2 de julho de 2022

Tratamento caseiro para cisto no ovário

Quando falamos em cisto no ovário estamos falando de um saco ou uma bolsa cheia de líquido que aparece dentro ou na superfície de um ou dos dois ovários das mulheres.

É um problema relativamente comum, tanto que é estimado que a maior parte das mulheres desenvolverá pelo menos um cisto em algum momento da vida.

Os cistos são algo perigoso?

A maior parte dos cistos surgem durante os ciclos menstruais e em geral são benignos e aparecem sem motivo aparecem. Mas uma pequena parcela desses cistos é composta de cistos patológicos que podem ser benignos ou cancerígenos.

Na maior parte das vezes, esses cistos ovarianos não causam desconfortos, e é possível que a mulher que sofre disso nem perceba que está com esses cistos.

Mas em alguns casos é possível sentir sintomas muito desagradáveis como:

  • inchaço abdominal;
  • dor ao defecar;
  • problemas de menstruação, como irregularidades, atrasos, dor pélvica antes ou durante todo o ciclo menstrual;
  • dor nas relações sexuais;
  • dor na parte lombar;
  • dor nas coxas;
  • pressão no reto ou na bexiga;
  • náuseas e vômitos;
  • além de redução da fertilidade — o que é menos frequente.

Olhando por esse lado, é possível perceber que os cistos muitas vezes não nos trazem maiores problemas, mas em alguns casos são muito problemáticos e precisam de tratamento o quanto antes.

Receitas caseiras para cisto no ovário

É comum de os cistos ovarianos desaparecerem sozinhos em poucos meses, mas quando temos o desconforto associado a esse problema de saúde é melhor nos livrarmos deles o quanto antes, usando, por exemplo, alguma das receitas caseiras que você verá abaixo.

Apesar de nosso texto e nosso site trazer formas naturais de tentar resolver alguns problemas de saúde sempre indicamos que um médico seja consultado para saber quais procedimentos tomar

Chá de camomila

O chá de camomila é muito bom para tratar os cistos ovarianos e todos os sintomas de dor e desconforto que podem vir com ele.

Esse chá possui um efeito sedativo suave que vai ajudar seu corpo a relaxar a acalmar a dor. Mas o chá de camomila está longe de servir apenas para isso. Ele também é eficaz para tratar irregularidades na menstruação, pois estimula o fluxo sanguíneo na região pélvica e uterina.

Para esse tratamento você precisa:

  • misturar duas colheres de sopa de camomila seca em uma xícara de água fervente.
  • Depois disso você tem de cobrir o chá de deixá-lo descansar por cinco minutos para depois coar e acrescentar uma colher de chá de mel antes de beber.

Isso equivale a uma dose. Você deve tomar duas ou três doses de chá de camomila todos os dias para tratar esses problemas.

“Saiba mais sobre a camomila”

Vinagre de maçã

No nosso site já falamos muitas vezes dos benefícios do vinagre de maçã e isso não é propaganda. O vinagre de maçã é bom mesmo para tratar vários dos problemas de saúde que nos atingem, inclusive o problema de cisto no ovário.

Ele dissolve os cistos causados pela deficiência de potássio, pois o vinagre de maçã é repleto desse mineral.

Para o tratamento você deve colocar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna e então tem de adoçar com uma colherada de melaço. Você deve tomar um ou dois copos de vinagre de maçã, água e melaço por dia e deve tomar até os cistos desaparecerem.

Se você ainda sofre de sangramento menstrual excessivo, inchaço e cãibras nos períodos, vai servir também.

Beterraba

Você conhece os benefícios da beterraba para a nossa saúde? Um de seus compostos, de nome betacianina, aumenta a capacidade do nosso fígado de remover as toxinas do nosso corpo. Além disso a beterraba tem um ingrediente que ajuda a compensar a acidez no nosso corpo, terminando por ajudar a curar o problema dos cistos ovarianos.

Para esse tratamento você precisa:

  • misturar meia xícara de suco de beterraba com uma colher de sopa de gel de aloe vera, a conhecida babosa, e melaço para adoçar.

Você deve beber essa mistura uma vez por dia, sempre em jejum, e deve fazer o procedimento todos os dias até que sua condição melhore.

Calor

O calor também é bastante útil quando falamos em diminuir os sintomas de dor no abdome e cãibras musculares que aparecem quando a pessoa sofre de cistos ovarianos.

Você deve pegar uma almofada daquelas de colocar líquido dentro e encher com água quente, o mais quente que você aguenta.

Então você deve colocar essa bolsa de água quente na pelve e no baixo ventre.

Deve deixar a almofada de água quente em contato com o corpo por 15 minutos.

Você deve fazer isso todas as vezes que sentir esses sintomas, mas esse tratamento só trata os sintomas, não o problema. Para isso, você precisa escolher outra receita como complemento.

Suco de gengibre e outros ingredientes

Na saúde, o gengibre é como um rei, pois muitas vezes se sobressai a outros alimentos e até a medicamentos que os nossos médicos prescrevem.

O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias e além disso aumenta o calor do corpo e provoca o período.

Você vai precisar de

  • um pedaço de gengibre de dois centímetros;
  • dois talos de aipo;
  • meio copo de suco de maçã e
  • três quartos de abacaxi.

Como fazer? Você deve misturar todos esses ingredientes no liquidificador, o que vai gerar o suco que você deve beber uma vez por dia até os cistos desaparecerem.

Se você não tem todos os ingredientes, pode apenas fazer o chá de gengibre e tomar duas ou três xícaras dele por dia, que o resultado também será bom.

O chá de gengibre não é recomendado para quem toma anticoagulantes, durante a gravidez, se você sofre de hipertensão, faz tratamento com injeções de insulina, está abaixo do peso, sofre de hemofilia e tem problemas no coração — nesse último caso, você não pode tomar por mais de quatro dias seguidos.

“Saiba mais sobre o gengibre”

Mais textos relacionados
Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente Read more

Receita caseira para flacidez

A flacidez ocorre de forma natural com o passar dos anos, ou seja, quanto mais você envelhece, mais flácida sua Read more

Receita caseira para impotência sexual

A disfunção erétil é uma condição de disfunção fisiológica masculina que envolve muitas patologias diferentes.  É uma condição na qual Read more

Receita caseira para manchas no rosto
mancha na pele

As pessoas, à medida em que envelhecem, são expostas ao sol, ficam grávidas, tomam contraceptivos orais, sofrem de acne etc., Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria