomila – As flores de camomila são calmantes e sedativas. Elas servirão para acalmar a dor ou cãibras noturnas e, por sua vez, relaxar você para dormir.
Uso: Em um copo de água fervente, adicione 1 colher de sopa de flores de camomila, deixe repousar, filtre e beba.
Vitamina D – Esta vitamina é um ótimo suporte para você combater infecções. Quando seu corpo recebe vitamina D em doses adequadas, peptídeos antimicrobianos irão ajudá-lo a remover todas as infecções.
Uso: Não esqueça que a melhor fonte de vitamina D é o sol. Portanto, eu recomendo que você se exponha por alguns minutos por dia.