28 de outubro de 2021

10 benefícios do chá de capim cidreira

Um excelente chá para nossa saúde e também um chá muito saboroso se cham capim cidreira que pode variar de nome dependendo da região do país em que você mora.

Você pode encontrá-lo também como:

  • erva-príncipe
  • capim santo
  • capim limão
  • belgata
  • Capim-cidrilho
  • Capim-cidró
  • Capim-de-cheiro
  • Capim-marinho
  • Capim-membeca
  • Chá-de-caxinde
  • Chá-de-estrada
  • Chá-do-gabão
  • Cidró
  • Esquenanto
  • Palha-de-camelo
capim cidreira

Viu quantos nomes essa plantinha pode receber?

Isso significa que ela é muito presente na vida do povo brasileiro e em todas as regiões, muito difícil alguém que não a conheça.

Muitos são os benefícios desta erva e no final deste texto com certeza você vai querer consumi-la com mais frequência.

Uma coisa muito positiva dessa erva é que ela não apresenta toxidade [ 1 ], mesmo que você faça o chá com mais folhas deixando-o mais forte ele não apresentará toxidade.

Vamos a alguns de seus benefícios para nossa saúde

grávida pode tomar

Muitas infusões não podem ser consumidas por mulheres grávidas, mas o capim cidreira é um dos que podem ser usado, pois ele traz alguns benefícios para as mulheres grávidas e não fará mal ao bebê [ 2 ]. 

Mas atenção, apesar dessa informação recomendados que as mulheres que estejam grávidas procure seu médico antes de fazer o consumo deste chá, pois as informações contidas aqui é para uma população geral, não tem como falarmos de forma particular para cada mulher.

Há outros fontes que dizem para não tomar este chá caso esteja grávida, então este é mais um motivo de buscar o seu médico.

ansiolítico

Este é o verdadeiro ansiolítico natural, muito usado inclusive em velórios em algumas regiões do Brasil com o intuito de acalmar as pessoas presentes naquele momento de luto.

No mundo em que vivemos ser ansioso é quase que uma condição normal de tão comum que tem se tornado a ansiedade em nossas vidas, mas ela traz muitos malefícios para nossa vida.

O chá de capim cidreira se mostrou eficaz no controle da ansiedade, isso é comprovado por estudos [ 3 ]

Saiba mais

aumenta o tempo de sono

Se você é daquelas pessoas que têm dificuldade para dormir ou até consegue pegar no sono, mas acorda com muita facilidade o chá de capim cidreira será excelente para você.

Já falamos acima de suas propriedades ansiolíticas o que ajudará muito e também em sua capacidade de induzir o sono e de aumentar também o tempo de sono [ 4 ]

Saiba mais

redução do colesterol

Claro que devemos tomar cuidado com nossa alimentação para não termos colesterol alto, mas caso você já tenha saiba que este chá tem propriedades capazes de ajudar na redução dos níveis do colesterol ruim chamado de LDL e de aumentar o colesterol bom HDL.

Isso é comprovado por estudos [ 5 ]

Saiba mais

anti-inflamatório tópico

Ele também é um anti-inflamatório tópico, isso significa que se você tem algum problema “externo” na pele o capim cidreira é capaz de exercer sua ação anti-inflamatória em problemas como eritema, edema, hiperplasia, fotoenvelhecimento cutâneo e fotocarcinogênese.

Neste caso não estamos falando chá de capim cidreira, mas sim seu óleo essencial. [ 6 ]

ressaltar ação antibióticas de medicamentos convencionais

Foi descoberto por estudos que as propriedades do capim cidreira potencializa a ação dos antibióticos convencionais que são prescritos por médicos [ 7 ]

Efeito gastroprotetor

O capim cidreira é um poderoso protetor gástrico [ 8 ], isso significa que ele é muito bom para problemas como dor no estômago, gastrite e úlceras.

Mesmo fazendo uso deste chá para dores no estômago é importante saber quais foram as suas causas, muitas vezes tem a ver com a alimentação inadequada e até problemas emocionais, tratar a causa é importante também.

gripes e resfriados

Por causa de suas propriedades antifúngicas e antibacterianas o chá de capim cidreira é excelente para o tratamento de gripes e resfriados e também para baixar a febre.

Então se estiver com algum desses probleminhas invista nesse chá.

Saiba mais

enxaqueca

O chá de capim cidreira é um excelente chá para dores e isso engloba a enxaqueca.

O chá mais concentrado pode ser excelente para pessoas que sofrem com enxaquecas, isso é comprovado em estudos [ 9 ]

diabetes

É importante diminuir o consumo de alimentos de altos índices glicêmicos para controlar a diabetes, mas saiba que também o consumo deste chá é possível controlar o diabetes.

Muitos chás ajudam nesse controle e este é um deles, então faça essa experiência [ 10 ]

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *