Você já se perguntou o que são e como surgem as olheiras?
Tratam-se de sulcos presentes na pálpebra inferior que deixam a região em uma cor mais escura, como marrom, violeta ou até um preto-azulado.
Normalmente, as olheiras são causadas quando a pessoa sofre de má circulação e retenção de líquidos.
Essa condição pode ser temporária, quando ocorrem distúrbios menstruais, ou permanente, que surge a partir de disfunção permanentes dos rins.
Abaixo você encontra mais informações sobre as olheiras, além de receitas caseiras para tratar essa condição.
Causas das olheiras
Algumas pessoas têm olheiras devido a problemas sérios em alguns órgãos, enquanto outras pessoas têm olheiras que representam principalmente uma questão estética, pois nesses casos não indicam nenhum problema de saúde.
A maior parte das pessoas tem olheiras por questões genéticas simplesmente, há outras que são por causa de outros fatores, veja.
Como principais causas, temos:
a) A causa mais frequente das olheiras é a má circulação, e normalmente o sinal que demarca essa condição fica mais aparente em um dos olhos.
Costuma afetar pessoas que dormem de lado, pois comprimem um lado do rosto contra o travesseiro, fazendo com que essa parte receba menos fluxo sanguíneo.
Para remover essas olheiras, basta fazer massagem na água, pois isso estimula o sangue a fluir, o que reduz a inflamação e diminui as marcas escuras na pele.
b) Outra causa muito comum das olheiras é a retenção de líquidos, que é uma condição onde o corpo retém parte dos líquidos ingeridos, fazendo com que ele apresente uma aparência mais inchada em algumas regiões.
As olheiras causadas por retenção de líquidos mudam totalmente a aparência dos olhos, fazendo com que eles tenham um ar de cansado. De certa forma, envelhecem todo o rosto.
c) Pessoas cansadas e que não conseguem dormir podem apresentar olheiras, porque é durante o sono que as principais funções de regeneração dos tecidos são realizadas.
Isso significa que o cansaço e o sono acumulados podem fazer com que as olheiras fiquem bastante aparentes no rosto de uma pessoa.
d) Como a circulação sanguínea diminui à medida em que envelhecemos, é natural que apresentemos olheiras com o passar dos anos.
As flutuações hormonais também costumam causar olheiras, então isso é muito comum em mulheres.
e) Outras causas são a genética e certos produtos que desidratam o organismo, como álcool, café e tabaco.
Receitas caseiras para olheiras
Os tratamentos médicos para as olheiras normalmente são caros — certamente mais caros do que os que você verá aqui — e alguns deles podem ser invasivos, como o tratamento a laser.
Eles certamente funcionam, mas os tratamentos caseiros também são muito bons em remover olheiras se aplicados com constância.
Abaixo, você encontra os melhores tratamentos caseiros para isso.
1) Camomila
O chá de camomila é uma bebida muito importante por vários motivos, graças às suas maravilhosas propriedades para o corpo.
No caso das pessoas com olheiras, elas podem ser beneficiadas ao, depois de fazer o chá de camomila com aqueles saquinhos comprados em mercado ou em outros lugares, colocá-los sobre as bolsas dos olhos e deixá-los lá por alguns minutos.
Para fazer o chá, você apenas precisa colocar dois sacos de chá de camomila em um copo com água morna.
Depois de alguns minutos, você deve colocá-los sobre os olhos de 5 a 10 minutos, e, em seguida, deve lavar ao olhos com água.
A recomendação é de fazer esse procedimento três horas antes de dormir por um período de duas semanas.
2) Colheres
Esse é um tratamento que praticamente todo mundo consegue fazer.
Mesmo parecendo estranho, vale a pena ser feito, pois realmente funciona.
Você primeiramente precisa colocar duas colheres de sopa no freezer por 24 horas, para depois tirá-las e colocá-las sobre as pálpebras, movendo as colheres sem abrir os olhos.
Se for feito por dois minutos e por 4 vezes por semana, você verá o resultado.
3) Pepino
Você já viu as mulheres colocando pepinos sobre os olhos como um tratamento de beleza?
Não é à toa, pois o pepino tem propriedades muito boas para quem quer melhorar a aparência da pele e diminuir as olheiras.
Para isso, você apenas precisa colocar duas fatias de pepinos sobre as olheiras e deixá-las lá por 10 minutos.
Depois disso, apenas precisa limpar o rosto.
O tratamento deve pode ser feito por um período máximo de um mês, sendo 3 vezes por semana.
4) Leite
Esse procedimento, também muito simples de ser feito, vai clarear a região escura das olheiras.
Tudo o que você precisa fazer é molhar um pedaço de pano ou algo do tipo no leite muito frio, para então colocá-lo sobre os olhos por 15 minutos.
O leite tem um efeito de branqueamento, então você terá uma melhora logo.
5) Água fria
O último tratamento é certamente o mais simples, mas só é mais recomendado fazê-lo se as áreas abaixo dos seus olhos são muito delicadas e você não pode aplicar frutas, vegetais e nenhum tipo de óleo.
Para o tratamento, você apenas precisa molhar um algodão com água muito fria e colocá-lo sobre as áreas onde tem olheiras.
A água deve estar em contato com essas áreas por cinco minutos.
Fazendo isso algumas vezes por semana, logo você perceberá melhora.
VEJA TAMBÉM