24 de junho de 2022

Manga

A Manga é uma das frutas mais requisitas no país e no mundo.

Isso porque tem um saber peculiar e doce, independentemente de sua variedade.

É um fruto comum no Brasil, mas que tem é originário da Índia e da África.

Atualmente, porem, o Brasil está entre os principais produtores e exportadores dessa fruta.

A fruta é mais consumida in natura, mas também é usada em receitas diversas e bebidas.  

Tipos de Manga mais consumidas no Brasil

Entre os tipos de Manga mais apreciados e mais encontrados no Brasil, estão:

1 – Manga Espada: é uma Manga que apresenta preços baixos, é alongada e de tamanho médio.

O sabor é agradável, mas tem o incomodo de soltar muitos fios.

2 – Manga Haden: fruta de tamanho médio, doce e com textura macia, sem ser gelatinosa e tem a polpa amarela

3 – Manga Rosa: uma das mais famosas no Brasil, se caracteriza pela casca rosada e cheiro que se difunde no ambiente.

É redonda, doce e ácida ao mesmo tempo.

4 – Manga Coquinho: tipo de Manga que é habitualmente cultivada em quintais.

A fruta é bem pequena, tem um sabor bastante doce.

5 – Manga Tommy Atkins: uma das mangas mais exportadas pelo Brasil.

Tem formato ovalado, casa alaranjada, é suculenta e doce.

6 – Manga Palmer: chegou ao Brasil na década de 1960 e veio para ficar!

Destaca-se por sua casca arroxeada polpa firme e doce.

Quais são os principais benefícios da manga

A Manga tem alto índice nutricional, por isso, o seu consumo traz, sim, muitos benefícios.

Os principais benefícios da fruta são:

  • Aumenta a imunidade: devido ser uma fruta rica em propriedades nutricionais, o consumo da Manga nutre e fortalece a nossa imunidade – e manter a imunidade alta é essencial para viver com saúde!
  • Faz bem para o coração: cerca de 2 porções de manga por dia costuma ajudar muito na boa saúde e fortalecimento do coração – prevenindo ate infartos e outros problemas.  
  • Ajuda na prevenção do câncer: têm antioxidantes e ácidos graxos que ajudam na liberação de substâncias que inibem a multiplicação de células doentes.
  • Contribui com a redução do colesterol ruim: tem alta concentração de Vitamina C e isso ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue, 6.
  • Tem pode anti-inflamatório: ajuda nos processos de cura de processos inflamatórios diversos.
  • Retarda o envelhecimento: rica em antioxidantes, a Manga retarda o envelhecimento e isso não é bom apenas para a beleza, mas para a saúde e manutenção do organismo em geral.
  • Proteção à pele: tem Vitamina D, que age como um fotoprotetor natural contra raios solares nocivos.

Manga engorda ou faz mal?

A Manga pode favorecer o ganho de peso, pois tem alto valor de açúcar.

Mas isso ocorre com pessoas que são sedentárias ou consumem a fruta de forma exagerada.

O ideal é consumir até 150 g ou 200 g da polpa da fruta ao dia.

Pessoas portadoras de diabetes devem consumir a Manga apenas com orientação médica, pois a fruta é rica em açúcar.

Ainda, evite consumir grandes quantidades da fruta antes de dormir, pois pode causar incômodos gástricos.

Manga com leite faz mal?

Não!

Misturar manga com leito não faz mal e isso se trata de um mito popular.

Propriedades Nutricionais da Manga

  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Cobre; entre outros.

O valor aproximado de calorias da Manga (indiferentemente do tipo) é de para 150 g é de 100 kcal.

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