Chá de carqueja

A carqueja ( Baccharis trimera) é uma planta que é conhecida por toda a América do Sul por conta de suas propriedades benéficas para várias áreas do corpo.

Com o passar dos anos o conhecimento dela foi ampliado para outros lugares, como a Europa, onde a valorização da planta apenas cresce.

E não é para menos, já que o chá de carqueja traz benefícios para o fígado, os rins e a pele, além de muitas outras coisas.

Se quer saber mais sobre o chá de carqueja e ser beneficiado, não pode deixar de acompanhar este texto até o final.

Como melhorar o seu sabor?

O chá de carqueja possui um sabor amargo que muita gente não tem coragem de encarar duas vezes, e, se você quer aproveitar os benefícios sem torcer o nariz para o chá deve saber que é possível torná-lo mais palatável.

Ao misturar com hortelã e adoçar com mel ou açúcar queimado.

Dessa forma, o gosto amargo será pelo menos amenizado.

Dessa forma, o gosto amargo será pelo menos amenizado.

Benefícios para o corpo

No Brasil, assim como em outras localidades da América do Sul, a carqueja é muito conhecida por conta de suas propriedades que beneficiam o corpo a partir do momento do consumo do chá.

Abaixo, você encontra uma lista de benefícios que ele traz e suas respectivas explicações.

O chá de carqueja é muito utilizado para o tratamento de problemas renais, isso porque suas propriedades diuréticas possibilitam a limpeza nos rins, fazendo com que eles trabalhem de forma mais eficiente.

Se você tem problemas no fígado, vai gostar de saber dessa.

A carqueja é excelente contra problemas nesse órgão, problemas que podem ser cirrose, cólica biliar ou secreção biliar.

O chá de carqueja ainda possibilita que a pessoa emagreça, isso por causa de dois tipos de propriedades: as digestivas e as diuréticas.

As propriedades digestivas desse chá vão fazer com que todos os problemas de digestão, como constipação, sejam atenuados ou até mesmo curados, enquanto as propriedades diuréticas tratarão o inchaço em pessoas que sofrem de retenção de líquidos.

Ainda falando das propriedades digestivas, é importante dizer que o chá de carqueja tem a capacidade de aliviar a flatulência causada por conta de uma má digestão a qual todos estão sujeitos mas a qual algumas pessoas estão mais sujeitas que outras.

Se a flatulência é um problema recorrente na sua vida que vai e volta mas nunca parece ter solução, o chá de carqueja vai ajudar.

O chá de carqueja tem propriedades depurativas que fazem uma verdadeira purificação no organismo de quem o consome, eliminando, dessa forma, impurezas e toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo.

Além disso, promove uma limpeza restauradora do fígado, isso por meio das propriedades digestivas do chá.

Quem tem problemas de circulação sanguínea e quer tomar o chá de carqueja para corrigi-los, também será beneficiado, pois essa bebida tem um maravilhoso poder de estimular a circulação sanguínea.

O chá de carqueja evita as úlceras de estresse e álcool, além de inibir a secreção gástrica.

Portanto, é indispensável para quem sofre de gastrite e úlceras.

Além disso, a carqueja é antisséptica e previne infecções nas mais diversas áreas, como nos níveis intestinal, urinário e gástrico.

Contraindicações do chá de carqueja

A carqueja é, como muitas outras plantas, bastante benéfica para o corpo, mas, assim como a maior parte das plantas, também possui contraindicações que não devem ser ignoradas em hipótese alguma.

Ou seja, algumas pessoas não podem tomar o chá de carqueja e nem consumir a carqueja de outra forma.

Sendo assim, quais são as contraindicações?

O chá de carqueja não é recomendado para pessoas alérgicas à carqueja ou a plantas de características similares.

Essas pessoas podem sofrer de irritabilidade.

Também não é recomendado que pessoas diabéticas tomem o chá de carqueja ou utilizem a carqueja de nenhuma outra forma, porque se consumida em excesso a carqueja faz com que a pessoa fique com os níveis de açúcar muito baixos.

A última contraindicação é para mulheres grávidas.

Há muitos chás que mulheres grávidas não podem consumir, isso porque eles podem estimular os movimentos uterinos e provocar um aborto espontâneo

No caso da carqueja, não há provas suficientes de que o chá é inseguro para grávidas, assim como não há provas suficientes de que o chá é seguro para elas.

Por esse motivo, o melhor é aguardar mais estudos sobre o uso do chá para esse tipo de pessoa, pois dessa forma é criado um nível maior de segurança e as mulheres grávidas poderão consumir o chá sem medo.

Mais textos relacionados
Saiba quais são os benefícios do Kombucha para a saúde

Kombucha é é um chá fermentado que é consumido em outros países há milhares de anos Ele é cheio de Read more

chás para náuseas

A náusea é um sintoma de alguma coisa não está bem em seu corpo e existem alguns chás que podem Read more

2 excelentes chás para cólicas em bebês

Os pais normalmente ficam desesperados quando seu bebê está sofrendo com cólicas. Apesar de ser algo que acontece com todos Read more

O chá traz realmente benefícios para a saúde? Aqui está o que a ciência diz

Infelizmente o que se tem sobre a eficácia dos chás para nossa saúde ainda são insuficientes, há alguns estudos sim, Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − um =