2 de julho de 2022

Chás que fazem mal aos rins

De maneira geral os chás sempre fazem bem à saúde, mas existem aqueles que se consumidos por algumas pessoas ou em excesso podem fazer mal.

Sempre que for consumir algum tipo de remédio, seja ele natural ou não, é importante saber das reações adversas

Neste texto falaremos de algumas plantas que são perigosas para a saúde dos rins de forma específica, este texto vai servir principalmente para pessoas que já tem algum problema, pois essas correm mais perigo.

Não são só os rins que são agredidos, há outros órgãos que podem ser afetados com o consumo de determinadas ervas e também com remédios sintéticos vendidos em farmácia.

Função dos rins

Nós possuímos dois rins, com exceção de raros casos, e esses rins exercem funções muito importantes para o nosso corpo.

Os rins são responsáveis pela filtragem e excreção de dejetos presentes em nosso sangue.

Os rins filtram substâncias como amônia, ureia e ácido úrico.

Os rins mantém são responsáveis pela manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo como o sódio, cálcio, magnésio, fósforo, etc.

Quando fazemos ingestão de remédios são os rins os responsáveis por excretá-los também.

Por esse motivo é tão importante sabermos o que vamos consumir quando se trata principalmente de remédios, sejam eles naturais como os chás e também os sintéticos.

Plantas que merecem cuidado ao consumir

Apesar do título falarmos de chás, a advertência deste texto está ligado à planta em si e não a forma de consumo, claro que se uma planta fizer mal de uma forma, poderá também fazer de outra.

Geralmente as plantas que têm uma substância que se chama oxalato fazem mal para os rins.

Claro que é muito complicado sabermos quais são essas plantas, afinal quando colhemos uma planta lá não tem uma bula, por isso a importância de se pesquisar a respeito.

De maneira especial, as pessoas que já apresentam problemas renais devem ficar atentas às plantas que fazem mal ao rim.

Vamos a elas

Carambola

O caso da carambola já é bastante falado, ela é uma das plantas que tem o oxalato e o consumo da carambola por pessoas que já apresentam problemas renais é muito perigosa.

O consumo da carambola por pessoas que tem alguma deficiência nos rins pode causar uma nefrite grave, é bom evitar inclusive o chá de carambola.

Pessoas que não têm nenhum problema nos rins pode consumir a carambola, claro que não precisa exagera, pois tudo em exagero geralmente não faz bem.

Espinafre

Assim como a carambola o espinafre tem excesso de oxalato e deve ser consumido com parcimônia.

Claro que ele pode fazer mais mal a pessoas com problemas renais, mas mesmo quem não tem nenhum problema não deve exagerar.

Cozinhar o espinafre é uma forma de diminuir a quantidade da substância que poderá fazer mal aos rins, mas ele pode ser consumido cru também.

Ora-pro-nobis rosa

Há algumas espécies de ora-pro-nobis e elas são muito boas para à saúde, mas há uma delas que merece atenção por também ter em excesso o oxalato que faz mal aos rins.

O ora-pro-nobis rosa deve ser consumido cozido para diminuir sua ação contra os rins.

Babosa

A babosa é muito famosa e seu uso também é muito grande. Seu uso principal é tópico, mas há pessoas que consomem o suco de babosa eu chá.

A babosa é e muito perigosa para pessoas que têm problemas renais, então o consumo deve ser moderado e se possível orientado por um médico.

Pessoas que não têm problemas renais, mas que fazem o consumo em exagero e de forma contínua pode fazer mal também à saúde.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

1 thought on “Chás que fazem mal aos rins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria