Pular para o conteúdo

Mel, demerara ou Mascavo? Adoçante nunca!

Você já ouviu falar sobre os diferentes tipos de açúcar que podemos consumir?

Há o açúcar mascavo, o demerara e mel, além de alguns outros.

Neste texto você saberá mais sobre as diferenças entre esses tipos de açúcar para te ajudar a decidir qual consumir.

Acompanhe.

Qual
é o açúcar mais saudável?

Os
açúcares são importantes para a nossa saúde — isso é inegável
—, e por conta disso não devem ser eliminados por completo da
nossa dieta. Entretanto, é saudável o uso moderado dos açúcares,
mesmo os mais saudáveis.

Açúcar
mascavo

O açúcar mascavo é o resultado mais bruto de extração do açúcar de cana.

Ele é importante para a nossa alimentação porque contém boas quantidades de ferro e cálcio, mas ainda assim você deve tomar cuidado com a safra da cana, que às vezes pode apresentar uma quantidade nociva de fungo.

Demerara

Você já ouviu falar no açúcar demerara? Ele é produzido com um leve refinamento, e de quebra ainda conserva os mesmos nutrientes que o açúcar mascavo.

O açúcar demerara é muito saudável, principalmente quando consumido em sua forma orgânica, onde não é acrescentado nenhum aditivo que pode nos fazer mal.

Mel

O mel é tido como um grande nome para a substituição do açúcar comum, principalmente aquele açúcar de origem inorgânica, onde foi adicionado coisas não muito saudáveis para a nossa saúde.

O mel é extraído das flores, mas merece um cuidado. Acontece que esse alimento possui uma grande quantidade de glicose, então merece uma atenção redobrada.

Leia também:  8 formas caseira de acabar com oxiúrus (coceira anal)

Como benefício, há vários. Além de adoçar, o mel protege a nossa saúde, principalmente a nossa imunidade, deixando-nos mais fortes para enfrentar as doenças.

Mas seu uso em excesso não é aconselhado, então, mesmo se você escolher o mel para adoçar, deve usá-lo de forma moderada.

Outras formas de adoçar

Além
desses açúcares mais conhecidos, também existem outros que podem
ser a melhor opção para você. Estude as propostas a seguir com
cuidado:

Melaço

O melaço, também conhecido como melado, é a forma líquida que foi extraída diretamente da cana-de-açúcar.

O resultado é um líquido com forte poder de adoçar e que conserva todos os nutrientes presentes na cana de açúcar — cálcio, cobre, ferro, manganês e selênio.

É muito indicado para você que sofre de anemia e imunidade baixa, e além disso o melaço evita o excesso de coagulação sanguínea que pode ser prejudicial e deixa nossos músculos com energia.

Calda
de agave

E na calda de agave, você já ouviu falar?

A extração dela é feita por um cacto e sua aparência é semelhante à do mel de abelha.

Entretanto, é um açúcar muito mais saudável para o nosso corpo, pois enquanto o mel de abelha tem 50% glicose e 50% frutose, a calda de agave tem mais de 80% de frutose.

No final das contas, ela é recomendada para quem não quer ter problemas de glicemia, pois o nosso sangue vai absorver a substância aos poucos e não vai transformá-la logo em gordura.

Leia também:  Benefícios do chá da casca de cebola

Açúcar
light e adoçante

O nome “light” sempre chama a nossa atenção, não é?

Afinal, está presente em produtos que dizem ser indicados para pessoas que não podem ingerir muito açúcar e que querem emagrecer.

Entretanto as substâncias light podem ser tanto ou mais prejudiciais do que o açúcar refinado.

No caso do açúcar light ele é uma mistura de açúcar refinado com adoçantes, que são na maior parte das vezes substâncias químicas que enganam o organismo.

Você sempre deve ficar com um pé atrás quando pensa em ingerir alguma substância química, pois ela provavelmente não fará bem, e, se fará bem, não fará apenas bem.

Muita gente acredita que esse tipo de açúcar pode ser consumido pelo organismo sem maiores problemas, mas ele ainda assim é prejudicial. Você não pode ficar abusando de açúcar, mesmo sendo do tipo considerado mais saudável.

O adoçante é vendido exclusivamente como um açúcar light, muitas vezes com marcas que dizem que não há calorias — ZeroCal, por exemplo —, mas que nos enganam, pois as calorias existem.

Açúcar
cristal e o açúcar refinado

Talvez esses sejam os piores tipos de açúcares para você consumir, pois eles não fazem muito bem — perderam mais de 90% dos seus nutrientes quando foram refinados.

Leia também:  Chá de mirra

O açúcar refinado é ainda pior para o nosso organismo, pois recebeu substâncias químicas para ficar com uma aparência mais branca e bonita.

Qual
o melhor açúcar para ser usado?

Se o açúcar refinado é o pior açúcar para a nossa alimentação, muitos outros são melhores, mas qual deles é o melhor?

De toda forma, os nutricionistas dizem que o açúcar, seja qual for, deve ser usado com moderação, para evitar maiores problemas.

O melhor açúcar para ser usado é aquele de origem orgânica, onde não há aditivos e que ainda comporta seus nutrientes. Se você está procurando algumas dicas, escolha entre o melaço, demerara, mascavo ou a calda de agave.

Mais textos relacionados

Couve e seus benefícios


pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more


Melão e seus benefícios


fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more


Cacau e seus benefícios


cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more


Beneficios Spirulina


pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *