O nome “quebra-pedra” já remete a algo forte, e, se as pessoas que tomam esse chá tivessem de classificar essa planta com uma palavra, provavelmente escolheriam “potente” ou “forte”, porque é isso o que o chá exatamente é.
Este artigo apresenta segredos sobre o chá de quebra-pedra que vão surpreender você.
Quer saber mais sobre esse remédio caseiro milenar?
Basta acompanhar o artigo lendo até o fim.
O chá de quebra-pedra é uma excelente bebida para dissolver as pedras dos rins e da bexiga, as quais incomodam e podem se tornar problemas de saúde muito maiores e mais graves com o passar do tempo.
O chá é mais conhecido por eliminar as pedras dos rins pela urina, e é por isso que o primeiro segredo que eu contarei para vocês é que ele também ajuda a remover os cálculos da bexiga.
Onde é encontrado?
A planta que dá origem ao chá pode ser encontrada em várias partes do mundo.
Por sua abundância, são destacados os países e lugares tropicais ou selvas, como as Bahamas, o Amazonas, o sul da Índia e a China.
Isso significa que você não terá muitas dificuldade para encontrar esse produto natural no Brasil.
Na verdade, é possível que você encontre sem se deslocar muito, dependendo de onde mora.
Como é a aparência da planta
Quebra-pedra é uma planta cujo tamanho não passa de 60 centímetros e é carregada de frutos pequenos de 3 mm de diâmetro.
Para fazer o chá e receber todas as propriedades, você deve infundir esses pequenos frutos, as folhas e/ou as flores.
Usos
O nome “quebra-pedra” foi dado por causa da principal funcionalidade dessa planta, entretanto, apesar de esse ser um benefício maravilhoso para quem sofre de cálculos nos rins ou em outras partes do corpo, o chá de quebra-pedra não se limita a isso.
Ele é eficaz para combater doenças que atingem o fígado, como a icterícia, e trata também infecções bacterianas como a prostatite, cistite e do trato urinário.
Quer mais? Saiba que o chá de quebra-pedras é altamente recomendado para quem tem alguma doença sexualmente transmissível, tuberculose, gripes e resfriados, além de ajudar no tratamento de outras doenças causadas por vírus.
Sem contar em outros benefícios, como redução da pressão alta, controle da diabetes e melhora nos quadros de anemia.
O que é preciso para fazer o chá
A infusão é feita a partir da inserção de cerca de 40 g da planta (podendo ser os frutos, as flores e/ou as folhas) seca em água fervente. Esses são os únicos ingredientes necessários.
O sabor desse chá pode ser um pouco amargo e intragável para algumas pessoas, então, se você não conseguir ou ter dificuldade para bebê-lo puro, pode adoçar com um pouco de mel.
Quanto consumir?
Se você sofre de pedras nos rins, é recomendado beber três xícaras de chá de quebra-pedra por dia durante um mês, não importando se as pedras já tenham sido expelidas.
Se você sofre de pedras na bexiga, deve ser feito o mesmo procedimento.
Se você sofre de câncer e quer evitar a progressão da doença, pode consumir 40 g de chá de quebra-pedra por 1 litro de água fervente.
Se você sofre de colesterol alto, pode fazer uma decocção e consumir 2 vezes ao dia.
Se você sofre de cólica e quer diminuir o desconforto, deve cozinhar a raiz do chá de quebra-pedra e beber o máximo que conseguir todos os dias em que sentir esse desconforto.
Se você sofre de alguma doença hepática, deve fazer o mesmo procedimento.
Os diabéticos, por outro lado, precisam fazer uma decocção de toda a planta e beber duas vezes por dia, a primeira delas em jejum ao acordar e a segunda delas antes de dormir.
E se o problema é hepatite, você deve usar 20 raízes de quebra-quebra infundidos em dois livros de água, onde deve deixar ferver por trinta minutos.
Você deve beber todos os dias, até que sua pele fique com a cor natural.
Agora, se o problema que você tem é uma infecção urogenital, precisa fazer uma decocção da planta toda e beber três vezes ao dia por quatro semanas.
Esse mesmo procedimento serve se você quer lidar com a malária, nefrite ou a litíase.
Mais segredos
Os segredos do chá de quebra-pedra infelizmente não se limitam às características e aos benefícios, uma vez que as contraindicações existem e devem ser levadas a sério para não causar problemas aos usuários.
O chá de quebra-pedra não deve ser tomado por crianças menores de 6 anos, gestantes e lactantes.
O princípio ativo da planta pode atravessar a placenta e chegar até o bebê, podendo causar um aborto.
No caso das lactantes, as propriedades da planta podem mudar o sabor do leite materno.
O chá também não deve ser tomado de forma seguida por um período de tempo muito longo, pois pode provocar uma intoxicação no organismo devido à perda de minerais.
O recomendado é tomar o chá de 3 semanas a um mês, fazer uma pausa de 1 a 2 semanas e depois voltar a tomar o chá.