24 de junho de 2022

Melão

O Melão (Cucumis melo L.) se trata de um fruto, em geral, bastante adocicado e suculento.

É uma fruta que veio do Médio Oriente, mas que é extensamente cultivado, hoje, no Brasil.

O Melão possui polpa doce e suculenta, sementes e uma casca, em geral, rígida.

É uma fruta muito apreciada pelo seu sabor, além de suas propriedades nutricionais.

O consumo do Melão é feito de forma in natura, bebidas e como ingredientes em receitas diversas – tanto doces como salgadas.

Quais os benefícios do consumo do Melão?

Além de nutrir o organismo de forma geral, essa saborosa fruta tem propriedades nutricionais que trazem benefícios para a nossa saúde, como:

  1. Fortalece o sistema imunológico: graças as propriedades nutricionais do Melão, as defesas naturais do organismo são fortalecidas, o que nos deixa mais resistentes a doenças e mais combativos contra eventuais problemas de saúde.
  2. Faz em para a digestão: o alto teor de fibras ajuda o sistema digestório.
  3. Hidrata e desintoxica o organismo: além de ter altas quantidades de água, o Melão tem efeito diurético leve e seletivo. Com isso, estimula a redução de inchaços e elimina toxinas do organismo.  
  4. Traz saciedade: por ser rico em fibras e água, além de pectina, consumir a fruta traz sensação de “estômago cheio” – o que é excelente para pessoas que seguem dietas.
  5. Ajuda a combater a prisão de ventre: com Melão tem leve efeito laxativo e estimula os movimentos intestinais, tornando a evacuação mais fácil.
  6. Ajuda a regular o fluxo menstrual: melhora a circulação sanguínea e contém agente que equilibram os hormônios e, com isso, o Melão ajuda bastante as mulheres que tem fluxos menstruais desregulados.
  7. Tranquilizante natural: a fruta também tem nutrientes que favorecem a produção de neurotransmissores, que acalmam o humor e trazem sensação de bem-estar.
  8. Ajuda a aliviar incômodos da menopausa: por conter Vitamina A, Vitamina B e outros nutrientes, ajuda a reduzir os desconfortos que acompanham a menopausa, como alterações de humor e ondas de calor e suor.
  9. Faz bem para a visão: graças a presença da zeaxantina, o consumo de Melão contribui para proteger naturalmente a visão dos raios solares prejudiciais aos olhos.
  10. Contribui para prevenir problemas urinários: a fruta estimula o bom funcionamento dos rins e da bexiga, além de eliminar toxinas.

Com isso, o consumo do Melão é um excelente aliado para evitar problemas urinários, como a proliferação de bactérias e funções e reduzindo a acidez excessiva da urina.  

11 – Faz bem para a pele: tem agentes antioxidantes potentes, que mantém a pele hidratada e saudável, mantendo-a jovem e bem tratada.

Comer Melão pode fazer mal?

Em geral, não, mas há algumas situações em que o consumo da fruta deve ser bem moderado ou mesmo evitado, veja:

  • Pessoas com a Doença Celíaca, pois a fruta pode induzir a diarreia.
  • Quando a pessoa está com algum quadro de intoxicação alimentar, devendo aguardar a cura do problema para consumir Melão.
  • Pessoas com tendência a retenção de gases (flatulência).

Propriedades Nutricionais do Melão

As propriedades nutricionais do Melão podem variar um pouco de acordo com a espécie e à variedade, no entanto, os nutrientes sempre presentes nessa fruta são:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas B1, B2 e B3;
  • Vitamina C;
  • Fibras;
  • Antioxidantes em geral.

Comer Melão à noite faz mal?

Não, esse conceito é um mito.

Isso porque não devemos consumir frutas em altas quantidades antes de dormir, devido ao açúcar e ao excesso de água.

Variedades de Melão

No Brasil, são consumidos variedades da fruta:

  1. Melão Honeydew: é o mais comum e de caracteriza pela casca amarela, polpa amarelo clara e sabor bem adocicado.
  2. Melão de Gália: tem a casca amarelada ou levemente esverdeada, a polpa é amarelada e também doce.
  3. Melão Cantaloupe: é bastante doce e se diferencia pela polpa laranja e casca com relevos.
Mais textos relacionados
Carambola
fruta carambola

A Carambola se trata do fruto da Averrhoa carambola – a caramboleira. O arbusto é um arvore de pequeno porte, Read more

Jambo
fruta jambo

O Jambo (Syzygium jambos) é a fruta do Jambeiro e se trata de um alimento bastante apreciado em muitas regiões Read more

Laranja
laranja fruta

A Laranja, talvez, seja a fruta mais antiga consumida em todo o mundo, incluindo o Brasil. É consumida in natura, Read more

Kiwi
planta kiwi

O Kiwi (Actinidia deliciosa) é uma fruta, hoje, muito valorizada no Brasil. Chegou por aqui pelo mercado da Nova Zelândia e Read more

chá para infecção urinaria