Dentre os chás que estão deixando as pessoas de queixo caído por conta de seus benefícios, o chá vermelho possivelmente é o que mais se destaca.
O conhecimento sobre ele vem ficando mais difundido conforme os dias vão passando e hoje os brasileiros estão tendo informações valiosas sobre as propriedades do chá vermelho para o corpo.
Dentre essas propriedades destacam-se as digestivas, mas o chá vermelho ajuda um grupo de pessoas muito grande, pois possui elementos que ajudam no tratamento de doenças dos mais diversos tipos.
Se quer saber mais sobre isso, basta acompanhar.
O chá vermelho Pu Erh é muito famoso na China desde muito tempo, mas ele foi sendo levado para os outros locais, fazendo com que pessoas de diferentes países pudessem se beneficiar.
O processo de preparação do chá vermelho é bem complexo, bastante diferente dos outros chás, já que ele é fermentado com micro-organismos que introduzem novas propriedades benéficas para o corpo.
Quais são os benefícios do chá vermelho para o corpo?
1. Ajuda na perda de peso
Esse benefício é oferecido por muitos outros chás, mas o chá vermelho tem uma particularidade quanto a isso: possui uma ótima quantidade de antioxidantes e queima a gordura com seus efeitos termogênicos.
Isso significa que ele eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e possibilita uma queima de gordura mais rápida.
Entretanto, ele por si só não será muito efetivo.
Para que a perda de peso aconteça rápida e de forma eficiente, é importante fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.
O chá vermelho tem dois tipos, mas o mais adequado para receber esses benefícios é o Pu Erh, pois ele passou mais tempo na fermentação.
É importante falar que o chá vermelho é uma bebida diurética, ou seja, promove a liberação do excesso de líquidos no corpo, o que faz com que o inchaço abdominal diminua.
É ideal para quem sofre de retenção de líquidos, e, quando descarta os líquidos que o corpo não precisa, ajuda a perder peso porque elimina a gordura.
2. Antioxidante
O chá vermelho é um antioxidante natural, o que significa que ele elimina os radicais livres, que, dentre outras coisas, pode causar o envelhecimento precoce e o câncer.
Além disso, os polifenóis fazem com que os órgãos e o corpo no geral fiquem purificados.
Em idosos, foi verificado que o chá vermelho previne o desenvolvimento do cancro e ajuda o sistema imunitário.
3. Problemas digestivos
Como todo chá que tem esses benefícios, o chá vermelho previne e reduz as dores de estômago que são causadas por ter comido demais ou por outros fatores, como a retenção de líquido.
O chá vermelho ainda tem uma série de efeitos que colaboram para uma digestão mais fácil, de modo ao corpo aproveitar melhor o que precisa e eliminar o que não precisa. Ele também purifica o sangue e promove uma boa saúde do sistema cardiovascular, fazendo com que os níveis de colesterol abaixem.
Adoçar ou não adoçar?
A decisão de adoçar ou não adoçar fica a critério da pessoa que consome o chá vermelho, mas é recomendado que, se ela quer emagrecer, não adoce.
E as contraindicações?
O chá vermelho também carrega contraindicações, ou seja, não é todo mundo que pode consumi-lo.
Para não se tornar uma bebida tóxica e causar diversos efeitos adversos, não é recomendado que você tome mais de quatro copos por dia.
Quando tomado em excesso, o chá vermelho pode fazer com que o fígado fique irritado.
Além disso, não é recomendado que seja consumido depois das 18h00, uma vez que possui teína, uma substância semelhante à cafeína e que faz com que a pessoa fique mais ativa, mais acordada.
Se você sofre de insônia, o chá vermelho apenas vai piorar o quadro.
Outros efeitos negativos com o excesso do chá vermelho são as palpitações no coração e a alteração do sistema nervoso.
Se você sofre algum desses tipos de doença, é expressamente recomendado que você não consuma esse chá.
A última contraindicação é para as mulheres que estão grávidas ou que amamentam, que não devem consumir mais de um copo por dia.
Ainda assim, é recomendado que essas mulheres conversem antes com seus médicos, pois são eles que conhecem detalhadamente o estado dessas pacientes e, por conta disso, sabem melhor se as substâncias do chá vermelho serão perigosas ou não.