2 de julho de 2022

Receitas caseiras para úlcera

Geralmente as úlceras fazem com que a pessoa se sinta oprimida pela dor, pela azia e pela incapacidade para comer determinados alimentos. Ela acaba tendo que se limitar a uma dieta restrita devido ao desconforto e, em alguns casos, aos vômitos e maus maiores.

Mas a boa notícia é que até para algo sério como uma úlcera, existem receitas caseiras que podem combater seus sintomas e até eliminar de vez a doença a longo prazo.

Antes de sabermos mais sobre os paliativos e curas, vamos entender um pouco sobre como é o processo que faz surgir a úlcera.

O que é uma úlcera no estômago?

A úlcera tem a aparência de uma ferida no revestimento que cobre o estômago e o duodeno, sendo esta última, a parte em que o intestino delgado começa.

Antes de aparecer as dores, a azia se faz presente, e como muitos lutam com esse mal rotineiramente, nem sequer imaginam que estão lidando com um problema muito maior e mais sério.

Seu estômago precisa de secretar muitos sucos gástricos, especialmente se você comer carne. Ele estimula as enzimas a espalharem as proteínas e aminoácidos para o seu corpo. Isto é conhecido como “metabolizar a proteína“. O abrigo que reveste o estômago e o protege durante esse processo é uma espécie de mucosa bem frágil.

A negligência com a saúde, infecções ou maus hábitos de vida podem ter um reverso sobre a eficácia desse processo, fazendo com que o ácido inicie um ataque para desfazer o seu próprio tecido. Nesse ponto, ocorrem as seguintes situações:

  • Primeiro você sente azia;
  • A deterioração das paredes é então iniciada;
  • As feridas que são resistentes à formação de cicatrizes aparecem como as parecem chamadas úlceras gástricas.
  • Finalmente, elas podem acabar sangrando.

Causas das úlceras estomacais

Algumas das causas que geralmente perpetuam o aparecimento de úlceras são:

  • Infecção pela bactéria Helicobacter Pylori. Isso é tratado com antibióticos, podendo piorar a condição das úlceras em alguns casos;
  • Quando você consome continuamente anti-inflamatórios, como aspirina, esteroides ou ibuprofeno, corticosteroides, teofilina, laxantes e antibióticos;
  • Se você vive situações estressantes, pode piorá-las continuamente, assim como alimentos condimentados. Estresse, por afetar o sistema nervoso, é um dos estimuladores para secretar mais fluidos do estômago;
  • O fator de alimentação é muito importante. Os alimentos industrializados e processados, cheios de carboidratos, glúten, açúcar, gorduras trans e sódio podem ser a causa de você ter uma úlcera gástrica;
  • Talvez quando você come você faz isso tão rápido que não executa corretamente o processo de mastigação;
  • Tabaco e o álcool são verdadeiras bombas dentro do organismo, já que ambos induzem o estômago a secretar mais líquidos.

Sintomas de úlcera no estômago

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, mas há casos em que é possível identificar alguns sinais da presença de úlceras no estômago. Entre esses sintomas estão:

  • Dor que aparece como uma espécie de cãibra repentina logo após você ter se alimentado ou à noite;
  • Azia que parece ter sido aliviada quando você come uma refeição ou se você toma um antiácido;
  • Distúrbios digestivos como constipação, diarreia, peso para digerir alimentos e inflamação no abdômen;
  • Dor de cabeça;
  • Sangramento de cor escura nas fezes ou vômito.

Remédios naturais para combater a úlcera no estômago

Se você quiser evitar medicamentos agressivos, como antibióticos que não ajudam, e antiácidos, que em muitos casos são paliativos ou contraproducentes, convidamos você a usar as seguintes receitas naturais:

Vinagre de maçã – O vinagre de maçã é muito eficaz no equilíbrio da quantidade de ácido no estômago.

Uso: Despeje em um copo de água, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e tome até 2 vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar a dor que surge de repente. Alivia a irritação causada pelo ácido do estômago no seu revestimento.

“Saiba mais sobre o bicarbonato de sódio”

Uso: Em um copo de água, adicione ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem e tome quando tiver dor.

Não se acostume a fazê-lo regularmente, somente quando a dor for muito forte. Pode acabar agravando o caso ao invés de ajudar.

Suco de aloe vera – O aloe Vera é um calmante para queimaduras, bem como anti-inflamatório, por isso ajudará a restaurar e proteger a mucosa gástrica.

Uso: Tome ½ xícara de suco batido no liquidificador (água e aloe vera, apenas) antes das refeições.

Se causar um efeito laxante, diminua-o adicionando mais água.

Gengibre O gengibre é uma raiz que contribui para a proteção do estômago, sendo capaz de bloquear e neutralizar o ácido gástrico e as bactérias Helicobacter pylori, melhor do que qualquer antibiótico.

Além disso, impede o aparecimento de úlceras. Essa “raiz” tem sido usada ancestralmente para combater problemas gástricos.

Uso: Ferva ½ litro de água, abaixe o fogo e adicione 3 fatias de gengibre esmagado nesta água. Deixe descansar até esfriar. Filtre e tome um terço do líquido cerca de 30 minutos antes de comer.

“Saiba mais sobre o gengibre”

Camomila – As flores de camomila são calmantes e sedativas. Elas servirão para acalmar a dor ou cãibras noturnas e, por sua vez, relaxar você para dormir.

Uso: Em um copo de água fervente, adicione 1 colher de sopa de flores de camomila, deixe repousar, filtre e beba.

Vitamina D – Esta vitamina é um ótimo suporte para você combater infecções. Quando seu corpo recebe vitamina D em doses adequadas, peptídeos antimicrobianos irão ajudá-lo a remover todas as infecções.

Uso: Não esqueça que a melhor fonte de vitamina D é o sol. Portanto, eu recomendo que você se exponha por alguns minutos por dia.

“Saiba mais sobre a camomila”

Mais textos relacionados
Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente Read more

Receita caseira para flacidez

A flacidez ocorre de forma natural com o passar dos anos, ou seja, quanto mais você envelhece, mais flácida sua Read more

Receita caseira para impotência sexual

A disfunção erétil é uma condição de disfunção fisiológica masculina que envolve muitas patologias diferentes.  É uma condição na qual Read more

Receita caseira para manchas no rosto
mancha na pele

As pessoas, à medida em que envelhecem, são expostas ao sol, ficam grávidas, tomam contraceptivos orais, sofrem de acne etc., Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria