2 de julho de 2022

chá para hipertensão

O que é hipertensão?

A pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. 

A pressão depende do trabalho que está sendo feito pelo coração e pela resistência dos vasos sanguíneos.

A hipertensão (ou pressão alta) se dá quando a pressão sanguínea sobe e o sangue aumenta a pressão nas paredes das artérias

As diretrizes médicas definem a hipertensão como uma pressão arterial superior a 130 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

Este fenômeno – normal quando se faz um esforço ou quando se passa por uma situação de estresse – torna-se particularmente perigoso quando é estabelecido continuamente. 

De fato, a hipertensão pode levar a complicações graves e aumentar o risco de acidente vascular cerebral, doença cardíaca e morte.

Veja também = 7 ervas para o controle da pressão arterial

O que fazer quando se é hipertenso?

Se você é hipertenso, deve reduzir a ingestão de sódio e aumentar sua ingestão de potássio

Evite pratos que são frequentemente muito salgados e não adicione sal à sua comida. 

Para se ter uma dieta rica em potássio, deve-se consumir frutas secas como figos ou damascos, bananas e, mais genericamente, muitas frutas e vegetais.

Isso tudo aliado ao tratamento médico regular, se for o caso.

A água – seja gelada ou em temperatura ambiente – é a bebida ideal para a manutenção da hidratação do organismo, mas um bom chá de boa pode se tornar uma contribuição valiosa no combate a pressão alta. 

O chá, não só reidrata, mas também traz inúmeros benefícios à saúde.

Os seis melhores chás para o tratamento da hipertensão

1 – Chá verde:

chá verde – tendo a sua planta conhecida como Camelia sinensis – possui antioxidantes polifenóis que são abonados por sua prevenção de doenças e propriedades anti-envelhecimento. 

Os polifenóis podem representar até 30% do peso das folhas secas do chá verde.

Dentro da família dos polifenóis estão os flavonóides, que contêm catequinas, poderosas na proteção contra doenças cardiovasculares e hipertensão, principalmente pelo seu efeito antioxidante e modulador da função endotelial.

2 – Chá de camomila:

O chá de camomila é um remédio natural popular para tratamento pressão alta. 

A camomila tem uma longa história de uso como erva medicinal, reverenciada pelos antigos egípcios, gregos e romanos por suas particularidades calmantes e relaxantes. 

O chá de camomila ainda é apreciado hoje para reduzir o estresse, aliviar a tensão muscular e reduzir a pressão arterial.

Essa redução na hipertensão se dá através dos efeitos relaxantes diretos no cérebro, conseqüentemente nas paredes das artérias, além de uma ação diurética leve, anti-inflamatória e antiespasmódica que auxilia a baixa da pressão sanguínea.

Como um bônus, o chá de camomila pode até mesmo proteger contra o câncer de tireoide.

3 – Chá de limão:

Esse chá tem ação vasodilatadora, ou seja, ajuda a manter o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo que o sangue flua mais livremente e com menor pressão. 

Além disso, você pode ajudar a diminuir sua chance de insuficiência cardíaca consumindo o chá e o suco de limão regularmente, devido ao seu conteúdo de vitamina C. 

A vitamina C é um antioxidante que ajuda a neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres.

4 – Chá de alho:

Quando você toma uma xícara de chá de alho, está ingerindo muitos de seus maravilhosos componentes que trabalham juntos para torná-lo saudável.

Estes incluem: vitaminas A, B 2 , B 6 e C; enzimas, proteínas, saponinas, flavonóides; minerais como cálcio, cobre, ferro, iodo, zinco e selênio. 

Mas o principal agente benéfico do chá de alho – no que diz respeito ao tratamento da hipertensão – é o antitrombótico, que contribui para a redução das chances de formação que coágulos sanguíneos, prevenindo não só as tromboses, como também infarto e AVC.

5 – Chá de embaúba:

O chá de Embaúba pode ser considerado como um suporte fitoterápico eficaz para a pressão alta, por bloqueio central da inervação dos vasos.

Os flavonoides e proantocianidinas encontrados na Embaúba possuem ação inibidora da enzima conversora de angiotensina (ECA).

Os inibidores da ECA são uma classe de drogas usadas para a hipertensão que promovem a vasodilatação, ou seja, o fluxo de sangue aumentará devido a uma diminuição da resistência vascular.

6 – Chá de capim-limão:

Também conhecido como erva-cidreira ou capim cheiroso contém antioxidantes, compostos fenólicos e flavonoides. 

Ele também possui propriedades anti-colesterol e anti-aterosclerose, que reduzem a absorção de colesterol no intestino, mantendo o colesterol ruim regulado. 

O capim-limão ajuda na oxidação do colesterol LDL no sangue e previne o acúmulo de placas ateroscleróticas.

O capim-limão contém boas quantidades de vitaminas A e C, além de zinco. Também possui magnésio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. O teor de potássio, em particular, ajuda a regular a pressão sanguínea.

Também possui magnésio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. O teor de potássio, em particular, ajuda a regular a pressão sanguínea.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria