7 de março de 2021

Remédio caseiro para anemia na gravidez

Então, sua gravidez está indo muito bem quando, de repente, você recebe o diagnóstico: anemia na gravidez.

Afinal, você está comendo uma dieta perfeita para a gravidez e fazendo o pré-natal. Será que existe um remédio caseiro para anemia na gravidez?

Sim, existe! Essa é uma condição que pode ser revertida

Juntamente com a acne, constipação e azia, anemia durante a gravidez é muito comum, mesmo para as mães saudáveis

Nunca deixe de consultar os seu médico, isso é muito importante

O que é anemia?

A anemia é causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis. Isso afeta o quão bem o oxigênio é liberado dos pulmões para os tecidos do corpo. Existem mais de 400 tipos de anemia, mas a grande maioria durante a gravidez é causada por baixo teor de ferro, com deficiência de folato chegando em segundo lugar.

O que causa anemia durante a gravidez?

mulher gravida segurando salada

Quase 50% de todas as mulheres têm anemia durante a gravidez, então é bem provável que você esteja lidando com a questão. Mesmo que você nunca tenha sido anêmica antes e tenha uma ótima dieta, ainda é possível lidar com isso.

Uma das principais causas de anemia durante a gravidez tem a ver com o  aumento do volume sanguíneo, quando podemos ter de 25 a 40% a mais de líquido correndo em nossas veias. 

Seu corpo está correndo sangue para o bebê para fornecer-lhe os nutrientes necessários. Este processo requer mais glóbulos vermelhos e mais nutrientes, nomeadamente ferro, para apoiar o seu desenvolvimento.

Outra razão para a anemia durante a gravidez relaciona-se com  os fluidos corporais, que também aumentam significativamente e dilui ainda mais a contagem de glóbulos vermelhos. 

Você corre um risco maior de desenvolver anemia durante a gravidez se estiver carregando múltiplos ou a última gravidez tiver sido bem próxima da sua atual. O vômito frequente da doença matinal também a coloca em maior risco.

Se você é do tipo que tem períodos menstruais intensos, é mais provável que esteja anêmica. Sangramento intenso de pólipos, úlceras ou até doação de sangue também diminui a contagem de glóbulos vermelhos.

Sintomas de anemia da gravidez

Existem vários indicadores de que seu corpo está anêmico. Você pode ter apenas alguns sintomas, ou você pode ter todos eles. 

Tenha em mente que esses sintomas também podem ser causados ​​por outros problemas, como o acúmulo de sangue nos pés, alterações hormonais ou níveis mais baixos de açúcar no sangue e pressão arterial.

  • Tontura;
  • Frequência cardíaca rápida ou irregular;
  • Falta de ar;
  • Olheiras sob os olhos;
  • Fadiga excessiva;
  • Problema de concentração ou nevoeiro cerebral;
  • Pele pálida, lábios e unhas;
  • Mãos e pés frios;
  • Fraqueza.

Remédio caseiro para anemia na gravidez

Carne vermelha

Muitas pessoas não querem ouvir isso, mas a carne vermelha um dos remédios caseiros para anemia na gravidez é uma das fontes mais altas e mais biodisponíveis de ferro.

Pílulas e fígado de galinha

Carne e fígado de galinha são muito ricos em ferro biodisponível, mas o sabor pode ser um pouco difícil de engolir. Pílulas de fígado congeladas são uma boa opção para aquels que não querem comer muita carne ou que estão sofrendo de aversões alimentares.

Para fazer suas pílulas de fígado, descongele ligeiramente o fígado, pique em pedaços do tamanho de uma pílula antes de recongelar. Estes podem ser engolidos ou jogados no liquidificador para shakes.

Vitamina C

A vitamina C aumenta a absorção de ferro a partir de fontes vegetais, por isso, incorpore algumas pimentas ou laranjas às suas refeições. No entanto, não tem muito efeito sobre as fontes de ferro a partir de proteínas animais. 

Você pode obter vitamina C de um suplemento vitamínico à base de alimentos ou colocar uma colher de chá de pó de camu-camu em um pouco de água. 

Ervas para anemia na gravidez

Esse remédio para anemia na gravidez é um xarope de ferro à base de plantas. Inclui dente de leão rico em nutrientes, alfafa e urtiga, entre outros para nutrir o sangue. A raiz da doca amarela é conhecida por ser particularmente rica em ferro à base de plantas.

Você pode combinar partes iguais de doca amarela seca, urtiga, alfafa, folha de dente-de-leão e capim-limão para uma fórmula de reconstrução sanguínea. Esta mistura também ajuda a aumentar a absorção de ferro.

Encha uma jarra de vidro 1/3 cheia de ervas e adicione vinagre, deixando cerca de 1/2 polegada de espaço no topo.

Tampe bem e agite diariamente antes de usar por 3 semanas seguidas. Você pode tomar 60 gotas antes de cada refeição para ajudar na absorção de ferro.

É reversível: não se preocupe

Lidar com anemia durante a gravidez pode parecer esmagadora, mas felizmente há muitos remédios naturais que podem ajudar a reverter a condição ou, pelo menos, fazer você se sentir muito melhor. 

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

postado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *