2 de julho de 2022

Você sabe escolher um bom azeite?

O azeite é um item essencial para a nossa alimentação, você sabia disso? Além disso ele é muito importante quando se faz a dieta mediterrânica.

Mas existe uma infinidade de azeites, muitos tipos que podem ser escolhidos, então como saber qual é o melhor deles?

Neste texto você vai conhecer algumas dicas para você saber escolher um bom azeite e como conservá-lo com segurança.

Vai ainda saber que tipos de azeites costumam combinar melhor com determinados pratos. Acompanhe.

O azeite e a saúde

O azeite está relacionado com a nossa saúde por conter uma série de itens importantes para a nossa boa vivência.

Consumir esse alimento nos fornece muitas das coisas que precisamos diariamente para nos manter saudáveis.

O azeite de oliva é, por exemplo, fonte de ácidos graxos monoinsaturados que diminuem os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, e ainda contém uma grande quantidade de vitamina E, polifenóis e antioxidantes. Esses itens ajudam a preferir o envelhecimento prematuro das célular, o câncer e a arteriosclerose.

Mas os benefícios não param por aí. O azeite é um item da nossa alimentação que melhora o nosso sistema digestivo e tem fortes ações antibacterianas, devido a grande quantidade de polifenóis que possui. Então a dica é para consumir mais azeite, seja em saladas ou para fritar alimentos.

Acidez do azeite

A acidez do azeite pode ajudar a indicar qual azeite é melhor. O azeite é melhor quando há uma menor quantidade de acidez.

Você não pode sentir a acidez do azeite, mas é bom ficar sabendo que os azeites extra-virgens têm 0,8% como acidez máxima permitida, enquanto os azeites virgens têm como acidez máxima 2%.

Isso significa que nesse sentido o azeite extra-virgem, que contém uma menor acidez, é melhor que o virgem, que contém mais.

Amargura e tempero

A amargura e o tempero são dois itens que, quando presentes de forma equilibrada, tornam melhor os azeites de tipo extra-virgem. Os melhores azeites extra-virgens têm esses dois itens.

Os compostos fenólicos que causam o amargor, a oleuropeína, são antioxidantes, que são substâncias muito importantes para o nosso corpo. Eles, por exemplo, previnem o câncer.

Os azeites com ausência de amargor, considerados doces, têm menores quantidades de antioxidantes, e por isso são azeites piores. Há também a questão do tempero.

Azeites mais apimentados contêm maiores quantidades de fenólicos, e portanto fazem bem.

Qual é a cor de um bom azeite?

A cor do azeite diz respeito ao mês em que a azeitona foi colhida, o tipo de azeitona e também o seu grau de maturação.

Isso poderia te ajudar a escolher o melhor azeite, de acordo com seus gostos. Entretanto, os azeites são colocados à venda em embalagens que não nos permitem ver a cor deles.

O que acontece quando aquecemos o azeite?

Alguns alimentos podem perder propriedades quando os aquecemos, mas não funciona dessa forma no caso do azeite.

O azeite de oliva aquecido não perde nenhuma propriedade nem nenhum conteúdo nutricional.

O azeite é conhecido por suportar altas temperaturas. Você pode, inclusive, colocar o azeite para fritar alimentos, e ele é ainda mais recomendado do que o uso do óleo.

O azeite é o tipo de óleo mais adequado para fritar gordura porque tem o ponto mais alto de todos os óleos comestíveis e se mantém estável em temperaturas elevadas.

Você consegue ainda receber mais benefícios do azeite quando ele está sendo frito em uma temperatura de 130 a 180 graus Celsius.

O resultado de um alimento preparado com azeite é que ele fica cheio de suculência e com um sabor mais agradável, sem que tudo isso diminua o valor nutricional. Interessante, não é?

Como manter o azeite bom?

O azeite de oliva pode se manter com suas propriedades quando não é exposto à luz, ao ar e a altas temperaturas. Assim como o vinho, o azeite tem essas coisas como inimigas.

Uma coisa que muitos produtores de azeite fazem é colocar o óleo em um frasco claro, para que você seja seduzido pela cor do azeite. Mas as ambalagens escuras são as mais indicadas para conservar o azeite de oliva.

Como escolher o melhor azeite para cada prato?

Você deve levar algumas coisas em consideração, e a principal delas é a questão dos seus gostos pessoais.

Se você gosta de determinado tipo de azeite, deve preferi-lo, mas é interessante verificar algumas informações com base nas dicas que demos acima.

Mas, no geral, as pessoas gostam de azeite sabor frutado para usar em molhos, maionese, peixe branco, legumes como batatas e cenouras, sobremesas etc.

As pessoas costumam gostar de azeites frutados intensos quando vão consumir alimentos como peixes oleosos, saladas, vegetais com brócolis e carnes vermelhas.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria