Chá preto: benefícios e contraindicações

  • por

O chá está se tornando a bebida oficial do planeta, mas hoje vamos falar de um chá em específico: o chá preto.

Ele tem algumas particularidades que mostram que pode ser uma das melhores bebidas que você pode tomar.

Ficou curioso e quer saber sobre os benefícios, malefícios e contraindicações?

Acompanhe.

Benefícios do chá preto

  1. O chá preto tem baixo teor de sódio, gordura e calorias. Por essa razão, ele é indicado para pessoas que querem perder peso ou simplesmente controlá-lo. Se você substitui os refrigerantes pelo chá preto, a redução de peso pode ser inesperada, pois você troca uma bebida com alto teor de açúcar por uma mais saudável.
  2. A Universidade de Boston descobriu há pouco tempo que o consumo de chá preto a longo prazo previne doenças cardiovasculares. Pessoas que consomem chá preto são menos propensas e terem ataques cardíacos.
  3. É útil para melhorar a habilidade de contração e dilatação dos vasos sanguíneos;
  4. Faz com que o nosso colesterol bom, o HDL, não se oxide.
  5. O chá preto pode ajudar na prevenção de tonturas quando se levanta, problema que atinge principalmente adultos mais velhos.
  6. É eficaz na redução do risco de cálculos renais. Mulheres que bebem chá preto parecem reduzir o risco de contrair essa condição urinária em 8%.
  7. O consumo do chá preto reduz o risco de as mulheres contraírem câncer de ovário. Durante a mesma investigação foi constatado que mulheres que tomaram essa bebida tiveram o endurecimento das artérias reduzido.
  8. O chá preto previne a formação daquelas chatas cáries dentárias.

Contraindicações e efeitos colaterais

  1. O uso excessivo de chá preto é contraindicado, porque pode prejudicar nossa saúde. A bebida contém um equivalente à cafeína, que estimula o corpo. Por conta disso, o chá preto não é indicado para algumas pessoas.
  2. O chá preto possui um efeito adstringente, que pode causar problemas gastrointestinais. Se você sofre de problemas como a síndrome do intestino irritável ou constipação, o chá preto é contraindicado.
  3. Também é contraindicado para pessoas que são propensas à anemia, já que o chá preto dificulta a absorção de ferro pelo corpo.
  4. O uso do chá preto pode causar nervosismo, estresse e taquicardia. Outras coisas que você pode sentir são: dores de cabeça, insônia ou dificuldade para dormir, irritabilidade, aceleração do seu ritmo cardíaco ou taquicardia, tremores, tonturas e convulsões. As pessoas hipertensas não podem tomar chá preto, porque piora sua situação.
  5. O consumo de chá preto provoca a desmineralização, que pode causar cãibras e outros distúrbios relacionados. A bebida dificulta a absorção de sódio e potássio, além de eliminar os eletrólitos pela urina, que, se não recuperados, pode provocar esses sintomas.
  6. Se tomado em excesso (mais de 3 xícaras por dia), o corpo perde minerais importantíssimos para nosso corpo, como os citados acima.
  7. O chá preto é ainda contraindicado para pessoas com problemas de pressão arterial ou hipertensão arterial, para grávidas e mulheres que amamentam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *