9 de dezembro de 2021

Lista de chás para gripes e resfriado

O que ocasiona?

As gripes e resfriados podem ser ocasionados por muitos fatores, e, apesar de as pessoas terem controle sobre alguns deles, isso não significa que estão sempre protegidas e imunes a essas enfermidades.

Entretanto, sempre é bom saber as causas para que a pessoa se exponha menos a elas. As principais causas de gripes e resfriados são:

  • Mudanças de temperatura;
  • Frio;
  • Calor;
  • Vento;
  • A chegada do inverno;
  • A chegada do verão;
  • Uso de ar-condicionado.

Chás para gripes e resfriados

Abaixo, você encontra uma lista com os principais chás que são usados para o tratamento das gripes e resfriados.

Esses chás são tidos como excelentes, pois realmente funcionam. Acompanhe:

Chá de jasmim

Conhecido pelo seu aroma, o chá de jasmim carrega muitos benefícios.

Trata-se de um potente analgésico natural e desintoxicante, eliminando as toxinas principalmente do estômago.

Ainda tem benefícios de combater as gripes, o resfriado e a tosse.

Chá verde

O chá verde é, provavelmente, um dos chás com maior quantidade de benefícios para o corpo e para a mente, e, entre os benefícios de prevenir cáries e favorecer a perda de peso, está em um canto, menos valorizado, o benefício de tratar as gripes e o resfriado.

Ele também diminui o congestionamento incômodo no nariz e melhora o humor, que, para algumas pessoas, fica mais deprimido nos tempos frios. Para melhorar o efeito, você pode acrescentar mel e limão.

Chá de equinácea

A equinácea, também chamada de Flor-de-cone, Púrpura e Rudbéquia, pode ser usada em uma infusão para proporcionar rápidos benefícios para quem a toma.

Se você sofre de gripes e resfriados, se beneficiará com o chá, pois ele é um antisséptico natural que fortalece o sistema imunológico e protege a pessoa dos sintomas desses problemas de saúde.

É recomendado que você acrescente um dente de alho na infusão.

Chá de alcaçuz

É provável que você já tenha ouvido falar do alcaçuz, mas pode ser que você ainda não conheça seus benefícios.

O alcaçuz é anti-inflamatório e expectorante, tanto que, desde muito tempo, foi usado na China e na Europa para combater o resfriado, a tosse e infecções respiratórias.

Se você consumir esse chá, provavelmente sentirá a melhora rápido.

Chá de tomilho

O chá de tomilho é muito conhecido por tratar problemas respiratórios.

Consumindo-o, você terá acesso a uma erva antisséptica e expectorante, que pode ajudar muito no combate à tosse, bronquite e até infecções pulmonares, além de outros problemas.

Chá de rooibos

Essa infusão é espetacular para quem sofre com as gripes e o resfriado, uma vez que ajuda a pessoa a lidar muito bem com esses problemas de saúde.

Se acrescentar um pouco de mel e limão, o chá de rooibos fica mais gostoso e tem os seus efeitos positivos curativos potencializados, então, aproveite.

Chá de rosa mosqueta

Em comparação com os chás citados acima, o chá de rosa mosqueta é muito desconhecido, tanto que quase não se fala dele em muitos lugares e as pessoas podem ter dificuldades para comprá-lo.

Mas os benefícios certamente valem todo o tempo gasto na procura, uma vez que é fato que ele possui 5 vezes mais vitamina C do que o limão — que já é conhecido por ter muita quantidade dessa vitamina —, e por isso é excelente para o combate de gripes, resfriado e tosse.

Possui também efeito diurético e laxante, o que auxilia na perda de peso, além de ter propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e curativas.

Definitivamente, o chá de rosa mosqueta é o produto mais indicado, caso você tenha possibilidade de comprá-lo.

Chá de limão com mel

Caso não haja possibilidade de você adquirir o chá de rosa mosqueta mas tenha ficado interessado no seu poder de vitamina C, a alternativa é o chá de limão com mel, que é muito mais acessível.

Esses dois itens juntos podem propiciar a melhora da pessoa em poucos dias de consumo, eliminando a dor de garganta e o descongestionamento no nariz.

Dica

Se o resfriado ou a gripe que você está tendo neste momento bloqueou totalmente o seu nariz, o que causa aquele incômodo típico na região, você pode aliviar esse problema sem grandes dificuldades.

Veja também!  Chá de manjericão

Apenas vai precisar colocar água e algumas plantas de eucalipto para ferver em uma panela e inalar o aroma que vai subir da solução quando estiver fervendo.

Você deve ter bastante cuidado para não se queimar, mesmo já tendo desligado o fogo para começar a inalação.

Para a absorção do calor do eucalipto ficar ainda mais forte, você pode cobrir o seu rosto com uma toalha, de modo que o vapor ficará mais concentrado.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *