28 de outubro de 2021

Trombeta de anjo é venenosa

A Trombeta de Anjo (Brugmansia suaveolens) é uma planta venenosa e sua espécie caracteriza-se por um arbusto com vários exemplares.

Possui um grau elevado de hibridização, considerando-se extinta pela natureza. 

A planta apresenta baixa inflamabilidade, ou seja, ela não pegará fogo fácil e por esse motivo pode ter uso em áreas que precisam ser protegidas contra incêndios

Cuidados

O clima para crescimento da Trombeta de Anjo é tropical, subtropical e equatorial

Não sobrevive a geadas ou ventos muito fortes.

O seu cultivo ocorre a pleno sol, mas em áreas quentes demais não consegue sobreviver. 

Além disso, o solo deve ser fértil, fonte de substâncias orgânicas, com drenagem e rega frequente.

Sintomas ao contato

A trombeta de anjo é uma planta venenosa e qualquer parte da dela é tóxica. 

Suas reações ao consumo podem fazer a inclusão de paralisia dos músculos lisos, taquicardia, confusão, diarreia, boca seca, alucinação audiovisual, surgimento de cicloplegia e, até mesmo, levar a óbito.

Em razão da utilização popular como uma substância recreativa, todos os produtos que apresentam a Brugmansia na composição têm o devido controle pela ANVISA.

Além disso, em virtude de que a concentração alcaloide varia de planta para planta, não é possível saber o quantitativo ativo ingerido em cada dose do elemento alucinógeno.

Por isso, resulta em várias situações de óbito por overdose.

A Brugmansia, ainda, promove a indução a um transe potente com ação violenta e desagradável, bem como repugnante e que, em determinados momentos, proporciona insanidade temporária.

Características

A Trombeta de Anjo é um tipo de arbusto, pertencente à família Solanaceae, nativa da América Central e América do Sul.

É caracterizada por ser perene, ereta, com crescimento rápido, entre 1,5 a 3m de altura, mas pode chegar a 4,5 metros em condição ideal.

Seu tronco semi-lenhoso pode ser único ou ter ramificações na base, apresentando terminações herbáceas.

As folhas membranáceas caracterizam-se finas, com base assimétrica e ápice agudo, demarcadas com nervos impressos na parte de cima.

Usos

É utilizada para decorar jardim, como uma planta isolada de crescimento livre ou com condução para arvoreta. 

Externamente, tem cultivo ornamental em lugares em que não ocorrem geadas.

Assim como demais plantas de folha larga e que crescem rapidamente, precisam de proteção em relação ao vento e abriga para não obter radiação solar diretamente em horas mais quentes do dia.

A trombeta de anjo prefere solo rico em orgânicos, rega com frequência e uma abundante fertilização ao seu crescimento pleno.

Pode ter semeadura em quaisquer épocas do ano, e tem propagação por estacas.

Uso medicinal

Da Brugmansia há o extrato de elementos para uso farmacêutico, a fim de produzir remédios que combatem infecção urinária, o mal de Parkinson, condições cardíacas, síndrome pré-menstrual e intoxicação por substâncias colinérgicas.

A medicina tradicional usa sua infusão para promover o alívio de abscessos, úlceras, eliminação de infecções por fungos e para função curativa de demais dermatites.

Mais textos relacionados
Comigo-ninguém-pode é venenosa
planta comigo ninguem pode

Ter cuidado com plantas venenosas é bastante importante principalmente para quem têm criança em casa e também animais de estimação, Read more

Copo-de-leite é venenosa

Uma planta muito conhecida e também muito bonita que é usada para enfeitar e faz parte das plantas venenosas muito Read more

Lista de plantas venenosas

Muitas pessoas gostam de plantas para ornar a casa e jardim, outras gostam de fazer um delicioso chá para tomar Read more

Urtiga é venenosa

A urtiga (Fleurya aestuans L) tem crescimento no mundo todo, mas principalmente nos países de clima temperado.  Sua origem é Read more