9 de dezembro de 2021

chá de espinheira santa para que serve

O chá de espinheira santa serve para tantas coisas que iremos falar as principais e da forma mais objetiva para que você conheça os incríveis benefícios dessa erva.

O nome científico dela é Maytenus ilicifolia e a que nasce no Brasil é tida como uma das melhores quanto a relação de benefícios para nossa saúde.

Na internet encontra-se todo tipo de informação e cabe a você pesquisar quais delas são verdadeiras.

Você encontra sites importantes dizendo que a espinheira santa é um chá abortivo, mas encontramos pesquisas que demonstram diferente [ 1 ] [ 1.1]

Nas pesquisas feitas descobriu-se que a espinheira santa pode ser usada como contraceptivo assim como se faz com as “pílulas do dia seguinte”, ou seja, ela atrapalha a fixação do embrião na parede do útero, mas não demonstrou ser abortiva.

Depois de grávida ela não tem o poder de provocar aborto, mas isso vai depender do conceito de cada um do que venha a ser aborto.

A princípio mulheres grávidas podem tomar este chá, mas é importante buscar a indicação médica para estes casos, mesmo que haja pesquisas.

Para que serve o chá de espinheira santa

Diurética

Estudos comprovaram o seu efeito diurético no corpo, ou seja, o chá de espinheira santa vai aumentar a quantidade de vezes de ir ao banheiro para urinar, isso pode auxiliar em alguns problemas de saúde.

Buscar esse chá por causa de seu efeito diurético sem nenhum motivo não é bom, urinar mais vezes induzido por alguma substância deve ter um motivo e principalmente por indicação médica.

Saiba mais
Chás para mulheres depois dos 40 

Regulador da pressão arterial

Como dito acima o chá de espinheira santa é um bom diurético e por esse motivo ele também auxilia aquelas pessoas que sofrem com hipertensão arterial, ele ajuda a regular a pressão.

Veja também!  4 deliciosas receitas de chás gelados escolhidas a dedo

O fato de ir mais vezes ao banheiro por causa do uso do chá de espinheira santa faz com que não apenas a urina seja mais excretada mais também o sódio que responsável direto pelo aumento da pressão arterial [ 2 ]

Então se você tem problema de pressão alta saiba que o chá de espinheira santa pode lhe ajudar nesse tratamento.

Protetor gástrico

O chá de espinheira santa é um forte protetor gástrico, ele em estudo [ 3 ] reduziu a produção dos ácidos estomacais que são responsáveis pelas gastrites e úlceras e aumentou a produção de suco gástrico o que ajuda na digestão.

Em estudos este chá demonstrou ser tão eficaz quanto os remédios convencionais para o tratamento de úlcera, então se você sofre desse problema aposte neste chá.

Para pessoas também que sofrem com dores estomacais por causa de gastrite ou por causa, por exemplo, do uso constante de muita medicação o chá de canela de velho pode ser um remédio natural que não vai agredir a parede de seu estômago.

Emagrecimentos

Indiretamente o chá de espinheira santa pode ajudar no emagrecimento, pois o seu efeito diurético, laxativo e também o fato de auxiliar na digestão pode auxiliar na perda de peso.

Claro que este chá pode ser um auxílio, o mais importante serão as escolhas feitas na hora das refeições

Infecção urinária

As mulheres de maneira geral sentem muita infecção urinária se comparadas aos homens, é um problema relativamente comum em especial a cistite.

Por causa de seus efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios além de seu forte poder diurético, o chá de espinheira santa é excelente para tratar a cistite

Herpes simples

Por causa de seu poder antiviral o espinheira santa se mostrou eficaz no tratamento da herpes simples que aquela que aparece nos lábios

Veja também!  benefícios do chá para a saúde

Como fazer o chá de espinheira santa

Para fazer o chá você deve utilizar as folhas desta planta

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

  1. Coloque a água no fogo até levantar fervura
  2. Despeje sobre as folhas
  3. Tampe e deixe descansar por 10 minutos
  4. Coe e já pode tomar

Principalmente para dores estomacais aconselha-se tomar este chá 30 minutos antes das refeições.

Consuma 3 vezes ao dia.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *