2 de dezembro de 2020

Trigo

trigo

O trigo é usado na alimentação do homem desde que conhecemos a história da humanidade.

O trigo é o principal ingrediente do pão, da farinha e de tantos outros produtos alimentícios.

O alimento sempre gerou controvérsias em relação aos seus benefícios e malefícios.

Saiba mais sobre isso!

Benefícios do trigo para a saúde

O trigo é fonte rica de carboidratos, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Mas, é preciso sempre consumir com moderação e as quantidades ideais desse consumo variam muito, de acordo com a idade, hábitos de vida ou se a pessoa sofre de algum problema que requer consumir o trigo com muita cautela ou mesmo evitar.

Quais os cuidados para o consumo do Trigo?

Atualmente, o principal cuidado no consumo do trigo é a Doença Celíaca.

Esse problema, que afeta muitas pessoas, se trata da intolerância em relação ao glúten – composto abundantemente encontrado no trigo.

Pessoas com essa doença estão praticamente proibidas de consumir qualquer alimento que contenha glúten – ou seja, tudo o que contenha trigo (além de aveia, cevada, centeio, etc).

Um indivíduo com intolerância ao glúten/trigo pode sofrer de dores abdominais, diarreia, inchaços e outros incômodos ao consumir se não seguir à risca a dieta indicada – que proibi alimentos que contenham esse nutriente.

Além disso, mesmo que a pessoa não tenha intolerância ao glúten, é preciso consumir o trigo com moderação – já que ele pode causar aumento de peso, aumentar o nível de açúcar no sangue e até desconfortos digestivos como digestão lenta, retenção de gases, prisão de ventre, etc.

Mudanças nutricionais do Trigo ao longo do tempo

 Você sabia que a indústria modificou bastante o trigo no decorrer dos últimos 50 anos?

Com isso, pesquisadores revelam que até o código genético desse alimento sofreu alterações.

Um dos motivos para essa modificação do trigo é o aumento da produção e o barateamento do produto – que é ingrediente fundamental para muitos produtos alimentícios: pães, bolos, massas, bebidas, entre outros.

Obviamente, toda essa transformação modificou as propriedades nutricionais do trigo.

Uma delas é a quantidade de carboidratos.

Estudos apontam que essa modificação dá ao trigo quantidades ainda maiores de carboidratos – o que pode ser bom por um lado, mas nem tanto por outro.

Quantidades altas de carboidratos podem beneficiar a boa nutrição das pessoas, porém, podem prejudicar alguns indivíduos que têm problemas, por exemplo, de diabetes ou obesidade.

Ainda, essa transformação do trigo o deixou com menos proteínas – o que não é nada bom para a nossa alimentação.

Como consumir, então, o Trigo?

Como já mencionado, o trigo contém carboidrato – que é essencial para uma nutrição equilibrada e manutenção do organismo.

De qualquer forma, o consumo do trigo – em especial, por conta dos carboidratos – deve ser sempre moderado.

Ao consumir trigo ou derivados em excesso, a pessoa pode desencadear alergias (mesmo que não seja celíaca) – além de ganho de peso, mais açúcar no sangue e até prisão de ventre.

Se consumido abaixo do ideal, a pessoa pode sofrer de falta de energia, apresentar déficit de funções cerebrais (aprendizado, memória, etc) e até desmaiar.

No entanto, é bem difícil determinas o quanto de trigo devemos consumir por dia, pelo fato de ele estar presente em muitos alimentos.

Então, a melhor forma é calcular o quanto se ingere de carboidratos em geral.

Por exemplo, para quem não tem restrição em relação a esse nutriente, o ideal é que cada refeição contenha até 35 ou 40% de carboidratos.

Pessoas com problemas de diabetes, obesidade ou outros, devem consultar um profissional.

Propriedades nutricionais da farinha de Trigo branca (100 g)

  • Calorias: 360,00 kcal  
  • Carboidratos: 75 g
  • Carboidratos líquidos: 73 g
  • Proteínas: 10 g
  • Fibra alimentar 2,30 g 
  • Gorduras totais: 1,40 g          
  • Sódio:  1 mg   
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