Saiba um pouco mais sobre o chá de hortelã

Você conhece todos os benefícios do chá de hortelã? E as contraindicações, então? Esse chá é bastante utilizado aqui no Brasil para tratar diversos problemas de saúde.

Neste texto, você vai descobrir como o chá de hortelã consegue melhorar o quadro de alguns problemas nossos, além de ficar por dentro dos efeitos colaterais e das contraindicações. Já está curioso, não é? Então, é só continuar lendo.

Benefícios do chá de hortelã

  • O chá de hortelã ajuda a diminuir a ansiedade, ainda mais se você o toma quente e em um ambiente sereno e tranquilo. O aroma e o gosto prazeroso do chá colaboram para que o seu estado nervoso fique mais calmo.
  • Tem também propriedades antioxidantes, que ajudam na diminuição do risco de se ter doenças cardíacas ou cânceres, que podem ser causados pela ação dos radicais livres no corpo.
  • O chá de hortelã faz com que suemos por fora enquanto nosso corpo fica mais fresco por dentro. Essas duas coisas contribuem para a diminuição rápida da febre, além da inflamação e desconforto associados.
  • Atua no tratamento dos distúrbios gastrointestinais e digestivos, um dos benefícios mais conhecidos pela população. Ajuda a remover os gases acumulados no corpo que causam inchaço, cãibras e dores no estômago. O chá de hortelã ainda estimula o fluxo da bile, o que aumenta a velocidade e a eficiência da digestão, promovendo também movimentos intestinais saudáveis. Outros problemas, como diarreia, síndrome do intestino irritável e constipação, também podem ser tratados com esse chá.
  • O chá de hortelã tem propriedade antiespasmódica, reduzindo as chances de vômito e náusea, ajudando até mesmo nas viagens de navio ou avião, quando você se sente tonto. O chá tem também qualidades anti-inflamatórias, dessa forma protegendo o estômago.
  • Ajuda a diminuir a tosse e o agravamento de problemas respiratórios. Quando relaxa os músculos da garganta e do tórax, elimina os sintomas de resfriado e gripe.
  • Por ter propriedades antibacterianas, protege o corpo das doenças, deixando o sistema imunológico forte.
  • Ajuda a emagrecer por reduzir seu apetite, impedindo que você queira comer demais, e deixa a boca fresca e limpa, com um hálito excelente.

Contraindicações do chá de hortelã

O chá de hortelã é contraindicado para pessoas que têm hérnia de hiato e acidez, porque piora o quadro desses problemas. É desaconselhável para pessoas com úlceras digestivas, cálculos biliares, doenças do fígado, doenças intestinais e doença de Parkinson. Também não pode ser usado em mulheres grávidas, por risco de abordo, ou que amamentam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *