2 de julho de 2022

Chá de jambolão

O nome científico do Jambolão é Syzygium jambolanum, existe outros nomes científicos além desse, que são: Syzygium cumini e Eugenia jambolana.

O Jambolão é uma árvore frutífera muito bonita e sua origem é na Ásia, ou seja, ela é uma fruta asiática, mas que também podemos achar facilmente no Brasil.

Essa árvore produz muitas flores na época da sua floração e são melíferas, atraem muitas abelhas.

Seus frutos são bagas muito apreciadas por pássaros e por humanos, porque elas são doces. 

Esses frutos são altamente adstringentes se comidos antes de ficar numa coloração escura.

O uso do Jambolão na Índia é milenar pela medicina Ayurvédica, queutiliza todas as partes do Jabolão para fins medicinais, e obteve resultados incríveis.

É usado para combater bactérias, infecções, problemas do fígado, diarreia, e a diabetes.

Benefícios do chá de jambolão

1. Diabetes

Antes de sintetizar a insulina, as pessoas que sofriam com diabetes utilizavam medicamentos feitos a partir de algumas plantas que reduziam a glicemia.

Na Europa o medicamento considerado mais eficiente de todos para controlar a glicemia era e é o Jambolão.

Hoje o Jambolão é muito utilizado no Brasil como medicamento antidiabético e se consegue excelentes resultados.

Inúmeros estudos demonstraram que de fato o Jambolão tem capacidade hipoglicemiante, isto é, abaixa glicemia no sangue e também tem ação antidiabética.

O chá das sementes de Jambolão consegue controlar a glicemia com bastante êxito. O chá ainda estimula as células pancreáticas, secretoras de insulina.

O chá das folhas de Jambolão demonstrou capacidade de incentivar a formação de gordura e redução expressiva da quebra dessas gorduras, essa capacidade favorece a queima de açúcar no organismo. 

Essa gordura que se forma no organismo consumo desse chá é o HDL . Ou seja, o consumo do chá de Jambolão aumenta o HDL, que é o “colesterol bom” e diminui o LDL.

2. Doenças de pele

Na Índia as sementes e folhas do Jambolão são muito utilizadas para tratamento de doenças de pele. Como, micose, psoríase, eczemas, acne, entre outras.

O extrato das sementes de Jambolão foi testado com vários tipos de fungos e bactérias.

Essas bactérias e fungos, em sua maioria, eram causadores de vários tipos de doenças de pele, e o extrato ou chá das sementes do Jambolão foi eficaz no combate a esses microrganismos.

Portanto, o chá das folhas e sementes de Jambolão é excelente nos casos de doenças de pele, devido sua ação antifúngica e bactericida.

3. Problemas relacionados ao estômago

O chá da casca do tronco do Jambolão também tem uso medicinal, testada no tratamento de diarreia ela teve excelente resultado, além disso, ela é indicada no controle das disfunções intestinais.

Conta a úlcera gástrica tanto o fruto do jambolão a parte roxa comestível dele quanto o chá da semente do Jambolão, tiveram excelente ações sobre as lesões do estômago, ou seja, sobre as ulceras gástricas.

O chá das sementes inclusive, em um estudo demonstrou um melhor resultado do que o Omeprazol no tratamento de úlceras gástricas.

Consumir o chá das sementes de Jambolão no mínimo 2 vezes ao dia, pode ser excelente para tratamentos de problemas gástricos.

Ainda falando do estômago, a bactéria H pylori ,deforma a mucosa da parede do estômago e causa alguns tipos de gastrite, de úlcera, entre outras.

O chá das folhas da árvore do Jambolão, teve um excelente resultado inibindo o desenvolvimento da bactéria H pylori .

4. Câncer

As sementes de Jambolão tem excelente atividade preventiva contra o câncer de estômago e ação antitumoral, ou seja, ela impede o desenvolvimento do câncer que já existe.

Foi realizado um estudo e a conclusão foi que os frutos do Jambolão demonstrou atividade contra o câncer de mama.

A substância presente no fruto teve a capacidade de inibir as células cancerosas, induzindo essas células a apoptose, ou seja, a morte das células cancerosas, sem atingir as células sadias.

O chá das folhas do Jambolão se mostrou mais potente em inibir o câncer de mama do que os frutos.

As folhas do Jambolão tem ainda ação quimioprotetora, ou seja, no caso de pessoas que tem câncer e fazem quimioterapia as folhas do jambolão protegem os tecidos sadios dos efeitos da quimioterapia.

Ela então impede que a quimioterapia ataque as células sadias e ainda promove a regeneração desses tecidos.

5. Protetor do fígado

Tanto as folhas, frutos e extratos feitos com a semente do Jambolão, evita danos causados no fígado por diversos tipos de medicamentos, que causam problemas graves no fígado em longo prazo.

6. Combate a septicemia

A septicemia é uma infecção generalizada e grave, que geralmente leva a morte.

As folhas de jambolão tiveram excelentes resultados, evitando a morte e ativando os neutrófilos, células de defesa do organismo.

Assim, o chá das folhas de jambolão é um poderosíssimo aliado contra a septicemia.

Consumir chá aumenta o numero dessas células de defesa em nosso organismo.

Precauções

Com relação a sua toxidade, em estudos realizados não foram encontrados dados que demonstra- se a toxidade do Jambolão em nenhum modelo experimental.

Isso demonstra que o Jambolão é uma planta segura e pode ser utilizada como medicamento.

Mulheres grávidas sempre devem buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento com plantas medicinais.

Modo de preparo

O chá tanto das folhas quanto da casca e semente de jambolão podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em vendas de chás.

  • Prepare o chá em infusão utilizando a proporção de 2 colheres (chá) do chá de Jambolão para cada xícara de água.

DICA: Caso não encontra o chá das sementes de jambolão, você mesma pode pegar as sementes amassa-las e utilizar na mesma medida citada acima.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

2 thoughts on “Chá de jambolão

  1. Aqui perto de minha casa tem varias arvores de jambolao sao tds altas e o chao fica repleto de frutas parece c azeitonas pretas e uvas q delicia n irei comprar formulas se tem natureba perto de min q maravilha poder usufrir n natueza q Deus nos premiou ja economiza no bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria