3 de julho de 2022

Uva

A Uva é uma fruta consumida no mundo todo.

Destaca-se por ser uma fruta suculenta e saboreada de diversas maneiras: in natura, em bebidas, passa, como ingrediente de receitas diversas.

Ainda, é a fruta da qual se faz o vinho – uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas.

Calcula-se que há mais de 5 mil variedades de Uva.

Além de saborosa, a Uva possui propriedades nutricionais diversas, que podem trazer diversos benefícios a saúde.  

Quais os benefícios da UVA?

O consumo da Uva costuma trazer muitos benefícios, como prevenir doenças, ajudar em tratamentos e nutrir o organismo em geral.

Alguns desses principais benefícios do consumo da Uva são:

  • Ajuda na melhor absorção de ferro;
  • Aumenta a imunidade em geral;
  • Ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer;
  • Faz bem para os olhos e para a visão;
  • Estimula o funcionamento do intestino, evitando e combatendo a prisão de ventre;
  • Ajuda na prevenção de problemas cardíacos;
  • Ajuda a manter a pressão arterial controlada;
  • Oferece energia ao organismo;
  • Favorece a boa digestão;
  • Combate radicais livres;
  • Tem efeitos antioxidantes;
  • É anti-inflamatória;
  • Reduz o desenvolvimento de micróbios nocivos;
  • Promove a dilatação dos vasos sanguíneos e artérias;
  • Protege as paredes das artérias;
  • Contribui para a redução do colesterol ruim;
  • Retarda o envelhecimento das células; entre outros.  

A Uva pode fazer mal?

Em alguns casos, o consumo da Uva deve ser bastante moderado e até evitado, por exemplo:

1 – Pessoas com problemas renais: o alto teor de potássio e de sódio  pode estimular a formação e a retenção de resíduos nos rins, ocasionando cálculos.

2 – Diabéticos: o alto índice glicêmico da fruta pode aumentar a quantidade de glicose no sangue, em especial, se a Uva for do tipo passa.

3 – Dietas para perda de peso: a Uva pode prejudicar as pessoas que desejam emagrecer, devido a alta quantidade de açúcar.

4 – Problemas intestinais: pessoas com quadro de diarreia devem evitar o consumo, pois a Uva favorece a evacuação intestinal.  

Tem alguma quantidade limite para o consumo da Uva?

Pessoas sem nenhum problema de saúde e acima dos 3 anos podem consumir uvas sem danos.

Mesmo assim, sempre é preciso moderar o consumo.

Isso porque a fruta tem altos índices de açúcar e efeito laxativo.

Assim, consumir uvas de forma exagerada pode elevar a glicemia no sangue e causar diarreia.

De forma geral, especialistas recomendam não consumir mais do que 2 mãos cheias de Uva por dia.

Atenção a sucos concentrados de Uva: beba até 300 ml por dia no máximo.

Quanto ao vinho, 100 ml por dia não causa problemas à saúde.

Uva mais consumida no Brasil

Você sabia que a Uva mais consumida no Brasil é a Niagara?

Essa variedade também é a campeã de vendas e de cultivo no país.

A Uva Niagara se destaca por ser sua polpa bastante adocicada.

Propriedades Nutricionais da Uva

As propriedades da Uva variam de acordo com a variedade da fruta, porém, a maior parte dessas frutas contém:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Ácido fólico;
  • Ácido Pantotênico;
  • Colina;
  • Carboidratos;
  • Fibras;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Frutose; entre outros nutrientes.
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