2 de julho de 2022

Chá de Alfafa e seus benefícios

No nosso site falamos muito sobre os chás que fazem bem à nossa saúde, para que você tenha conhecimentos dos melhores chás para tratar diversos problemas de saúde.

Hoje é a vez do chá de alfafa, uma bebida muito interessante para a nossa saúde.

O que é a alfafa?

A alfafa é uma erva que é muito cultivada para a forragem de vacas e outros animais, mas também é boa para a nossa saúde — coisa que nem todo mundo que a cultiva sabe.

Muitas ervas são usadas em partes como remédio; algumas usam as raízes, outras usam as flores, outras usam as folhas e por assim vai.

Mas para o chá de alfafa você pode usar a planta por completo, embora sejam mais usadas as sementes e as folhas secas.

É preciso consultar o médico antes de tomar o chá?

O chá de alfafa é considerado relativamente seguro, o que significa que poucos problemas foram relatados com o seu uso.

Mas, de toda forma, é necessário que você consulte o seu médico ou um especialista sobre o uso.

É importante que você relate seus problemas de saúde, para saber se você pode consumir a bebida.

Você deve consultar o médico principalmente se sofrer de alguma doença crônica ou estiver grávida.

Quais são os usos da alfafa?

Como usos para a nossa saúde, a alfafa é um pouco mais limitada do que outras ervas, mas ainda assim tem benefícios consideráveis.

A medicina tradicional chinesa usa o chá de alfafa para estimular o apetite e aliviar o desconforto causado pelas úlceras, além de ajudar no tratamento dos problemas renais e de digestão.

Já a medicina tradicional indiana costuma usar o chá de folhas de alfafa para tratar artrite, úlceras e aliviar o problema de retenção de água pelo corpo.

Os americanos coloniais, por outro lado, usaram a planta para combater o escorbuto — uma doença causada pela falta de vitamina C — e para tratar problemas de menstruação, urina e artrite.

Quais são os outros benefícios do chá de alfafa?

O chá de alfafa ainda possui mais benefícios, conforme descritos em estudos de pesquisas modernas.

Segundo o MedlinePlus, ainda é inconclusivo dizer que os benefícios usados pela medicina tradicional realmente são verdadeiros e diz também que não há provas suficientes para dizer que ele é benéfico para quem tem problemas de asma, diabetes e próstata.

Mas, de acordo com estudos menores, as sementes de alfafa podem ajudar a reduzir a quantidade de colesterol no corpo em pacientes que possuem altos níveis de colesterol.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para se ter mais certeza dos benefícios da alfafa.

Mas foram feitos mais estudos que falam dos benefícios do chá de alfafa.

Um estudo de 2012 sugeriu que o extrato de folha de alfafa, quando enriquecida com vitamina C, ajuda o corpo a se protecer da desnutrição, de doenças isquêmicas — que restringem o suprimento de sangue a vários tipos de órgãos — e de vários distúrbios que atingem o trato digestivo, além de melhorar a nossa imunidade e ajudar nossas defesas a suportarem melhor as doenças.

Como se prepara o chá de alfafa

Quer saber como preparar corretamente o chá de alfafa? Para não ter erro, continue lendo o artigo.

Você deve adicionar uma colher de chá de folhas de alfafa a duas xícaras de água fervente.

O chá deve descansar por cerca de 10 minutos.

Talvez você não goste do chá, mas não pode adicionar ervas como a hortelã para mudar o sabor, pois ela pode alterar as propriedades medicinais.

Você ainda pode preparar o chá usando as sementes, para que possa adquirir os benefícios descritos acima.

Para isso, você precisa colocar uma colher de chá de sementes sem brotos de alfafa em duas xícaras de água fervente, deixando descansar por alguns minutos, para só então coar e beber.

Será que você pode tomar o chá de alfafa?

O mais recomendado é, como dito mais acima no artigo, consultar seu médico para saber se você pode consumir esse chá, pois, como não há estudos científicos o suficiente para dizer que a planta é segura ou não, o melhor é não arriscar.

É provável que o chá feito a partir das folhas seja mais seguro, mas você deve tomar cuidado com ele.

Deve tomar um cuidado redobrado quando for consumir o chá de sementes de alfafa.

O cuidado deve ser maior se você possuir alguma doença autoimune, estiver amamentando, estiver grávida, tiver feito algum transplante de rim, possuir diabetes ou for sensível a hormônios.

Além disso, se você estiver fazendo uso de algum medicamento ou suplemento de uso controlado ou contínuo, você deve falar também com o seu médico, pois ele, por conhecer sua história clínica, é o mais indicado para falar sobre a interação dos medicamentos com a alfafa.

Você ainda pode conversar com um especialista do chá de alfafa.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria