Chá de camomila

  • por

A camomila está presente nas cozinhas e quintais de muitas famílias, pois, além de ser uma bebida de sabor agradável, tem conhecidos efeitos medicinais que melhoram alguns quadros de saúde.

Mas a camomila tem propriedades que vão muito além de tratar os problemas digestivos, isso porque em sua composição há uma grande quantidade de terpenoides e flavonoides.

Foram feitos estudos e foi constatado isso.

Essas substâncias contribuem para o bom funcionamento do corpo, e abaixo você conhecerá todos os benefícios do chá de camomila, além de ficar por dentro de coisas informações importantes.

Quais são os benefícios para quem consome esse chá?

A pessoa que consome o chá de camomila experimenta muitos benefícios.

Alguns deles são muito difundidos e praticamente todo mundo que gosta de chá sabe sobre eles, mas outros benefícios não recebem tanta atenção pelos consumidores, mesmo sendo incríveis.

Confira:

  • O chá de camomila é uma bebida anti-inflamatória, logo, pode ser consumido a fim de reduzir as dores no corpo, inclusive as dores de cólicas menstruais. Para ter um efeito ainda melhor, é aconselhado que se insira mel no chá de camomila. Dessa forma, as dores causadas pela inflamação dos ovários vai diminuir.
  • Se você sofre ou conhece alguém que sofre de algum tipo de câncer, o consumo do extrato de camomila vai reduzir de forma significativa as células cancerígenas. É um ótimo complemento de tratamento para o câncer.
  • O chá de camomila também é eficaz para tratar problemas de ansiedade e estresse, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. Fizeram estudos nos animais e foi comprovado que o chá alivia a ansiedade e ainda proporciona um bom sono.
  • Essa bebida melhora o quadro de resfriado, principalmente se a pessoa que sofre dessa condição inalar o vapor. E não é só isso: o chá de camomila ainda faz com que a pessoa sinta mais calor, proporcionando uma melhora no sistema respiratório.
  • O chá de camomila é eficaz contra os problemas digestivos que muitas pessoas têm. Esses problemas podem ser a comum dor de estômago, a síndrome do intestino irritável, a diarreia e os gases.
  • Relaxa de forma significativa os vasos sanguíneos e as fibras musculares lisas, por causa da sua composição que envolve apigenina, luteolina e bisabolol.
  • Beber chá de camomila todos os dias ajuda a prevenir as complicações da diabetes, como perda da visão, danos nos nervos e nos rins.
  • Também é usado para reduzir o inchaço nos olhos, e, nesse caso, você precisa deixar as bolsas de chá de camomila sobre os olhos.

Existem contraindicações?

Se você já está pensando em tomar o chá de camomila, talvez seja melhor antes pensar nas contraindicações, pois você pode estar incluído em um grupo de risco que não pode tomar chá de camomila.

Apesar de ser um produto natural, a camomila tem contraindicações, as quais você pode ver abaixo:

  • O óleo essencial da camomila é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui um poder uterotônico, que impulsiona as contrações uterinas e pode ocasionar um aborto espontâneo. Quanto ao chá de camomila feito com a planta, é necessário antes falar com o seu médico, pois ele conhece sua história clínica e é a pessoa mais indicada para saber e te falar se a camomila vai te fazer mal ou se pode fazer mal ao seu bebê.
  • Também é contraindicado para crianças menores de 5 anos, já que possui um forte poder alergênico que vem dos diferentes componentes encontrados no óleo essencial da camomila. Por esse motivo, é totalmente contraindicado para crianças de até essa idade.
  • O chá de camomila não é recomendado às pessoas com alergia à camomila, por motivo óbvio. Se uma pessoa é alérgica a algo, estar exposta a esse algo a coloca em uma situação alérgica.
  • Também não é indicado para pessoas alérgicas ao pólen, que têm rinite alérgica ou alergia à crisântemo ou ambrosia. Para essas pessoas, é recomendado que faça uso de uma infusão menos danosa.

Como preparar o chá

Para preparar o chá de camomila é recomendado que você adicione de 2 a 4 gramas das flores de camomila em um copo de água fervente, deixando a infusão descansar de 10 a 15 minutos para que a substância seja absorvida com mais eficácia.

O chá de camomila é usado há muito tempo, e não é para menos: é uma bebida que alivia muitos dos desconfortos diários que as pessoas sentem

Mais textos relacionados
Saiba quais são os benefícios do Kombucha para a saúde

Kombucha é é um chá fermentado que é consumido em outros países há milhares de anos Ele é cheio de Read more

Chá de sene pode fazer mal

O chá da planta sene ( Senna alexandrina ), nativa do Egito, é conhecido como um forte laxante, e muitas Read more

Para que serve o chá de folha de louro

A folha de louro está bastante presente no prato de muitos brasileiros, elas são usadas principalmente como tempero, para dar Read more

Chá de absinto

O absinto é um dos nomes de uma planta chamada Artemísia absinthium que foi usada em séculos passados como uma Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *